Nome do Projeto
INICIANDO A RELAÇÃO MÉDICO PACIENTE
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
22/07/2024 - 22/07/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais, os Cursos de Graduação em Medicina no Brasil deverão formar médicos com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. Por outro lado, o Projeto Pedagógico da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), seguindo os preceitos Constitucionais tem em seus princípios balizadores a INDISSOCIABILIDADE ENTRE O ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO. Segundo esses princípios norteadores, para que ocorra o processo de construção do conhecimento, deve-se, ao ensinar, promover ações e ambientes de aprendizagem, para que a teoria e a prática se efetivem, lado a lado. Para haver aprendizagem, o aluno em formação precisa conhecer a realidade e os sujeitos com quem irá atuar, estudar os problemas e as soluções prováveis, ou possíveis, aplicá-las nessa mesma realidade, refletir sobre os resultados e assim produzir conhecimento. Ao iniciar o contato com pacientes, alunos de Medicina necessitam realizar com proficiência a anamnese e a consequente construção da história clínica, bem como dominar a arte e a técnica do exame físico. No entanto, além da compreensão e do domínio da propedêutica médica, são previstas pelas Diretrizes Curriculares, a capacidade reflexiva e compreensão ética, psicológica e humanística da relação médico paciente. É indispensável, portanto desenvolver durante a Formação Médica, competências e habilidades de comunicação com os pacientes, com os familiares e com os colegas.

Objetivo Geral

Ampliar os espaços de formação pedagógica propiciando a prática em pequenos grupos junto de projetos de ensino.

Justificativa

As demandas dos alunos de graduação em Medicina no terceiro semestre para o desenvolvimento de capacidades de comunicação com pacientes,
com familiares e com colegas podem ser melhor desenvolvidas em pequenos grupos por tratarem da subjetividade humana. A abordagem em
grupos de tutoria entre iguais facilita a comunicação e o aprendizado.

Metodologia

-Dividir a turma de Psicologia Médica II em grupos de até três a a quatro alunos. Cada grupo deve fazer uma reunião semanal com um
aluno/colaborador do Projeto de Ensino Relação Médico-Paciente em Estudantes de Medicina, de modo a propiciar práticas problematizadoras de
anamnese e exame físico junto a usuários do sistema de saúde. Logo após deve ser feita a reflexão do trabalho, das dificuldades enfrentadas e
habilidades desenvolvidas. A partir das questões surgidas nestas práticas haverá também o espaço para a supervisão
com os professores nas aulas práticas duas vezes por semana.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se desenvolver maior compreensão da subjetividade dos relacionamentos entre médicos e pacientes e ampliar as habilidades e
competências em comunicação com a finalidade de melhorar o atendimento médico como um todo.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIELI BATISTA PARIZOTTO
ALANA REBECA PRIEBE KURZ
AMANDA SANTOS PETER
ANDRE MACHADO PATELLA4
ANTONIELLE MESSA AVILA
ANTONIO LELIS DE SOUZA NETO
ARTUR RENAN OGURO
Amanda Karkow
BEATRIZ MACHADO PERES
BEATRIZ QUIRINO ZANATTA
CINTIA MEE RA YOO
Carolina Sychocki Tavares
DAFNE VERONICA ARAUJO GARCIA
DANIELE DE ARAUJO ALVES
DAVI FONTES GONZALEZ
DOUGLAS DORO DIAS
ELINE IGNACIO GULAO
GABRIEL CORREA VIEIRA
GABRIEL DUARTE PAVANI
GIUSEPPE FERIGOLO
GUILHERME DE JESUS SANTOS
GUSTAVO CESAR LEAL MACHADO
Gustavo Tozatti Galina
HEITOR SILVEIRA MUSSI
HELLENA GRUNER BIRCKHOLZ
HELOISA SCHUELTER BUSEMAYER
HYANA PEREIRA SILVA
Heitor Calderipe Bonow
JANAINA FRANCISCA DE SOUSA
JENIFER TATIANA MULLER
JOICE FERREIRA SCHOLANT
JULIA MENEZES DOS REIS MARTINS
LETÍCIA GARCIA DOS SANTOS
LIZANDRO RUTZ BOTELHO
LUIS EZEQUIEL CUNHA CARDOSO CORREA
LUISA HELENA DA SILVA OLIVEIRA
Larissa Dantas Gregorio
MARCELO MIRANDA FERREIRA JUNIOR
MARCOS HENRIQUE CREVELARIO DOS SANTOS
MARIANA GOULART DO AMARAL
MATEUS RIBEIRO DA SILVA DE MELO
MATHEUS AUGUSTO GARCIA
MATHEUS DE SOUSA LOPES
MERY YOUNAN GOMES DE OLIVEIRA
Maria Eduarda de Carvalho Curi
Maria Renata Suasnavas Saldarriaga
NICHOLAS MATSUNAGA KAKUMORI
PIETRA RUFINO ARAUJO DE CARVALHO
PITÁGORAS TERRA MACHADO
RAFAEL DE OLIVEIRA WEBER
RAFAEL DE SANTANA MASCARENHAS
REGIS VALERIO MARTINS
RODRIGO SCALETZKY KNUTH
Raquel de Oliveira dos Santos
Roseli Batalha Braga
SARAH GARCIA FRITSCHE
TAISSA TATSCH BORSATTO
THIAGO ALVES SILVEIRA
URIEL BRUM PINTO OLIVEIRA
VITORIO VELLAR ROCHO
Vitória Pedó Zimmermann
YRINA RIBEIRO LEITE
Yan Siqueira Eleutério

Página gerada em 01/06/2025 19:47:22 (consulta levou 0.170521s)