Nome do Projeto
Turismo: um novo ciclo econômico para Pelotas
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
07/10/2024 - 29/11/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
O turismo é um fenômeno socioeconômico de grande contribuição para o desenvolvimento de municípios e regiões marcadas pela estagnação econômica e produtiva, servindo como mote para a retomada e a criação de estratégias comerciais, criativas e produtivas que possam estimular o empreendedorismo, a geração de emprego e renda e a autoestima de destinos com grande potencialidade para esse segmento. Realizado por alunos do Curso de Hotelaria da UFPel, sob coordenação do Prof. Dr. Michel Constantino Figueira, o projeto de ensino "Turismo: um novo ciclo econômico para Pelotas", em forma de evento, tem por foco a congregação de representantes do poder público, da iniciativa privada e da Universidade Federal de Pelotas na discussão conjunta sobre a importância do turismo como um potencializador de um novo ciclo econômico da cidade de Pelotas, RS, Brasil, marcada, atualmente, pela estagnação econômica, mas potencialmente prestigiada por suas dimensões patrimoniais culturais e naturais.

Objetivo Geral

O objetivo geral desse projeto é gerar conhecimento acadêmico sobre planejamento e gestão de eventos no campo da hospitalidade, incluindo a colaboração para o incentivo ao desenvolvimento do turismo na cidade de Pelotas, RS, Brasil.

Justificativa

Pelotas é uma cidade reconhecida por sua valorizada e prestigiada dimensão patrimonial, com vários bens e referências materiais e imateriais reconhecidos como patrimônio nacional do Brasil, tais como doces típicos de origem étnica diversa e seus imóveis e monumentos históricos. Contudo, após dois séculos de produções econômicas que serviram de baliza para o desenvolvimento da cidade - tais como ciclo do charque, ciclo das indústrias, ciclo do arroz e ciclo do comércio - a cidade de Pelotas encontra-se estagnada economicamente e profundamente afetada no campo patrimonial pela degradação de seus bens históricos, incluindo desemprego, baixa estima e outras problemáticas publicamente reconhecidas. Interpretar uma potencial alternativa econômica que se aproprie de sua identidade histórico - cultural e belezas naturais, envolve a identificação de segmentos que possam somar com as perspectivas desenvolvimentistas da cidade. Nesse caso, o turismo vislumbra-se como um segmento ideal de geração de desenvolvimento, emprego, renda, valorização patrimonial e geração de riquezas potenciais para a cidade. Associado à este potencial, esse projeto de evento, em forma de encontro institucional, tem por meta a geração de um debate público sobre como o turismo pode se tornar o novo ciclo econômico que a cidade de Pelotas precisa para se consolidar como um destino de sucesso no cenário do turismo no Brasil.

Metodologia

a) Planejamento de um evento em forma de encontro conjunto entre representantes do turismo do poder público, da iniciativa privada e da Universidade Federal de Pelotas - UFPel.
b) Organização de atividades pré-produtivas de definição de espaço, público-alvo, convite à palestrantes, elaboração gráfica de material de divulgação (impresso e digital), definição de recursos e divulgação do evento.
c) Realização do evento com gestão de equipamentos audio visuais, realização de palestras e mesa de encerramento, realização de coffeebreak;
d) Realização de pós -produção do evento com avaliação da qualidade do mesmo, apresentação das metas atingidas, reconhecimento de elementos a serem melhorados e relatório final do projeto integrado de ensino.

O evento será realizado em dois dias:

21/11/2024 - Primeiro dia

Apresentação do curso, apresentação do projeto, apresentação dos palestrantes convidados acompanhados com um professor moderador;

22/11/2024 - Segundo dia

Apresentação dos palestrantes convidados acompanhados da presença de um moderador.
Realização de sorteios para motivar os participantes.

Indicadores, Metas e Resultados

a) Geração de conhecimentos técnicos e teóricos sobre métodos de planejamento e de gestão de eventos coorporativos por parte dos alunos da disciplina de Planejamento e Gestão de Eventos em Hotelaria da Universidade Federal de Pelotas - UFPel;
b) Geração de trocas de conhecimentos, contribuições e compromissos entre os palestrantes, os organizadores e o público - alvo do evento em torno do tema do desenvolvimento do turismo na cidade de Pelotas - RS, Brasil;
c) Geração de portfólio acadêmico para os alunos do curso de hotelaria, organizadores do evento, de modo que o projeto possa contribuir com o currículo dos mesmos, bem como auxiliar na composição das horas de atividades obrigatórias para a formação no Curso de Tecnologia em Hotelaria - UFPel;
d) Fomentar e apresentar na prática, em forma de um evento público, a importância do papel da Universidade Federal de Pelotas em prol do desenvolvimento da cidade de Pelotas, mais particularmente do segmento do Turismo.
e) Contar com a participação de dois profissionais do setor de hospitalidade oriundos da Serra Gaúcha para compartilhar suas experiências e conhecimentos.
f) Convidar 50 representantes do trade turístico de Pelotas, incluindo: SEBRAE, SENAC, BANRISUL, Prefeitura Municipal de Turismo, Empresas privadas de hospitalidade.
g) Convidar os Cursos de turismo e Gastronomia.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADALBERTO DOS SANTOS JUNIOR12
AMANDA GOMES ROCHEFORT VIANNA
AMANDA ZITZKE GRIMMLER
ANA JULIA FERREIRA NACHTIGAL
BRUNA SOARES DA SILVA
CASSILDA DE OLIVEIRA CARVALHO
CLAUDIA CRISTINA PEREIRA DE CARVALHO
Dilce Mara Pereira de Carvalho
FLAVIA BEATRIZ GOULARTE BRASIL DIAS
GENILDA DIAS GULARTE
JOAO PEDRO FREITAS BALBINO
KAROLINE PERES RIBAS
KEVIN DA SILVA PINTO
MARCOS PEREIRA DA SILVA
MARICELA GUASTUCCI MONTELLI
MICHEL CONSTANTINO FIGUEIRA12
Marilda Costa Silveira
PRISCILA VASCONCELLOS CHIATTONE10
RAFAEL TEIXEIRA CORREA
ROBERTA MEIRA MEDEIROS
SELOMAR VALADAO REZENDE
THIAGO PINTO HARTER
VAGNER DE SA CUNHA
VITORIA DUARTE MONTE
WELLYTON SANTOS DUTRA

Página gerada em 12/05/2025 19:20:23 (consulta levou 0.148254s)