Nome do Projeto
Avaliação da morfologia microscópica de populações resistentes de Spodoptera frugiperda
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
06/08/2024 - 30/06/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas
Resumo
Atualmente a demanda por insumos de origem biológica vem aumentando significativamente, pois os biopesticidas são uma alternativa ao uso de produtos químicos no controle de pragas, principalmente, por serem seguros, eficientes e ecologicamente corretos. Entretanto, o conhecimento sobre o comportamento de populações resistentes de S. frugiperda frente a esta opção de manejo ainda é reduzida. A adoção contínua de milho Bt com a expressão em baixa dose da proteína inseticida, baixa adoção de áreas de refúgio e com proteínas que compartilham o mesmo modo de ação, vem expondo as populações de S. frugiperda a uma intensa pressão de seleção, favorecendo a evolução da resistência. A aplicação contínua de produtos no controle de pragas podem ocasionar evolução de reisitência, entretanto, a utilização do inseticida a base de Bacillus thuringiensis (isolados 1641 e 1644) sobre populações resitentes de Spodoptera frugiperda, permitirá que a estratégia de manejo adotada seja mais eficiente. Os insumos biológicos destacam´se mundialmente por apresentarem um produto menos tóxico para utilização no manejo integrado de pragas.
Portanto, o projeto visa colaborar para o desenvolvimento de tecnologias, para controle de pragas, através da análise das alterações provocadas no intestino médio de lagartas resistentes de Spodoptera frugiperda expostas a insumos biológicos.
.
Objetivo Geral
Promover em conjunto com a Embrapa a execução da atividade de avaliação de danos no intestino médio de lagartas de Spodoptera frugiperda resistentes às proteínas Bt, através de cortes histológicos. A atividade faz parte do projeto SEG 20.23.00.133.00.00