Nome do Projeto
Ações Educativas em Memória e Patrimônio para Integralização da Extensão nos Cursos de História da UFPEL
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
29/04/2025 - 29/04/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Patrimônio cultural, histórico e natural
Resumo
Os cursos de Historia da UFPEL passaram a contemplar as exigências legais de integralização curricular da extensão a partir dos anos de 2021. O presente projeto integra propostas de ações educativas relacionadas ao tema da preservação da memória e da educação para o patrimônio de Pelotas e região, inseridas na formação curricular de discentes matriculados em disciplinas voltadas para o tema e comprometidas com a integralização da extensão. As disciplinas inicialmente contempladas no projeto são: Educação Patrimonial (10900142); Educação patrimonial Licenciatura a distância; Organização de Arquivos Históricos III (10900184); Oficina Temática de Ensino de História I e II a distância.

Objetivo Geral

Contribuir para, através de atividades que visam a preservação da memória e do patrimônio local, contemplar a integralização da extensão nos cursos de História da Universidade Federal de Pelotas.

Justificativa

No decorrer dos anos de 2017 e 2018, a Comissão de Curricularização da Extensão nos cursos de graduação da UFPel produziu um GUIA DE INTEGRALIZAÇÃO DA EXTENSÃO NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS com o objetivo de orientar coordenadoras e coordenadores dos cursos de graduação, membros dos Núcleos Docentes Estruturantes e dos Colegiados sobre a inclusão da carga horária em extensão nos Projetos Pedagógicos dos Cursos, conforme a legislação federal vigente, expressa sobretudo no Plano Nacional de Educação - PNE 2011- 2020, Lei n° 10.172/2001, e depois, o PNE 2014-2024, Lei n° 13.005/2014 que a Meta 12.7.
Os Cursos de História da UFPEL, cursos presencias de Bacharelado e Licenciatura e, mais recentemente, Curso de Ensino a Distância Licenciatura, realizam ações educativas com ênfase no patrimônio cultural, entendido em seu sentido amplo, desde antes da implantação da Integralização da Extensão em seus Projeto Pedagógicos. Disso decorre que este projeto visa formalizar ações educativas em patrimônio já existentes.
Justifica este projeto, portanto, o cumprimento das orientações institucionais sobre os procedimentos de registro das atividades extensionistas no Sistema de Projetos Unificados/ Cobalto das Ações Educativas em Memória e Patrimônio, realizadas em disciplinas dos cursos de História da UFPEL.

Metodologia

Etapas:
1. Elaborar Ações Educativas em Memória e Patrimônio nas disciplinas dos cursos de história, compatíveis ao tema. A cada semestre as ações podem ser modificadas, conforme o resultado da construção coletiva na ambiência da ‘sala’ de aula.
2. Registrar no sistema Cobalto as ações definidas no âmbito das disciplinas;
3. Implementar junto a comunidade, as atividades propostas;
4. Avaliar com a comunidade as atividades desenvolvidas, com o objetivo de adequar as propostas à dinâmica própria de cada grupo social, atendido em seu tempo.

Indicadores, Metas e Resultados

A meta é atender as orientações da Integralização Curricular definidas no Projeto Pedagógico dos Cursos de História da UFPEL em disciplinas voltadas ao tema da memória e do patrimônio de Pelotas e Região.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA INEZ KLEIN4
BRUNA FRIO COSTA2
CARLA GIANE BLÖDORN RUTZ SELL
FERNANDA DE MEDEIROS CUNHA2
NORIS MARA PACHECO MARTINS LEAL2
PAULO RICARDO PEZAT2
SILVIA DOS SANTOS ALDRIGHI

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