Nome do Projeto
INICIANDO A RELAÇÃO MÉDICO PACIENTE
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
22/07/2024 - 22/07/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais, os Cursos de Graduação em Medicina no Brasil deverão formar médicos com formação generalista,
humanista, crítica e reflexiva. Por outro lado, o Projeto Pedagógico da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), seguindo os preceitos
Constitucionais tem em seus princípios balizadores a INDISSOCIABILIDADE ENTRE O ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO. Segundo esses
princípios norteadores, para que ocorra o processo de construção do conhecimento, deve-se, ao ensinar, promover ações e ambientes de
aprendizagem, para que a teoria e a prática se efetivem, lado a lado. Para haver aprendizagem, o aluno em formação precisa conhecer a realidade
e os sujeitos com quem irá atuar, estudar os problemas e as soluções prováveis, ou possíveis, aplicá-las nessa mesma realidade, refletir sobre os
resultados e assim produzir conhecimento. Ao iniciar o contato com pacientes, alunos de Medicina necessitam realizar com proficiência a anamnese
e a consequente construção da história clínica, bem como dominar a arte e a técnica do exame físico. No entanto, além da compreensão e do
domínio da propedêutica médica, são previstas pelas Diretrizes Curriculares, a capacidade reflexiva e compreensão ética, psicológica e humanística
da relação médico paciente. É indispensável, portanto desenvolver durante a Formação Médica, competências e habilidades de comunicação com
os pacientes, com os familiares e com os colegas.
Objetivo Geral
Ampliar os espaços de formação pedagógica propiciando a prática em pequenos grupos junto de projetos de ensino.
Justificativa
As demandas dos alunos de graduação em Medicina no terceiro semestre para o desenvolvimento de capacidades de comunicação com pacientes,
com familiares e com colegas podem ser melhor desenvolvidas em pequenos grupos por tratarem da subjetividade humana. A abordagem em
grupos de tutoria entre iguais facilita a comunicação e o aprendizado.
com familiares e com colegas podem ser melhor desenvolvidas em pequenos grupos por tratarem da subjetividade humana. A abordagem em
grupos de tutoria entre iguais facilita a comunicação e o aprendizado.
Metodologia
-Dividir a turma de Psicologia Médica II em grupos de até três a a quatro alunos. Cada grupo deve fazer uma reunião semanal com um
aluno/colaborador do Projeto de Ensino Relação Médico-Paciente em Estudantes de Medicina, de modo a propiciar práticas problematizadoras de
anamnese e exame físico junto a usuários do sistema de saúde. Logo após deve ser feita a reflexão do trabalho, das dificuldades enfrentadas e
habilidades desenvolvidas. A partir das questões surgidas nestas práticas haverá também o espaço para a supervisão
com os professores nas aulas práticas duas vezes por semana.
aluno/colaborador do Projeto de Ensino Relação Médico-Paciente em Estudantes de Medicina, de modo a propiciar práticas problematizadoras de
anamnese e exame físico junto a usuários do sistema de saúde. Logo após deve ser feita a reflexão do trabalho, das dificuldades enfrentadas e
habilidades desenvolvidas. A partir das questões surgidas nestas práticas haverá também o espaço para a supervisão
com os professores nas aulas práticas duas vezes por semana.
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se desenvolver maior compreensão da subjetividade dos relacionamentos entre médicos e pacientes e ampliar as habilidades e
competências em comunicação com a finalidade de melhorar o atendimento médico como um todo.
competências em comunicação com a finalidade de melhorar o atendimento médico como um todo.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIELI BATISTA PARIZOTTO | |||
ALANA REBECA PRIEBE KURZ | |||
AMANDA SANTOS PETER | |||
ANDRE MACHADO PATELLA | 4 | ||
ANTONIELLE MESSA AVILA | |||
ANTONIO LELIS DE SOUZA NETO | |||
ARTUR RENAN OGURO | |||
Amanda Karkow | |||
BEATRIZ MACHADO PERES | |||
BEATRIZ QUIRINO ZANATTA | |||
CINTIA MEE RA YOO | |||
Carolina Sychocki Tavares | |||
DAFNE VERONICA ARAUJO GARCIA | |||
DANIELE DE ARAUJO ALVES | |||
DAVI FONTES GONZALEZ | |||
DOUGLAS DORO DIAS | |||
ELINE IGNACIO GULAO | |||
GABRIEL CORREA VIEIRA | |||
GABRIEL DUARTE PAVANI | |||
GIUSEPPE FERIGOLO | |||
GUILHERME DE JESUS SANTOS | |||
GUSTAVO CESAR LEAL MACHADO | |||
Gustavo Tozatti Galina | |||
HEITOR SILVEIRA MUSSI | |||
HELLENA GRUNER BIRCKHOLZ | |||
HELOISA SCHUELTER BUSEMAYER | |||
HYANA PEREIRA SILVA | |||
Heitor Calderipe Bonow | |||
JANAINA FRANCISCA DE SOUSA | |||
JENIFER TATIANA MULLER | |||
JOICE FERREIRA SCHOLANT | |||
JULIA MENEZES DOS REIS MARTINS | |||
LETÍCIA GARCIA DOS SANTOS | |||
LIZANDRO RUTZ BOTELHO | |||
LUIS EZEQUIEL CUNHA CARDOSO CORREA | |||
LUISA HELENA DA SILVA OLIVEIRA | |||
Larissa Dantas Gregorio | |||
MARCELO MIRANDA FERREIRA JUNIOR | |||
MARCOS HENRIQUE CREVELARIO DOS SANTOS | |||
MARIANA GOULART DO AMARAL | |||
MATEUS RIBEIRO DA SILVA DE MELO | |||
MATHEUS AUGUSTO GARCIA | |||
MATHEUS DE SOUSA LOPES | |||
MERY YOUNAN GOMES DE OLIVEIRA | |||
Maria Eduarda de Carvalho Curi | |||
Maria Renata Suasnavas Saldarriaga | |||
NICHOLAS MATSUNAGA KAKUMORI | |||
PIETRA RUFINO ARAUJO DE CARVALHO | |||
PITÁGORAS TERRA MACHADO | |||
RAFAEL DE OLIVEIRA WEBER | |||
RAFAEL DE SANTANA MASCARENHAS | |||
REGIS VALERIO MARTINS | |||
RODRIGO SCALETZKY KNUTH | |||
Raquel de Oliveira dos Santos | |||
Roseli Batalha Braga | |||
SARAH GARCIA FRITSCHE | |||
TAISSA TATSCH BORSATTO | |||
THIAGO ALVES SILVEIRA | |||
URIEL BRUM PINTO OLIVEIRA | |||
VITORIO VELLAR ROCHO | |||
Vitória Pedó Zimmermann | |||
YRINA RIBEIRO LEITE | |||
Yan Siqueira Eleutério |