Nome do Projeto
ANÁLISE DE INDICADORES DE AFASTAMENTO DE FUNCIONÁRIOS DE UM HOSPITAL ESCOLA EBSERH NO SUL DO BRASIL
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
12/11/2024 - 31/12/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde física e psicossocial do trabalhador é favorecida quando suas condições são respeitadas e os riscos são controlados no ambiente de trabalho. Desta forma, o presente estudo tem como objetivo compreender o cenário ocupacional vivenciado por funcionários do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HEUFPEL) vinculado à rede EBSERH, no Sul do Brasil, analisando e comparando a saúde física com fatores psicossociais. O estudo transversal será composto por uma amostra de 1246 funcionários, os dados para análise serão obtidos por meio de relatórios de afastamento geral do período de 2015 a 2023 cegados e gerados pelo sistema MENTORH, oferecido pela própria rede EBSERH. Estes dados serão analisados de forma analítico-descritiva, com a finalidade de avaliar a existência de interferência do ambiente de trabalho na saúde e no afastamento laboral de funcionários hospitalares. A partir desta análise, espera-se obter um panorama geral de patologias associadas ao ambiente laboral podendo contribuir para intervenções que visem melhorar as condições de trabalho e a saúde dos funcionários hospitalares.

Objetivo Geral

Analisar e comparar a saúde física e psicossocial dos funcionários de cargos assistenciais e administrativos, de turnos noturnos e diurnos, do HEUFPEL EBSERH, no sul do Brasil, a partir dados cegados obtidos através de relatório de afastamento laboral de funcionários EBSERH gerados pelo sistema MENTORH.

Justificativa

Entre as características que determinam a qualidade de vida de uma pessoa podem ser citados fatores como as relações com sua comunidade, o estado psicológico e relação com o ambiente que o indivíduo está inserido, pontos cruciais para o êxito de um profissional que precisa executar de modo satisfatório técnicas que dependem de uma boa funcionalidade física e psicossocial. Dentro da ótica de trabalho hospitalar, destaca-se profissionais da área da saúde, que enfrentam, muitas vezes, condições de trabalho com a presença de agentes estressores imprevisíveis em seu cotidiano profissional8. Alguns desses estressores estão relacionados a realização de esforços físicos para cuidado de pacientes, a realização de procedimentos complexos e a burocracia documental imposta pelo sistema hospitalar. Além disso, estudos epidemiológicos apontam os riscos de hipertensão arterial e doença coronariana em profissionais submetidos a um ambiente de trabalho estressante. O estress ocupacional emerge como um fenômeno psicossocial que se manifesta como uma reação de desequilíbrio da homeostasse do indivíduo diante de situações de trabalho que lhe impõem exigências superiores à sua capacidade de enfrentamento, levando-o a um estado de sobrecarga emocional e física que pode influenciar negativamente sua saúde, sua qualidade de vida e seu desempenho profissional. Tendo em vista que o trabalho é um aspecto fundamental para a realização pessoal e social do ser humano e também pode gerar consequências negativas para a saúde física e psicossocial dos trabalhadores, esta pesquisa se concentra na avaliação dos principais indicadores de afastamento laboral e suas relações com a qualidade de vida, a saúde física e psicossocial de trabalhadores do HEUFPEL. Para isso, serão comparados os dados cegados obtidos através de relatório de afastamentos de funcionários do HEUFPEL. Na investigação, serão avaliados empregados de um mesmo hospital, relacionando as condições das quais estão inseridos a fim de eliminar qualquer tipo de viés que altere o desfecho da pesquisa. Sabe-se que a rede EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) que se estende por todo o território nacional possui rotina de trabalho que ocupa em média 60% do tempo semanal de seus contratados, causando impacto significativo na saúde física e qualidade de vida. Desta maneira, objetivamos conhecer os fatores ambientais que direcionarão a compreensão dos principais riscos ao bem-estar dos trabalhadores hospitalares e que medidas podem ser tomadas para a correção das discrepâncias encontradas.

Metodologia

Estudo transversal, de caráter retrospectivo, que será desenvolvido com funcionários do HEUFPEL - EBSERH, Brasil. O estudo será realizado por meio da análise das informações contidas no banco de dados da Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (USOST) relativos ao período de 2015 a 2023, obtidos através de relatório de afastamento gerado pelo sistema MENTORH com informações relativas ao setor hospitalar e a ocupação do profissional, bem como a quantidade de dias e ao motivo da licença laboral. Os pesquisadores receberão todos os dados, que serão alvo da pesquisa em questão, de forma cegada, garantindo sigilo, imparcialidade, objetividade e segurança das informações. Tais dados serão trabalhados de forma exclusivamente analítico-descritiva, buscando a análise da existência ou não da
interferência do ambiente de trabalho na saúde desses funcionários, bem como os principais motivos de afastamento laboral. Inicialmente, para este projeto, foi realizada uma revisão bibliográfica de artigos científicos, acessados por plataformas de pesquisa como PubMed e SciELO, tendo como palavras-chaves “hospital environment”, “outsourced services”, “quality of life”, “work environment” “hospital environment” e “EBSERH”. Reuniu-se, através da busca direcionada, 47 artigos para leitura seletiva,
dos quais 12 foram selecionados. Desse modo, foi possível reunir informaçõesrelevantes e embasadas acerca do assunto para a realização desse projeto.

Amostra: 1246

Critérios de inclusão: Serão incluídos na amostra desta pesquisa funcionários que têm ou tiveram vínculo empregatício com o HEUFPEL da rede EBSERH entre os anos de 2015 a 2023 e tenham solicitado afastamento laboral neste período, independente do tempo de licença médica e do motivo do afastamento.

Critérios de exclusão: Serão excluídos da amostra desta pesquisa funcionários que têm ou tiveram vínculo empregatício com o HEUFPEL da rede EBSERH entre os anos de 2015 a 2023 e não tenham solicitado afastamento das atividades laborais neste período. Também serão excluídos funcionários pertencentes à equipe com contrato de trabalho terceirizado.

Indicadores, Metas e Resultados

Em se tratando de resultados e impactos do estudo, espera-se que, após avaliação de dados, sejam estabelecidas associações com fatores desencadeantes de patologias ocupacionais bem como sua associação com o ambiente hospitalar. Espera-se que essas associações tenham impacto no serviço, visto que a partir dessa análise poderemos definir uma perspectiva real dos principais motivos de afastamento
laboral, visando quantificar a problemática na prática, atuar em estratégias preventivas e identificar população de risco para desfechos negativos, visando tornar o ambiente ocupacional hospitalar mais acolhedor aos seus funcionários

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANA LOURENCO DA SILVA7
GABRIEL CANHETE MACHADO
GIOVANA DUZZO GAMARO4
LIANA GUEDES DA SILVA
LORENA SPANHOL PEREIRA
MARIANGELA HEPPE LOPES6
PEDRO CAVALLERI MACHADO
TCHANDRA MACHADO DE VARGAS

Página gerada em 21/12/2024 13:32:48 (consulta levou 0.109161s)