Nome do Projeto
Pet Terapia: Atividades de ensino, pesquisa e extensão na terapia mediada por animais
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
02/09/2024 - 18/12/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Pessoas com deficiências incapacidades, e necessidades especiais
Resumo
O projeto é conhecido na comunidade como Pet terapia, e tem como proposta desenvolver as
Intervenções Assistidas por Animais (IAA), que compreendem Terapia (TAA), Educação (EAA) e Atividades (AAA) junto a instituições de saúde e de educação na região de abrangência da UFPel. O projeto é desenvolvido na Faculdade de Veterinária e conta na sua equipe com docentes e discentes da UFPel, além da participação de equipe multidisciplinar formada por profissionais das instituições assistidas, como psicopedagogos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, médicos, psicólogos, entre outros. O projeto irá utilizar animais que possuem tutores, com interesse em participação como voluntários, sendo selecionados animais vacinados, desvermifugados e hígidos. O desenvolvimento do projeto se faz com os cuidados diários junto aos cães co-terapeutas, referentes a saúde, nutrição e higiene e com o preparo e treinamento dos mesmos para o trabalho como coterapeuta nas Intervenções Assistidas por Animais (IAA). O trabalho é desenvolvido com visitas semanais nas instituições de saúde e nas escolas assistidas visando o desenvolvimento de Atividades, Terapia e Educação Assistida por Animais , sempre visando a melhora da qualidade de vida dos assistidos nos aspectos de socialização, afetividade, no desenvolvimento cognitivo e motor, na diminuição do estresse e na inclusão social, usando o cão como mediador.
Objetivo Geral
Implementar a atividade, educação e terapia assistida por animais como adjuvantes aos métodos
convencionais junto a unidades de saúde e de ensino na região de abrangência da UFPel
convencionais junto a unidades de saúde e de ensino na região de abrangência da UFPel
Justificativa
A constante busca em humanizar terapias tem evoluído, e as terapias não convencionais como a
assistida por animais tem sido associada a efeitos positivos na saúde humana, devido aos benefícios
mentais, sociais, cognitivos e ao bem-estar do paciente (SAPIN et al., 2018). Os animais são de suma
importância na socialização e na mudança de comportamento do ser humano, e o cão é o mais
utilizado devido a natural afeição pelas pessoas e facilidade no adestramento (MORI, 2018; DOTTI,
2014). De acordo com Foltin e Glenk (2023), a prevalência de pacientes com transtornos de saúde
mental é consideravelmente alta. Ainda, o projeto de extensão Pet Terapia desenvolvido na FVUFPel
de 2006 a 2021, realizou terapia e atividades de educação assistida por cães e proporcionou
inúmeros benefícios como a melhora na qualidade de vida, na saúde e bem-estar dos assistidos em
diversas instituições de saúde e ensino na região de abrangência da UFPel (NOBRE, 2017). A
participação do médico veterinário é fundamental, desde a seleção dos animais para o trabalho, até
o seu acompanhamento no decorrer das atividades, sendo responsável por monitorar a saúde e o
bem-estar dos animais e garantir, que possam interagir com segurança com os participantes
humanos. Desta forma, o desenvolvimento do projeto se justifica na retomada das atividades de
IAA, incluindo cães como co-terapeutas, objetivando uma proposta terapêutica adjuvante aos
métodos tradicionais que possa trazer melhorias para a qualidade de vida da população alvo,
considerando os princípios da saúde única e a preservação do bem estar animal.
assistida por animais tem sido associada a efeitos positivos na saúde humana, devido aos benefícios
mentais, sociais, cognitivos e ao bem-estar do paciente (SAPIN et al., 2018). Os animais são de suma
importância na socialização e na mudança de comportamento do ser humano, e o cão é o mais
utilizado devido a natural afeição pelas pessoas e facilidade no adestramento (MORI, 2018; DOTTI,
2014). De acordo com Foltin e Glenk (2023), a prevalência de pacientes com transtornos de saúde
mental é consideravelmente alta. Ainda, o projeto de extensão Pet Terapia desenvolvido na FVUFPel
de 2006 a 2021, realizou terapia e atividades de educação assistida por cães e proporcionou
inúmeros benefícios como a melhora na qualidade de vida, na saúde e bem-estar dos assistidos em
diversas instituições de saúde e ensino na região de abrangência da UFPel (NOBRE, 2017). A
participação do médico veterinário é fundamental, desde a seleção dos animais para o trabalho, até
o seu acompanhamento no decorrer das atividades, sendo responsável por monitorar a saúde e o
bem-estar dos animais e garantir, que possam interagir com segurança com os participantes
humanos. Desta forma, o desenvolvimento do projeto se justifica na retomada das atividades de
IAA, incluindo cães como co-terapeutas, objetivando uma proposta terapêutica adjuvante aos
métodos tradicionais que possa trazer melhorias para a qualidade de vida da população alvo,
considerando os princípios da saúde única e a preservação do bem estar animal.
Metodologia
Os animais serão selecionados dentre tutores que tenham interesse no Tema do Projeto, especialmente alunos e docentes da Faculdade de Veterinária, UFPel. Após a seleção, os animais serão treinados para condicioná-los a um comportamento adequado para atuação em instituições de ensino e saúde. Primeiramente serão realizadas reuniões para a liberação/autorização do desenvolvimento das IAAs pelos responsáveis de cada local. Os objetivos específicos serão discutidos na equipe e traçadas formas de atingi-los. As visitas aos locais ocorrerão, após agendamento e planejamento prévio das atividades junto aos responsáveis e profissionais dessas Instuições. As intervenções serão divulgadas em mídias sociais e dados serão coletados para publicação científica.
Treinamento da equipe será realizado semanalmente, sendo realizadas reuniões por área de trabalho para
treinamento e, uma vez por mês para estudo dos casos e definição das IAAS, com avaliação das ações e sugestões de modificações e melhorias.
Seleção dos Animais: Será aplicado o questionário C-BARQ (Canine Behavioural Assessment Research
Questionaire) que de acordo com Sakurama et al. (2023) é uma ferramenta que pode ser usada para avaliar e selecionar cães com comportamento adequado para atuação como co-terapeutas. Para reconhecimento desse comportamento, os tutores serão questionados quanto a ansiedade de separação (quando separado do tutor o animal late, choraminga ou apresenta agitação), reatividade (agressão direcionada a pessoas ou outros animais), medo ou ansiedade direcionado a pessoas estranhas, animais ou situações desconhecidas, comportamento anormal (lambe excessivamente pessoas ou objetos, ingere ou esfrega-se em dejetos ou outras substâncias), excitabilidade excessiva ao ouvir ruídos cotidianos (campainha, buzina, etc) ou ao andar de carro e apego excessivo ao tutor e membros da família.
Treinamento dos animais: Os cães selecionados passarão por treinamento semanal, que terá como
referência o projeto anterior (NOBRE, 2017) e consistirá, conforme Piñero et al. (2015) à instrução de comandos básicos (sentar, dar a pata, deitar e andar ao lado do condutor usando uma guia), dessensibilização, processo em que o animal é treinado a não reagir de forma indesejada ao ouvir diferentes ruídos (tráfego de carro, vozes altas e sons agudos) ao estar exposto ou em contato com diferentes pessoas e pessoas desconhecidas. O treinamento tem o intuito de condicioná-los a um comportamento adequado para atuação como co-terapeutas nas instituições de saúde na região de
abrangência da UFPel.
Avaliações: O projeto desenvolvido com a demanda existente será avaliado periodicamente pela equipe, pelos usuários e familiares ou
responsáveis.
Divulgação dos resultados: Durante todo o processo, os dados serão coletados e registrados referentes aos protocolos utilizados, e a divulgação será feita através de publicações, mídia social e participação em eventos.
Treinamento da equipe será realizado semanalmente, sendo realizadas reuniões por área de trabalho para
treinamento e, uma vez por mês para estudo dos casos e definição das IAAS, com avaliação das ações e sugestões de modificações e melhorias.
Seleção dos Animais: Será aplicado o questionário C-BARQ (Canine Behavioural Assessment Research
Questionaire) que de acordo com Sakurama et al. (2023) é uma ferramenta que pode ser usada para avaliar e selecionar cães com comportamento adequado para atuação como co-terapeutas. Para reconhecimento desse comportamento, os tutores serão questionados quanto a ansiedade de separação (quando separado do tutor o animal late, choraminga ou apresenta agitação), reatividade (agressão direcionada a pessoas ou outros animais), medo ou ansiedade direcionado a pessoas estranhas, animais ou situações desconhecidas, comportamento anormal (lambe excessivamente pessoas ou objetos, ingere ou esfrega-se em dejetos ou outras substâncias), excitabilidade excessiva ao ouvir ruídos cotidianos (campainha, buzina, etc) ou ao andar de carro e apego excessivo ao tutor e membros da família.
Treinamento dos animais: Os cães selecionados passarão por treinamento semanal, que terá como
referência o projeto anterior (NOBRE, 2017) e consistirá, conforme Piñero et al. (2015) à instrução de comandos básicos (sentar, dar a pata, deitar e andar ao lado do condutor usando uma guia), dessensibilização, processo em que o animal é treinado a não reagir de forma indesejada ao ouvir diferentes ruídos (tráfego de carro, vozes altas e sons agudos) ao estar exposto ou em contato com diferentes pessoas e pessoas desconhecidas. O treinamento tem o intuito de condicioná-los a um comportamento adequado para atuação como co-terapeutas nas instituições de saúde na região de
abrangência da UFPel.
Avaliações: O projeto desenvolvido com a demanda existente será avaliado periodicamente pela equipe, pelos usuários e familiares ou
responsáveis.
Divulgação dos resultados: Durante todo o processo, os dados serão coletados e registrados referentes aos protocolos utilizados, e a divulgação será feita através de publicações, mídia social e participação em eventos.
Indicadores, Metas e Resultados
Selecionar cães com perfis adequados para determinados tipos de atividades terapêuticas;
Traçar um perfil comportamental dos animais;
Treinar cães com comandos e condicioná-los a um comportamento adequado para
desenvolvimento das atividades;
Preparar e incrementar local para treino específico dos cães;
Assistência à saúde e bem estar dos animais utilizados;
Caracterizar os benefícios das intervenções assistidas por animais;
Avaliar o estresse dos cães incluídos no projeto, antes, durante e após o trabalho através de
questionários aplicados para tutores;
Promoção da melhora da qualidade de vida aos assistidos, através da diminuição do estresse e
desenvolvimento da comunicação, motricidade e cognição, usando o animal como mediador;
Estimular/Trabalhar desenvolvimento motor e cognitivo, assim como proporcionar a melhora da responsabilidade no autocuidado dos assistidos;
Qualificação da equipe dentro das IAAs e no desenvolvimento inter, trans e multidisciplinar;
Preparar materiais educativos e informativos para o desenvolvimento das atividades;
Identificar a percepção dos familiares frente à atividade/terapia assistida por animais;
Estabelecer uma aprendizagem para os discentes envolvidos focada nas realidades individuais com o desenvolvimento do espírito crítico, resultando na formação de recursos humanos.
Coletar dados para registro e divulgação dos resultados.
Traçar um perfil comportamental dos animais;
Treinar cães com comandos e condicioná-los a um comportamento adequado para
desenvolvimento das atividades;
Preparar e incrementar local para treino específico dos cães;
Assistência à saúde e bem estar dos animais utilizados;
Caracterizar os benefícios das intervenções assistidas por animais;
Avaliar o estresse dos cães incluídos no projeto, antes, durante e após o trabalho através de
questionários aplicados para tutores;
Promoção da melhora da qualidade de vida aos assistidos, através da diminuição do estresse e
desenvolvimento da comunicação, motricidade e cognição, usando o animal como mediador;
Estimular/Trabalhar desenvolvimento motor e cognitivo, assim como proporcionar a melhora da responsabilidade no autocuidado dos assistidos;
Qualificação da equipe dentro das IAAs e no desenvolvimento inter, trans e multidisciplinar;
Preparar materiais educativos e informativos para o desenvolvimento das atividades;
Identificar a percepção dos familiares frente à atividade/terapia assistida por animais;
Estabelecer uma aprendizagem para os discentes envolvidos focada nas realidades individuais com o desenvolvimento do espírito crítico, resultando na formação de recursos humanos.
Coletar dados para registro e divulgação dos resultados.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANA RAQUEL MANO MEINERZ | 1 | ||
AUGUSTO BORSATO | |||
BRUNA DA ROSA CURCIO | 2 | ||
CRISTIANO SILVA DA ROSA | 1 | ||
DEBORA BRISOLARA DIAS | |||
DÉBORA MATILDE DE ALMEIDA | |||
FERNANDA HIROOKA DA SILVA | |||
FRANCESCA LOPES ZIBETTI | |||
JOARA TYCZKIEWICZ DA COSTA | |||
LARISSA LUIZA WERMUTH | |||
LENARA LAMAS STELMAKE | 1 | ||
LIANDRA TOLFO DOTTA | |||
LUIZA GHENO | |||
MARIA EDUARDA RODRIGUES | |||
MARIANA MARTINS DE ALMEIDA | |||
MARLETE BRUM CLEFF | 6 | ||
MAURICIO AMARAL LAMPERT | |||
MAYARA DA SILVA GARCIA | |||
SABRINA DE OLIVEIRA CAPELLA | |||
SERGIO JORGE | 3 | ||
VITTÓRIA BASSI DAS NEVES | |||
VITÓRIA RAMOS DE FREITAS |