Nome do Projeto
Percepção e conhecimento dos consumidores de Pelotas/RS a respeito da nova rotulagem de alimentos
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
20/08/2024 - 31/07/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
A rotulagem nutricional dos alimentos disponibiliza informações sobre propriedades nutricionais destes, compreendendo a declaração de valor energético e os principais nutrientes. Os rótulos dos alimentos são a primeira ferramenta de informação nutricional utilizada pelos consumidores na hora da compra e consumo que podem influenciar a percepção de qualidade dos clientes. As advertências nutricionais como rótulos na frente da embalagem foram implementadas como um aviso público, política que ajuda os consumidores a reconhecer alimentos processados com altos níveis de nutrientes críticos (sódio, gorduras saturadas, carboidratos e calorias). Contudo, apesar desta ferramenta ser bem posicionada na tomada de decisão do consumidor, há pouco conhecimento sobre o relacionamento entre a mensagem enviada pela rotulagem frontal, o conhecimento nutricional, a motivação do consumidor e a sua percepção sobre a nova rotulagem. Tendo em vista o mencionado, este será um estudo observacional transversal, conduzido com consumidores em supermercados na cidade de Pelotas/ RS, por meio da aplicação de questionário com 17 questões contendo informações sobre o hábito de leitura da rotulagem e o seu conhecimento sobre a nova rotulagem de alimentos. A amostragem será composta por 384 entrevistados, tendo como critério de inclusão, homens e mulheres na faixa etária entre 20-89 anos. O presente estudo possui como objetivo geral avaliar a percepção e conhecimento dos consumidores a respeito da nova rotulagem em Pelotas/RS. Será possível analisar, dentro dessa amostra, o quanto a rotulagem dos alimentos influencia o consumidor na hora da compra, levando em consideração questões como sexo, idade, nível de escolaridade e conhecimento dos entrevistados.

Objetivo Geral

Investigar a percepção e o conhecimento do consumidor a respeito da nova rotulagem.
Verificar se o consumidor realiza a leitura de rótulos ao comprar um produto alimentício no supermercado, o quanto compreende o que significa o rótulo nos alimentos e se as informações contidas nos rótulos influenciam suas escolhas na hora de comprar e consumir um produto.

Justificativa

Recentemente a legislação brasileira atualizou em relação a apresentação dos rótulos nos alimentos. Nestes, são apresentadas todas as informações necessárias para o consumidor saber o que está comprando, do que está se alimentando e a partir daí, fazer as suas escolhas. Acredita-se que a maioria dos consumidores não lê os rótulos no momento da compra dos alimentos e que não sabem a respeito da atualização da legislação. Com este projeto, pretende-se saber que percentual da população lê rótulos antes de adquirir os produtos e também atualizar os participantes a respeito das mudanças na legislação de rotulagem.

Metodologia

Será realizado um estudo observacional transversal com análise de dados quantitativos, por meio da aplicação de um questionário que levará em consideração os principais pontos a serem desenvolvidos no estudo de dissertação. Serão realizadas entrevistas com consumidores em três redes de supermercados da cidade de Pelotas/RS, em pelo menos três dias da semana, e um dia no final de semana, nos turnos da manhã, entre 9 e 11h, e ao final do dia, entre 17 e 19h. As entrevistas serão realizadas pela autora e por integrantes do LIPOA (Laboratório de Inspeção de Produtos de Origem Animal), da Faculdade de Veterinária da UFPel, de maneira voluntária. Esses receberão orientações prévias e treinamento de como a
aplicação do questionário deverá ser realizada. Para calcular o tamanho da amostra, foi utilizado o programa OpenEpi, utilizando dados do IBGE sobre a população, com uma frequência hipotética de 50% do resultado na população, um limite de confiança de 95% e um efeito do desenho de 1%, totalizando 384 entrevistados. Esse número será dividido entre os supermercados selecionados, em que cada estabelecimento terá um igual percentual de entrevistados. Antes da aplicação oficial dos questionários, será realizado um projeto piloto, por uma semana, afim de testar a aderência e comportamento da população frente à proposta de pesquisa. Em relação ao contato com os usuários, esse será feito por meio de abordagem aleatória, e os critérios de exclusão serão: clientes analfabetos, menores de 20 ou maiores de 89 anos. Já, os critérios de inclusão serão: consumidores entre 20 e 89 anos que consumam alimentos embalados. Para a coleta de dados, será realizada uma entrevista com 17 questões, a qual será realizada de maneira que o entrevistado responda a respeito da atuação da rotulagem de alimentos sobre o seu consumo, de forma que a entrevista flua de maneira direta. Em caso de caso de fuga das pautas da entrevista por parte do entrevistado, o entrevistador, de forma sutil, retomará as questões relativas à entrevista. A pesquisa será realizada nos meses de julho e agosto em redes de supermercados. Em relação à duração das entrevistas, está previsto um tempo médio entre 3 a 5 minutos. As entrevistas serão realizadas conforme o questionário do estudo, e a participação na pesquisa será de forma voluntária e mediante a assinatura do Termo de consentimento livre e esclarecido, o qual será preenchido em duas vias, uma que ficará com o entrevistado e outra com o entrevistador. Caso o entrevistado, durante a entrevista, deseje retirar a sua participação do projeto, ele não será prejudicado, e a identificação dos participantes será mantida em sigilo. Para a realização do estudo nos estabelecimentos, cada responsável pelo local receberá um Termo de anuência para a autorização da pesquisa no local. A análise dos dados será realizada no programa OpenEpi versão 3.01. Os dados coletados por meio de entrevista serão registrados em planilhas em um banco de dados gerado pelo entrevistador utilizando o programa estatístico Epidata versão 6.04. Os termos de consentimento livre e esclarecido serão armazenados
em arquivo digital pelos próximos cinco anos, afim de preservar a inviolabilidade das informações. Na análise estatística, será verificada a média de idade da população, mediana, assim como medidas de dispersão como variância e desvio-padrão, as quais serão apresentadas em tabelas e gráficos com os resultados encontrados. Também serão avaliados fatores como idade, gênero e escolaridade, o quais serão correlacionados com a leitura de rotulagem, conhecimento da nova rotulagem e se essa modificou a sua alimentação. Também será avaliado se os consumidores que apresentam doenças crônicas ou alergias e intolerâncias alimentares realizam a leitura de rotulagem com mais frequência. Após o término das entrevistas os consumidores receberão um panfleto informativo a respeito da nova rotulagem de alimentos.

Indicadores, Metas e Resultados

Com o presente estudo espera-se estimar a preocupação do consumidor na leitura de rótulos de alimentos, a sua percepção na leitura e a influência da rotulagem na compra de produtos alimentícios.
Acredita-se que após a aplicação dos questionários aos usuários, será comprovado que, em sua maioria, os consumidores não se atentam a leitura da rotulagem e não possuem conhecimento da nova rotulagem de alimentos, sendo influenciados na hora da compra por embalagens mais atrativas. Também se espera que os consumidores mais atentos à leitura de rótulos sejam aqueles que possuem alergias, intolerâncias alimentares ou doenças crônicas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
EDUARDA HALLAL DUVAL2
EVERTON FAGONDE DA SILVA2
ISABEL DE ALMEIDA MANCINI
JÉSSICA ARENA BANDEIRA

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