Nome do Projeto
Impacto do Aquecimento Global na Produção de Vinho: Uma Perspectiva Nutricional
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
25/07/2024 - 31/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
As videiras são altamente sensíveis às mudanças climáticas, que influenciam a produção de uvas e a qualidade do vinho. Este estudo tem como objetivos investigar os impactos do aquecimento global nas condições de crescimento das videiras e identificar os desafios nutricionais específicos decorrentes dessas mudanças. Para isso, será realizada uma revisão narrativa de literatura através das bases de dados Google Acadêmico, Scielo e Pubmed, usando os descritores: Aquecimento global; Fitoquímicos; Vinho; saúde e as associações entre eles, em português, inglês e espanhol.

Objetivo Geral

Investigar os impactos do aquecimento global nas condições de crescimento e desenvolvimento das videiras, identificando desafios nutricionais específicos que surgem devido a essas alterações.

Justificativa

As mudanças climáticas interagem com aspectos do sistema de produção, como o solo, o cultivar, e a agronomia e suas técnicas de manejo, afetando a produção de uvas e a qualidade do vinho, com mudanças no seu cultivo e nas variedades cultivadas. Ainda, podem ser prejudiciais em aspectos como o sucesso e a propagação de pragas e doenças, necessidades hídricas, produtividade e qualidade do fruto. A videira passa por diversos processos fisiológicos, que se relacionam com as diferentes fases do ciclo vegetativo ou de repouso da planta. Os efeitos da temperatura do ar influenciam praticamente todos seus processos fisiológicos e bioquímicos.
Nos vinhos encontramos diversos compostos que, em quantidades recomendadas, conferem benefícios à saúde humana. Compreender os efeitos das mudanças climáticas na saúde das uvas e na produção de vinhos é crucial. Esse conhecimento permite aos produtores adotarem estratégias adequadas e à comunidade científica, conduzir estudos relevantes. Dessa forma, é possível preservar os nutrientes essenciais, garantindo a máxima qualidade e saúde na produção de vinhos.

Metodologia

Será realizada uma revisão narrativa de literatura através das bases de dados Google Acadêmico, Scielo e Pubmed. Na busca dos artigos, serão utilizados os seguintes descritores: Aquecimento global; Fitoquímicos; Vinho; saúde e as associações entre eles, em português, inglês e espanhol.
Serão selecionados artigos que atendam aos seguintes limites: dez anos de publicação, entre 2014 e 2024, nas línguas: português, espanhol e inglês. Todos os estudos obtidos a partir dos descritores utilizados serão avaliados pelos títulos e resumos. Nos casos em que estes não forem suficientes para definir sua primeira seleção, será realizada leitura do trabalho na íntegra.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se conhecer a influência do aquecimento global na composição química e nutricional das uvas, considerando aspectos como teor de açucares, acidez e presença de compostos bioativos e como estas alterações impactam a qualidade sensorial e funcional dos vinhos, considerando aspectos como aroma, sabor e potencial de benefícios para a saúde humana.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
LETICIA MASCARENHAS PEREIRA BARBOSA20
TAYANE AZEVEDO MACHADO

Página gerada em 22/11/2024 23:00:56 (consulta levou 0.096538s)