Nome do Projeto
Análise de risco para a expansão da esporotricose humana na cidade do Rio de Janeiro, Brasil
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
07/08/2024 - 06/08/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
O objetivo deste estudo consiste em explorar relações de variáveis com a incidência de esporotricose humana na cidade do Rio de Janeiro-RJ, assim como estratificar o risco de incidência da doença pelos bairros do município. Será realizado um estudo ecológico de séries espaço-temporais e de risco. Serão feitas análises de bancos de dados envolvendo diferentes etapas e técnicas, como a busca de dados em bancos de dados oficiais, preparação e reconfiguração de variáveis para montagem de um modelo estatístico, avaliação de consistência de dados, processamento e análise de dados. Neste estudo, inicialmente será avaliada a dinâmica espaço-temporal da esporotricose em um espaço de 10 (dez) anos (2013-2023). Serão avaliadas variáveis historicamente determinantes para a esporotricose humana no município do Rio de Janeiro-RJ, e esta causalidade será quantificada através de modelagem de equações estruturais, para entender as dependências diretas entre diversas variáveis socioeconômicas, infraestruturais e ambientais, fornecendo inferências causais sobre o risco da esporotricose humana.
Após as análises, com base nas quantificações das relações entre as variáveis, serão construídos modelos de risco para esporotricose no município do Rio de Janeiro, permitindo a estratificação do território municipal do Rio de Janeiro em bairros de acordo com sua vulnerabilidade à esporotricose humana. Essas informações geradas pelo estudo serão apresentadas para a vigilância epidemiológica da prefeitura municipal do Rio de Janeiro. O estudo tem potencial em providenciar uma melhor elucidação epidemiológica de uma zoonose emergente no país, sendo o município do Rio de Janeiro uma escolha consciente pelo fato de que este é o local onde a esporotricose ocorre de forma epidêmica, com uma alta incidência de transmissão zoonótica e como local de partida para o espalhamento da doença para outros Estados da federação.
Objetivo Geral
O objetivo deste estudo será a estratificação do risco da esporotricose humana no município do Rio de Janeiro com base em seus bairros, correlacionando determinantes de exposição, vulnerabilidade socioeconômica e infraestruturais nestas áreas em um período de tempo de dez anos. Esperamos que com este estudo possamos explicar de forma quantitativa quais fatores relacionados aos determinantes supracitados se interconectam e explicam a incidência da esporotricose humana. Espera-se que o estudo possa influenciar de forma positiva no controle da doença localmente, pois o mesmo tem potencial de gerar resultados que aumentem o grau de consciência da vigilância em saúde e de tomadores de decisões acerca dos fatores que mais e menos determinam sobre a ocorrência da doença em humanos, servindo de insumo para elaboração de políticas públicas e ações diretas de enfrentamento da doença.