Nome do Projeto
Fisiologia na escola
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
15/10/2024 - 15/10/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Saúde
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
Nos últimos anos, a população tem sido extensamente bombardeada por notícias falsas (fake News) sobre saúde, tomando decisões importantes baseadas nessas informações que podem levar a prejuízos na saúde devido a estas práticas. Dessa forma, a necessidade de divulgação científica e maior contato entre educação básica, comunidade escolar e universidade escolar tem sido necessária. Devido ao fato de que, temáticas científicas muitas vezes parecem distantes do conhecimento popular e do cotidiano das pessoas, o projeto é pensado para levar conhecimentos de fisiologia e patologias, bem como sobre o trabalho dos pesquisadores dentro da universidade, de forma simples e de fácil entendimento. Um campo a servir como meio para essa mudança é a Educação Básica, uma vez que - dentre outras razões - crianças e adolescentes são mais suscetíveis a situações novas e que estimulem sua curiosidade, podendo tornar-se vetores do conhecimento científico. Além disso, torna-se fundamental aproximar a universidade da educação básica, visando demonstrar como a carreira científica pode ser uma possibilidade profissional no futuro, bem como os meios de se chegar a ela.
Objetivo Geral
Aproximar a comunidade escolar, principalmente alunos de ensino básico fundamental e médio de escolas públicas do conhecimento de ciências fisiológicas, demonstrando o que fazem os pesquisadores dentro da universidade e a ampla gama de estudos realizados pela fisiologia e sua importância para o público-alvo.
Justificativa
As escolas são ambientes favoráveis, e muitas vezes, o único ambiente onde crianças, jovens e adultos menos favorecidos podem adquirir conhecimentos que estejam indisponíveis em suas casas e comunidades. Ao encontro disso, a escola se configura como o espaço mais adequado para agregar novos conhecimentos e habilidades, bem como ser um espaço de difusão e produção de conhecimento sistematizado (Melo e Lautner, 2022). Dessa forma, a inserção do ensino superior dentro da educação básica se faz necessária, levando o conhecimento que está sendo estudado nas universidades no momento, bem como aprofundando conhecimentos da fisiologia, além da atuação do pesquisador dentro das universidades. Um estudo realizado no ano de 2015 na cidade de Feira de Santana, em escolas de ensino básico, com oficinas sobre fisiologia, foi considerado produtivo, tendo sido bem recebido pela escola pública, com disponibilidade de espaço para discussão, bem como bem aceito pelos alunos, que foram interessados nas discussões sobre o tema e abertos a se envolver com a atividade de forma ativa, favorecendo um processo educativo participativo (Granjeiro, 2016). Além disso, a fisiologia humana, é considerada como algo que vai além da ciência que estuda a homeostasia, envolvendo o conhecimento sobre o equilíbrio físico, químico e biológico do corpo, ou seja, é um tipo de ciência que requer a compreensão da natureza humana, científica e social. Neste sentido, considerando-se a importância da Fisiologia para entendimento do funcionamento e das respostas do organismo em diferentes situações, é importante transmitir noções de Fisiologia às crianças, para que elas possam compreender as modificações e adaptações que acontecem no corpo e ao transmitir essas informações de forma lúdica, contribuir para a aquisição do conhecimento e para mudanças de hábitos relacionados à saúde. Além disso, práticas de extensão universitária solidificam a relação entre universidade, escola e comunidade, uma vez que os próprios jovens se tornam agentes divulgadores da ciência e da Fisiologia para seus amigos e familiares. (Altermann, et al, 2017).
Metodologia
O projeto visa promover a parceria entre a universidade e a comunidade, esclarecendo o trabalho realizado pelo programa de pós-graduação multicêntrico em ciências fisiológicas da Universidade, bem como desenvolver conhecimentos acerca da fisiologia e será desenvolvido em escolas públicas, com alunos de ensino fundamental e médio. Para avaliar o conhecimento básico dos alunos envolvidos na ação serão aplicadas questões simples sobre o corpo humano e seu funcionamento, dentro das linhas de pesquisa abordadas pelo programa. Serão confeccionados materiais didáticos para serem utilizados pelo projeto, de acordo com a demanda intelectual dos alunos. O trabalho será uma ação de educação, onde materiais lúdicos, como ilustrações anatômicas, jogos que permitam a interação social e o aprendizado, questionários para a fixação das informações, conversas entre alunos e pesquisador, mediado pelos professores da escola, entre outros, serão empregados para elucidar questões acerca da fisiologia e o papel do pesquisador para a sociedade. O projeto será desenvolvido de acordo com a disponibilidade de cada instituição.
Indicadores, Metas e Resultados
O projeto pretende gerar um ambiente propício ao aprendizado sobre a fisiologia e desmistificar a atuação e o trabalho do pesquisador dentro da universidade. Os alunos que participarem desta atividade extensionista serão avaliados qualitativamente quanto ao engajamento na ação, transmissão das informações recebidas à família e comunidade e reflexo dessas informações na tomada de decisões e serão feitas novamente as perguntas básicas do início do projeto para observar se as respostas dadas pelos alunos serão diferentes. Será requisitado um feedback do professor envolvido e da família dos alunos sobre a evolução dos alunos após a aplicação do projeto. Como encerramento da ação, será proposta uma atividade expositiva aos alunos, em forma de feira de ciências para a comunidade escolar e familiares, para que possam apresentar o que aprenderam durante a ação, ou curiosidades acerca do tema que mais lhe chamou atenção e dessa forma serem cientistas e pesquisadores por um dia.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALINE MACHADO CARVALHO | |||
BRUNA DO NASCIMENTO BASSI | |||
BRUNA FERRARY DENIZ | 2 | ||
DANIELA VOLCAN ALMEIDA | 1 | ||
FERMINA FRANCESCA ALVES VARGAS | |||
JUCIMARA BALDISSARELLI | 2 | ||
KAREN MARTIRENA MONKS DA SILVA | |||
TAILA FREITAS XAVIER | |||
Thiago Alves Vargas |