Nome do Projeto
LAPED 2024
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
21/08/2024 - 21/08/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
Dar atenção especial ao ensino e o aprendizado da Pediatria nas faculdades de medicina é de grande importância. A Associação Latino-Americana de Pediatria (ALAPE), tendo como preocupação essa transmissão de conhecimento, fez algumas sugestões para melhoria da formação médica, especialmente do que tange a Pediatria, e dentre elas elenca-se: • Melhoria do ensino teórico, principalmente estimulando o uso de metodologias voltadas para o aluno; assegurar uma proporção ótima entre a quantidade de alunos e docentes, tanto nas aulas teóricas como nas práticas, a fim de garantir a aquisição dos conhecimentos e das habilidades por parte do aluno; • Aumento da prática que o aluno realiza fora do hospital, incluindo práticas sociais, comunitárias e em nível primário de atenção, ampliando o tempo desta prática ao incorporá-la logo nos primeiros anos, o que permite aprendizado sobre o processo de atenção de forma integrada, incluindo os aspectos de prevenção e promoção da saúde, e possibilita intercâmbio entre o aluno e a realidade comunitária; estimular o espírito crítico do aluno, incentivando a busca de evidências – publicadas ou produzidas por ele mesmo – que fundamentem os conhecimentos adquiridos. (ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE, 2003).

Objetivo Geral

A criação de uma Liga Acadêmica tem como objetivo a dissociação da busca do conhecimento das salas de aula, isto é, é uma busca independente das informações desejadas. Nesse contexto, a formação da Liga de Pediatria da UFPel pretende ser uma associação que atua visando o cumprimento do artigo 2º das Diretrizes Nacionais em Ligas Acadêmicas de Medicina, criado pela ABLAM (Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas de Medicina):
• Complementar, atualizar, aprofundar e/ou difundir conhecimentos e técnicas em áreas específicas da Medicina;
• Estender à sociedade serviços advindos das atividades de ensino e de pesquisa, articulando-os de forma a viabilizar a interação entre a universidade e a sociedade;
• Estender serviços à comunidade, buscando integração com as instituições de ensino, para a solução dos problemas médico-sociais;
• Desenvolver atividades de divulgação científica, técnica ou tecnologia por meio de cursos, projetos, exposições, palestras, seminários, simpósios, jornadas, encontros, oficinas,
reuniões ou congressos.

Justificativa

A criação de Ligas Acadêmicas de Medicina tem se mostrado fundamental no que diz respeito à estimulação do conhecimento extracurricular. A Liga é responsável por permitir aos acadêmicos um amplo contato com os docentes, um aprofundamento em conteúdos que lhes são de interesse e uma vivência maior no que tange ao exercício da Medicina.
A área de Pediatria destaca-se em sua importância na formação de um indivíduo saudável e apto para atingir a idade adulta com plenitude. O pediatra é o único profissional devidamente diferenciado para prestar atendimento de qualidade ao ser humano no ciclo de vida em que se dão as mais profundas, dinâmicas e complexas transformações evolutivas. Cuidar da infância e da adolescência de forma comprometida e competente é pressuposto insubstituível para a construção de uma sociedade saudável.
Consideramos que a união de alunos interessados e docentes será o passo inicial rumo à construção de projetos, ao conhecimento e a melhorias que visam a complementar a visão acadêmica fornecida pela Universidade Federal de Pelotas.
Em suma, a Liga Acadêmica espera, em primeiro lugar, mostrar aos alunos do curso de medicina a importância da Pediatria na sociedade.

Metodologia

A metodologia ou eixo de ensino será composto por reuniões quinzenais, de uma hora e meia cada, tendo cada uma o intuito de discutir atualizações de assuntos relacionados à área de Pediatria.
Os encontros serão alternados entre discussão de atualizações com relação a algum determinado tema relacionado a pediatria. A reunião seguinte será uma palestra ministrada por um professor convidado sobre tema atual relacionado à pediatria. Está reunião com palestra do professor convidado será aberta para o restante da comunidade acadêmica do curso de medicina.
Paralelamente às reuniões, as atividades práticas, devidamente autorizadas, permitirão que os membros da Liga participem de projetos de pesquisa orientados por professor coordenador e professor orientador.

Indicadores, Metas e Resultados

Na área de ensino, espera-se que os participantes da Liga Acadêmica de Pediatria sejam capazes de agregar
informações relevantes sobre a Pediatria, isto é, através dos encontros consigam sanar suas dúvidas, aumentar seus conhecimentos na área da semiologia e da clínica pediátrica, bem como serem introduzidos e atualizados quanto às novas condutas e às informações por meio da leitura de artigos científicos.
No eixo da extensão espera-se estabelecer pesquisas importantes na área, palestras e seminários sobre assuntos diversos para esclarecimento e troca de experiências com a comunidade; promoção de Simpósios, Cursos e Jornadas para a comunidade acadêmica.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALANA LENZ BENDER
ALICE CAETANO VIEIRA
ALINE MARA DE ASSIS
AMANDA JULIAO DIAS DOS SANTOS
AMANDA SANTOS PETER
ANA CAROLINA BENITES CABRAL
ANA CLARA DESCHAMPS DE OLIVEIRA
ANDRE LUIS GARCIA DA SILVA
ANDRESSA MARTINS MARQUES DOS ANJOS
Ana Luiza Cassol
André Michael de Souza
BEATRIZ ODLOAK DE GOIS
BEATRIZ QUIRINO ZANATTA
BEATRIZ STRELOW
BIANCA KUHN HUBNER
BRUNA AZARIO DE HOLANDA
BRUNA LEMPEK TRINDADE DUTRA
BRUNA MOYARA DA SILVA MORAIS
CAMILA SCHUBERT TRINDADE
CAROLINE BARRAGANA CIEPANSKI
CAROLINE LOPES FARIAS
CAUAN BOUÇAS GEIB
CINTIA MEE RA YOO
CLAUDIA MARIA MACHADO DE VARGAS
CRISTIANE HALLAL DA SILVA39
DAFNE VERONICA ARAUJO GARCIA
DANIELA DANIELSKI CASTANHEIRA
DARYENE SILVEIRA LIMA
DENISE CARRICONDE MARQUES8
EDILSON GONCALVES OLIVEIRA
EDUARDA DA ROSA DA SILVA
EDUARDA MEDEIROS CHAVES
ELAINE PINTO ALBERNAZ1
ELANA GONCALVES FERREIRA
EMANUELE FONSECA BARBOSA CARDOSO
EMILY FERREIRA DE FERREIRA
EMILY VITORIA DA SILVA RODRIGUES
FERNANDA ALVES VIEIRA
FERNANDA CAROLYNE DA COSTA
FERNANDA OBELAR PORTO
FRANCIELI ELIZA DE OLIVEIRA
GABRIEL ALMEIDA BRAZ SILVA
GABRIEL SELLE BECKER
GABRIELA SZCZEPANIAK VARGAS
GUILHERME DE JESUS SANTOS
Gabriela Ebert
Gabriela Pinto Tomaz
Giulia Amaral de Lima
Herínea Wandy Dias Gonçalves
ISABEL SILVEIRA DA SILVA
ISABELA FIUCA MENEZES
IZADORA MENDES DE ARAUJO
Iasmin Zarnott Ramalho
Isabela Prado Vanzato Crespo
JADE SHEHADEH MESSINA
JAMINY LOPES DA SILVA BENTO
JOAO THOMAZ COSTA TAMER
JOLIANE VITOR MIRANDA
JULIA BOEIRA RIBEIRO
JULIA CAROLINE PIRES MARTINS
João Carlos Bandeira Affonso Neto
João Victor Cezar Terres
Juliana Jorge Ferreira
KAROLINE COELHO NEDEL
LARA MEIATO TAVARES
LARISSA VASCONCELOS MADRUGA
LAURA MESQUITA ROSSO
LAUREN ALESSANDRA DORNELES RAMOS GUIMARÃES
LEONARDO BLANK WEYMAR
LEONARDO VELLAR AUGE
LUANA GONCALVES FERREIRA
LUANA RAATZ KLUG
LUISA PEGORARO EINHARDT
LUIZA DE VARGAS
LUIZA VIEIRA DA SILVA MAGALHAES4
Laura Braga Barbosa
Luiza Duarte Pinto
Luiza Tomschke da Costa
MANUELA DE QUEVEDO SOUZA
MARCELO SILVA LIMA DOS SANTOS
MARIA ANGÉLICA DA SILVA SANTOS
MARIA ANTONIA ZEM ROTAVA
MARIANA DA SILVA MIMBACAS
MARIANA FERREIRA DUARTE BORGES
MARIANA ROSSO SCHIMUNECK
MARIANA SILVEIRA ALVES
MARINA CURI CARVALHO
MAYNARA KARIN SOUZA OLIVEIRA
MILENE MARIA SAALFELD DE OLIVEIRA
Maria Clara Bouzon Ortolan
Maria Fernanda Rial Farenzena
Maria Paula Cordeiro Poli
Maria Rafaela Bernardes Bandeira Tibery
Maria Renata Suasnavas Saldarriaga
Marina Leao Rafanhim
Marina Tejada Neutzling Lopes
Michel Georges dos Santos El Halal
Milena Machado de Araújo
NARA LUISA ALVES DE SOUZA
NATA TAVARES FAGUNDES
NATHALIA MAHL SCHERER
NATHAN BEIERSDORF PETER
NICHOLAS MATSUNAGA KAKUMORI
NICOLE CARDOZO CORREA
ODINEI MANUEL LEMES
PAULO GUILHERME MULLER
PEDRO ALDRIGHI SILVEIRA
PITÁGORAS TERRA MACHADO
RANIEL CAMPOS WREGE
REMIDIO ALEX PEREIRA GARCIA
Roseli Batalha Braga
SAMIRA MARTINES
SAMIRA MARTINES
SILVIA STRINGARI DA FONSECA
TAMYLE COSTA FERNANDES
TCHANDRA MACHADO DE VARGAS

Página gerada em 16/06/2025 00:27:44 (consulta levou 0.385759s)