Nome do Projeto
Pet Terapia: Atividades de ensino, pesquisa e extensão na terapia mediada por animais
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
02/09/2024 - 18/12/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Pessoas com deficiências incapacidades, e necessidades especiais
Resumo
O projeto é conhecido na comunidade como Pet terapia, e tem como proposta desenvolver as Intervenções Assistidas por Animais (IAA), que compreendem Terapia (TAA), Educação (EAA) e Atividades (AAA) junto a instituições de saúde e de educação na região de abrangência da UFPel. O projeto é desenvolvido na Faculdade de Veterinária e conta na sua equipe com docentes e discentes da UFPel, além da participação de equipe multidisciplinar formada por profissionais das instituições assistidas, como psicopedagogos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, médicos, psicólogos, entre outros. O projeto irá utilizar animais que possuem tutores, com interesse em participação como voluntários, sendo selecionados animais vacinados, desvermifugados e hígidos. O desenvolvimento do projeto se faz com os cuidados diários junto aos cães co-terapeutas, referentes a saúde, nutrição e higiene e com o preparo e treinamento dos mesmos para o trabalho como coterapeuta nas Intervenções Assistidas por Animais (IAA). O trabalho é desenvolvido com visitas semanais nas instituições de saúde e nas escolas assistidas visando o desenvolvimento de Atividades, Terapia e Educação Assistida por Animais , sempre visando a melhora da qualidade de vida dos assistidos nos aspectos de socialização, afetividade, no desenvolvimento cognitivo e motor, na diminuição do estresse e na inclusão social, usando o cão como mediador.

Objetivo Geral

Implementar a atividade, educação e terapia assistida por animais como adjuvantes aos métodos
convencionais junto a unidades de saúde e de ensino na região de abrangência da UFPel

Justificativa

A constante busca em humanizar terapias tem evoluído, e as terapias não convencionais como a
assistida por animais tem sido associada a efeitos positivos na saúde humana, devido aos benefícios
mentais, sociais, cognitivos e ao bem-estar do paciente (SAPIN et al., 2018). Os animais são de suma
importância na socialização e na mudança de comportamento do ser humano, e o cão é o mais
utilizado devido a natural afeição pelas pessoas e facilidade no adestramento (MORI, 2018; DOTTI,
2014). De acordo com Foltin e Glenk (2023), a prevalência de pacientes com transtornos de saúde
mental é consideravelmente alta. Ainda, o projeto de extensão Pet Terapia desenvolvido na FVUFPel
de 2006 a 2021, realizou terapia e atividades de educação assistida por cães e proporcionou
inúmeros benefícios como a melhora na qualidade de vida, na saúde e bem-estar dos assistidos em
diversas instituições de saúde e ensino na região de abrangência da UFPel (NOBRE, 2017). A
participação do médico veterinário é fundamental, desde a seleção dos animais para o trabalho, até
o seu acompanhamento no decorrer das atividades, sendo responsável por monitorar a saúde e o
bem-estar dos animais e garantir, que possam interagir com segurança com os participantes
humanos. Desta forma, o desenvolvimento do projeto se justifica na retomada das atividades de
IAA, incluindo cães como co-terapeutas, objetivando uma proposta terapêutica adjuvante aos
métodos tradicionais que possa trazer melhorias para a qualidade de vida da população alvo,
considerando os princípios da saúde única e a preservação do bem estar animal.

Metodologia

Os animais serão selecionados dentre tutores que tenham interesse no Tema do Projeto, especialmente alunos e docentes da Faculdade de Veterinária, UFPel. Após a seleção, os animais serão treinados para condicioná-los a um comportamento adequado para atuação em instituições de ensino e saúde. Primeiramente serão realizadas reuniões para a liberação/autorização do desenvolvimento das IAAs pelos responsáveis de cada local. Os objetivos específicos serão discutidos na equipe e traçadas formas de atingi-los. As visitas aos locais ocorrerão, após agendamento e planejamento prévio das atividades junto aos responsáveis e profissionais dessas Instuições. As intervenções serão divulgadas em mídias sociais e dados serão coletados para publicação científica.
Treinamento da equipe será realizado semanalmente, sendo realizadas reuniões por área de trabalho para
treinamento e, uma vez por mês para estudo dos casos e definição das IAAS, com avaliação das ações e sugestões de modificações e melhorias.
Seleção dos Animais: Será aplicado o questionário C-BARQ (Canine Behavioural Assessment Research
Questionaire) que de acordo com Sakurama et al. (2023) é uma ferramenta que pode ser usada para avaliar e selecionar cães com comportamento adequado para atuação como co-terapeutas. Para reconhecimento desse comportamento, os tutores serão questionados quanto a ansiedade de separação (quando separado do tutor o animal late, choraminga ou apresenta agitação), reatividade (agressão direcionada a pessoas ou outros animais), medo ou ansiedade direcionado a pessoas estranhas, animais ou situações desconhecidas, comportamento anormal (lambe excessivamente pessoas ou objetos, ingere ou esfrega-se em dejetos ou outras substâncias), excitabilidade excessiva ao ouvir ruídos cotidianos (campainha, buzina, etc) ou ao andar de carro e apego excessivo ao tutor e membros da família.
Treinamento dos animais: Os cães selecionados passarão por treinamento semanal, que terá como
referência o projeto anterior (NOBRE, 2017) e consistirá, conforme Piñero et al. (2015) à instrução de comandos básicos (sentar, dar a pata, deitar e andar ao lado do condutor usando uma guia), dessensibilização, processo em que o animal é treinado a não reagir de forma indesejada ao ouvir diferentes ruídos (tráfego de carro, vozes altas e sons agudos) ao estar exposto ou em contato com diferentes pessoas e pessoas desconhecidas. O treinamento tem o intuito de condicioná-los a um comportamento adequado para atuação como co-terapeutas nas instituições de saúde na região de
abrangência da UFPel.
Avaliações: O projeto desenvolvido com a demanda existente será avaliado periodicamente pela equipe, pelos usuários e familiares ou
responsáveis.
Divulgação dos resultados: Durante todo o processo, os dados serão coletados e registrados referentes aos protocolos utilizados, e a divulgação será feita através de publicações, mídia social e participação em eventos.

Indicadores, Metas e Resultados

Selecionar cães com perfis adequados para determinados tipos de atividades terapêuticas;
Traçar um perfil comportamental dos animais;
Treinar cães com comandos e condicioná-los a um comportamento adequado para
desenvolvimento das atividades;
Preparar e incrementar local para treino específico dos cães;
Assistência à saúde e bem estar dos animais utilizados;
Caracterizar os benefícios das intervenções assistidas por animais;
Avaliar o estresse dos cães incluídos no projeto, antes, durante e após o trabalho através de
questionários aplicados para tutores;
Promoção da melhora da qualidade de vida aos assistidos, através da diminuição do estresse e
desenvolvimento da comunicação, motricidade e cognição, usando o animal como mediador;
Estimular/Trabalhar desenvolvimento motor e cognitivo, assim como proporcionar a melhora da responsabilidade no autocuidado dos assistidos;
Qualificação da equipe dentro das IAAs e no desenvolvimento inter, trans e multidisciplinar;
Preparar materiais educativos e informativos para o desenvolvimento das atividades;
Identificar a percepção dos familiares frente à atividade/terapia assistida por animais;
Estabelecer uma aprendizagem para os discentes envolvidos focada nas realidades individuais com o desenvolvimento do espírito crítico, resultando na formação de recursos humanos.
Coletar dados para registro e divulgação dos resultados.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA RAQUEL MANO MEINERZ1
AUGUSTO BORSATO
BRUNA DA ROSA CURCIO2
CRISTIANO SILVA DA ROSA1
DEBORA BRISOLARA DIAS
DÉBORA MATILDE DE ALMEIDA
FERNANDA HIROOKA DA SILVA
FRANCESCA LOPES ZIBETTI
JOARA TYCZKIEWICZ DA COSTA
LARISSA LUIZA WERMUTH
LENARA LAMAS STELMAKE1
LIANDRA TOLFO DOTTA
LUIZA GHENO
MARIA EDUARDA RODRIGUES
MARIANA MARTINS DE ALMEIDA
MARLETE BRUM CLEFF6
MAURICIO AMARAL LAMPERT
MAYARA DA SILVA GARCIA
SABRINA DE OLIVEIRA CAPELLA
SERGIO JORGE3
VITTÓRIA BASSI DAS NEVES
VITÓRIA RAMOS DE FREITAS

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