Nome do Projeto
Como o brincar livre influencia o desenvolvimento neuropsicológico e criativo
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
03/09/2024 - 03/09/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
Brincar é um comportamento complexo e de difícil definição. Neste projeto, vamos adotar o conceito de Kishimoto (1988) que descreve o brincar como um comportamento com fim em si próprio, que surge livre, sem obrigatoriedade e exercido pelo simples prazer de brincar. Assim, a importância do brincar se dá no seu próprio processo e não nos seus benefícios futuros (Pellegrini; Smith, 1998). Os benefícios cognitivos do brincar são bem descritos na literatura e estão relacionados à capacidade de concentração, desenvolvimento da lógica e da linguagem (Bjorklund; Pellegrini, 2000). Entretanto, o confinamento físico e psicológico imposto às nossas crianças e jovens pela mudança dos tempos, seja pela tecnologia ou aumento da violência, acarreta em mudanças na forma de brincar. O brincar livre, sem regras impostas externamente, é cada vez menos frequente no dia a dia das crianças. Algumas escolas estão transformando o recreio escolar livre em um momento para intervenções pedagógicas em que os estudantes passam a realizar atividades dirigidas em um ambiente estruturado. Assim, o brincar parece perder suas principais características conceituais. Realizamos uma revisão sistemática na base PubMed, abrangendo artigos de 2000 a 2024 e focando em Clinical Trials, Meta-Analysis e Randomized Controlled Trials, com a seleção feita pelo site Rayyan usando termos como "play* and cognitive* and development", "play* and neuropsychological tests" e "play* and creativity". Foram excluídos artigos que não atendiam à população, conceito e contexto por tratarem brincar como intervenção em saúde mental, utilizar meios eletrônicos ou envolver a população idosa. Para "Play* and creativity", 44 artigos foram encontrados, dos quais 43 foram excluídos, resultando em 1 artigo incluído. Para "Play* and cognitive* and development", dos 478 artigos, 477 foram excluídos, restando 1 artigo. Para "Play* and Neuropsychological tests", dos 610 artigos, 609 foram excluídos, restando 1 artigo. Estes achados demonstram que o brincar livre tem sido pouco pesquisado e que é necessário compreender melhor as formas de pesquisar as implicações do brincar no desenvolvimento. Considerando este contexto, o objetivo deste grupo de estudos é compreender como o brincar livre afeta o desenvolvimento cognitivo, neuropsicológico e social de crianças, jovens e adultos. Para isso serão realizadas reuniões presenciais a cada quinze dias na Escola Superior de Educação Física (ESEF). Nestas reuniões serão apresentados e debatidos artigos publicados em periódicos indexados que tratam sobre a temática do brincar e desenvolvimento cognitivo, neuropsicológico e social. Ao longo dos dois anos de duração do projeto serão debatidos cerca de 30 artigos e produzidos resumos para publicação em eventos da área. Espera-se, assim, complementar o conhecimento dos participantes acerca da importância do brincar.

Objetivo Geral

Compreender como o brincar livre afeta o desenvolvimento cognitivo, neuropsicológico e social de crianças, jovens e adultos.

Justificativa

Realizamos uma revisão sistemática na base PubMed, abrangendo artigos de 2000 a 2024 e focando em Clinical Trials, Meta-Analysis e Randomized Controlled Trials, com a seleção feita pelo site Rayyan usando termos como "play* and cognitive* and development", "play* and neuropsychological tests" e "play* and creativity". Foram excluídos artigos que não atendiam à população, conceito e contexto por tratarem brincar como intervenção em saúde mental, utilizar meios eletrônicos ou envolver a população idosa. Para "Play* and creativity", 44 artigos foram encontrados, dos quais 43 foram excluídos, resultando em 1 artigo incluído. Para "Play* and cognitive* and development", dos 478 artigos, 477 foram excluídos, restando 1 artigo. Para "Play* and Neuropsychological tests", dos 610 artigos, 609 foram excluídos, restando 1 artigo. Estes achados demonstram que o brincar livre tem sido pouco pesquisado e que é necessário compreender melhor as formas de pesquisar as implicações do brincar no desenvolvimento.

Metodologia

Serão realizadas reuniões presenciais a cada quinze dias na Escola Superior de Educação Física (ESEF). Nestas reuniões serão apresentados e debatidos artigos publicados em periódicos indexados que tratam sobre a temática do brincar e desenvolvimento cognitivo, neuropsicológico e social.

Indicadores, Metas e Resultados

Ao longo dos dois anos de duração do projeto serão debatidos cerca de 30 artigos e produzidos resumos para publicação em eventos da área. Espera-se, assim, complementar o conhecimento dos participantes acerca da importância do brincar.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
EDUARDA DE OLIVEIRA BLANCK
FERNANDA HERNANDES FIGUEIRA1
JESSICA MUNHOZ FONSECA
SCHEILA TAIS DE ALMEIDA
THIERRY HOLZ MARTH

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