Nome do Projeto
INICIANDO A RELAÇÃO MÉDICO PACIENTE
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
22/07/2024 - 22/07/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais, os Cursos de Graduação em Medicina no Brasil deverão formar médicos com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. Por outro lado, o Projeto Pedagógico da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), seguindo os preceitos Constitucionais tem em seus princípios balizadores a INDISSOCIABILIDADE ENTRE O ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO. Segundo esses princípios norteadores, para que ocorra o processo de construção do conhecimento, deve-se, ao ensinar, promover ações e ambientes de aprendizagem, para que a teoria e a prática se efetivem, lado a lado. Para haver aprendizagem, o aluno em formação precisa conhecer a realidade e os sujeitos com quem irá atuar, estudar os problemas e as soluções prováveis, ou possíveis, aplicá-las nessa mesma realidade, refletir sobre os resultados e assim produzir conhecimento. Ao iniciar o contato com pacientes, alunos de Medicina necessitam realizar com proficiência a anamnese e a consequente construção da história clínica, bem como dominar a arte e a técnica do exame físico. No entanto, além da compreensão e do domínio da propedêutica médica, são previstas pelas Diretrizes Curriculares, a capacidade reflexiva e compreensão ética, psicológica e humanística da relação médico paciente. É indispensável, portanto desenvolver durante a Formação Médica, competências e habilidades de comunicação com os pacientes, com os familiares e com os colegas.

Objetivo Geral

Ampliar os espaços de formação pedagógica propiciando a prática em pequenos grupos junto de projetos de ensino.

Justificativa

As demandas dos alunos de graduação em Medicina no terceiro semestre para o desenvolvimento de capacidades de comunicação com pacientes,
com familiares e com colegas podem ser melhor desenvolvidas em pequenos grupos por tratarem da subjetividade humana. A abordagem em
grupos de tutoria entre iguais facilita a comunicação e o aprendizado.

Metodologia

-Dividir a turma de Psicologia Médica II em grupos de até três a a quatro alunos. Cada grupo deve fazer uma reunião semanal com um
aluno/colaborador do Projeto de Ensino Relação Médico-Paciente em Estudantes de Medicina, de modo a propiciar práticas problematizadoras de
anamnese e exame físico junto a usuários do sistema de saúde. Logo após deve ser feita a reflexão do trabalho, das dificuldades enfrentadas e
habilidades desenvolvidas. A partir das questões surgidas nestas práticas haverá também o espaço para a supervisão
com os professores nas aulas práticas duas vezes por semana.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se desenvolver maior compreensão da subjetividade dos relacionamentos entre médicos e pacientes e ampliar as habilidades e
competências em comunicação com a finalidade de melhorar o atendimento médico como um todo.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIELI BATISTA PARIZOTTO
ALANA REBECA PRIEBE KURZ
AMANDA KARKOW
AMANDA SANTOS BASTOS
AMANDA SANTOS PETER
ANA FLAVIA PINTO GOMES
ANDRE MACHADO PATELLA4
ANTONIELLE MESSA AVILA
ANTONIO LELIS DE SOUZA NETO
ARIANE BARBOSA XAVIER
ARTHUR AYRES VIANA
ARTUR RENAN OGURO
BARBARA GOMES DIAS
BARBHARA EMYLIA EIDAM
BEATRIZ MACHADO PERES
BEATRIZ QUIRINO ZANATTA
BRENDA MENEZES PREGARDIER
CAROLINA SYCHOCKI TAVARES
CINTIA MEE RA YOO
CRISTIANO DA SILVA VIEIRA
DAFNE VERONICA ARAUJO GARCIA
DANIEL ANGELO BERNIN
DANIELE DE ARAUJO ALVES
DAUFER NOBRE DA ROSA JUNIOR
DAVI FONTES GONZALEZ
DOUGLAS DORO DIAS
EDUARDA GOUVEA LUCAS
ELINE IGNACIO GULAO
ERNANE FERREIRA NEPOMUCENO
FERNANDA SANDRINI DE MELO
FERNANDO ALVES MABONI
GABRIEL BONIFACIO DA SILVA
GABRIEL CANTARELLI DO AMARAL GONCALVES
GABRIEL CORREA VIEIRA
GABRIEL DUARTE PAVANI
GABRIELA ALVES BALHEGO
GABRIELA GUIDOTTI PINHEIRO
GABRIELA MATIAS SOARES
GIAN CARLO VACILOTTO RODRIGUES
GIUSEPPE FERIGOLO
GUILHERME COVER SOARES
GUILHERME DE JESUS SANTOS
GUILHERME FAGUNDES SCHLEE
GUILHERME LUZA PRECOMA
GUSTAVO CESAR LEAL MACHADO
GUSTAVO TOZATTI GALINA
HEITOR CALDERIPE BONOW
HEITOR SILVEIRA MUSSI
HELLENA GRUNER BIRCKHOLZ
HELOISA SCHUELTER BUSEMAYER
HYANA PEREIRA SILVA
IZABELLI RODRIGUES SA TELES
JANAINA FRANCISCA DE SOUSA
JENIFER TATIANA MULLER
JOAO THOMAZ COSTA TAMER
JOICE FERREIRA SCHOLANT
JONAS FRANCA DA ROSA NETO
JULIA MENEZES DOS REIS MARTINS
JULIA SOUZA DOS SANTOS
KEVIN GARTZ
LARISSA DANTAS GREGORIO
LETÍCIA GARCIA DOS SANTOS
LIVIA DA SILVA CORREA
LIZANDRO RUTZ BOTELHO
LUCAS SAMUEL SOARES DE OLIVEIRA
LUIS EZEQUIEL CUNHA CARDOSO CORREA
LUISA HELENA DA SILVA OLIVEIRA
MARCELO AUGUSTO GOMES NASCIMENTO
MARCELO MIRANDA FERREIRA JUNIOR
MARCOS AUGUSTO VERRI
MARCOS FERNANDO HUBNER
MARCOS HENRIQUE CREVELARIO DOS SANTOS
MARIA EDUARDA CAPRINI NEGRAO DE LIMA
MARIA EDUARDA DE CARVALHO CURI
MARIA EDUARDA FRITSCH BARBOSA
MARIA RENATA SUASNAVAS SALDARRIAGA
MARIANA GOULART DO AMARAL
MARIANA MARQUES PEREIRA CESIO
MARINA CAPPELLETTI
MATEUS RIBEIRO DA SILVA DE MELO
MATHEUS AUGUSTO GARCIA
MATHEUS DE SOUSA LOPES
MAURICIO PEREYRA FERNANDEZ
MERY YOUNAN GOMES DE OLIVEIRA
MILTON TAVARES ARAUJO NETO
MOACIR JOSE DA SILVA JUNIOR
MURILO THIEL ORESTES
NAGILLA CAMPELO SANTOS
NARA LUISA ALVES DE SOUZA
NICHOLAS MATSUNAGA KAKUMORI
ODINEI MANUEL LEMES
PABLO ESPINOSA GILL
PALOMA YURI NOWAI
PAULO ARAUJO CHAVES LEITE
PIETRA RUFINO ARAUJO DE CARVALHO
PITÁGORAS TERRA MACHADO
RAFAEL DE OLIVEIRA WEBER
RAFAEL DE SANTANA MASCARENHAS
RAFAELA SOARES DE SOARES
REGIS VALERIO MARTINS
RENAN MOSCATTO PAULINO
RODRIGO SCALETZKY KNUTH
ROGER EDUARDO MARTINIANI DE ARAUJO
RONAN TETSUO FUKUMOTO
ROSELI BATALHA BRAGA
Raquel de Oliveira dos Santos
SARAH GARCIA FRITSCHE
SOFIA GRELLMANN AITA
SOFIA LIMA DA SILVA
TAIS JUSTO SCHWANCK
TAISSA TATSCH BORSATTO
THAINA SANTOS FARIAS
THAYNA ANGELO DOS REIS
THIAGO ALVES SILVEIRA
TIAGO PORTELA DOS SANTOS
UGO MANOEL ROSETTO BAPTISTA
URIEL BRUM PINTO OLIVEIRA
VALENTINA STIGGER FERNANDEZ
VITORIA DE ABREU PORTO
VITORIO VELLAR ROCHO
VITÓRIA PEDÓ ZIMMERMANN
YAN SIQUEIRA ELEUTÉRIO
YASMIN VIANA CLEPF COUTINHO DE SOUZA
YRINA RIBEIRO LEITE

Página gerada em 01/10/2025 12:36:18 (consulta levou 0.257587s)