Nome do Projeto
Características clínicas, microbiológicas e epidemiológicas relacionadas a ocorrência de infecção por Klebsiella pneumoniae em pacientes oncológicos internados no Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel)
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/09/2024 - 01/09/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas
Resumo
As infecções bacterianas representam ameaças significativas para pacientes com câncer, uma vez que a própria doença e os tratamentos necessários fragilizam o sistema imunológico, podendo levar a complicações com risco de morte. Na literatura científica, vários estudos evidenciam a relação das infecções por Klebsiella pneumoniae com doença oncológica, especialmente atribuída à diferentes condições clínicas e ambientais que estes pacientes se encontram. O objetivo do estudo será descrever as características clínicas, microbiológicas e epidemiológicas da ocorrência de infecção por K. pneumoniae em pacientes oncológicos internados no Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel/EBSERH). O método será observacional analítico transversal e experimental. Serão coletados isolados de K. pneumoniae de pacientes hospitalizados no período de um ano. Estes serão armazenados no Laboratório de Bacteriologia e Bioensaios (LaBBio) da UFPel, onde serão caracterizados bioquimicamente e molecularmente (PCR) e classificados quanto ao seu perfil de sensibilidade aos antimicrobianos. Será estabelecida a relação clonal entre os diversos isolados através da técnica de eletroforese em gel de campo pulsado (Pulsed-field Gel Eletrophoresis - PFGE), identificando a distribuição dessas cepas na instituição hospitalar. Os isolados serão caracterizados ainda quanto a sua capacidade de formação de biofilme. Além disso, será realizada análise epidemiológica dos registros dos prontuários dos pacientes oncológicos. Destaca-se a relevância deste estudo para melhor compreensão dos determinantes da disseminação da bactéria, da condução de uma terapêutica mais eficiente, além da possibilidade de intervenções para conter a resistência aos antimicrobianos, especialmente para os pacientes oncológicos, por todas as vulnerabilidades que a doença impõe, incluindo recorrentes internações hospitalares e imunossupressão.
Objetivo Geral
Descrever as características clínicas, microbiológicas e epidemiológicas da ocorrência de infecção por Klebsiella pneumoniae em pacientes oncológicos internados no HE-UFPel.