Nome do Projeto
ATUALIZAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA A DISCIPLINA DE DIETÉTICA II
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
20/08/2024 - 31/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
A disciplina de Dietética II, ofertada no quarto semestre do Curso de Nutrição da UFPel, tem como objetivo capacitar o acadêmico para a prescrição dietética, atribuição essa privativa do nutricionista. Diante da necessidade de oportunizar aos estudantes contato com referências de qualidade, de uma forma mais acessível e moderna, e que incentive o interesse pela leitura, em 2019 e 2020 foi elaborado um material didático para ser utilizado como texto base nas aulas de Dietética II. Entretanto, as constantes mudanças científicas exigem aprimoramento constante de qualquer conteúdo teórico. Diante disso, esse projeto busca atualizar o e-book de Dietética. Novos capítulos serão acrescentados ao material, de acordo com os assuntos trabalhados em sala de aula, assim como será feita toda a revisão do conteúdo já existente a partir de extensa pesquisa bibliográfica, e será apresentado em formato pdf. Este projeto de ensino será realizado durante os anos de 2024 e 2025, com o início da aplicação do novo material didático no primeiro semestre de 2025.

Objetivo Geral

Atualizar um material didático para ser utilizado como texto base das aulas de Dietética II, do Curso de Nutrição, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Justificativa

De acordo com a Resolução do Conselho Federal de Nutricionistas nº 600/2018, é atribuição privada deste profissional a prescrição dietética. Devido sua importância e a ampla área de aplicação (ambulatórios, consultórios, hospitais e domicílios) a Dietética deve ser trabalhada de forma eficiente e enfática durante o Curso (CFN, 2018).
A disciplina de Dietética II, ofertada no quarto semestre do Curso de Nutrição da UFPel, tem como objetivo capacitar o acadêmico para a prescrição dietética, a partir da aplicação dos fundamentos básicos para elaboração, cálculo, análise e adequação nutricional de dietas para indivíduos saudáveis. Durante o semestre, são desenvolvidos assuntos como calorimetria, metabolismo e necessidades de micronutrientes, cálculo de peso teórico, além da elaboração de dietas para adultos, adolescentes, idosos e atletas. Conforme já mencionado, essa disciplina é fundamental para o desenvolvimento do acadêmico em diferentes áreas de atuação profissional, sendo pré-requisito de outros quatro componentes curriculares, além dos estágios (WHITNEY, E.; ROLFES, 2008a,b; CHAMPE.; HARVEY; FERRIER, 2009; UFPEL, 2023; RAYMOND.; MORROW, 2022).
É sabido que a forma de agir e de estudar dos acadêmicos mudou. Atualmente, a utilização de meios eletrônicos tomou o espaço outrora ocupado por livros (DIAS; NEVES; COELHO, 2017). A falta de interesse, assim como os recursos escassos contribuíram, em maior ou menor grau, para a redução de oferta de bons exemplares nas bibliotecas. Além disso, no meio acadêmico, principalmente na área da Saúde, é muito exigido que os estudantes busquem suas informações em artigos científicos e em bases de dados, por serem mais atualizados do que os livros; entretanto, vieses de busca ocorrem frequentemente, e os estudantes terminam por utilizar fontes leigas ou com pouca evidência científica.
Portanto, é fundamental que os acadêmicos de Nutrição saiam capacitados da disciplina de Dietética II, com conhecimentos sedimentados e que possam ser aplicados em diversos momentos da sua vida profissional. Diante da necessidade de oportunizar aos estudantes contato com referências de qualidade, de uma forma mais acessível e moderna, e que incentive o interesse pela leitura, este projeto tem como objetivo a elaboração de um material didático para ser utilizado como texto base nas aulas de Dietética II.
É válido ressaltar que o e-book elaborado em 2020 vem sendo utilizado nas aulas de Dietética II de maneira exitosa. Entretanto, é fundamental a constante atualização, para que se acompanhe as mudanças científicas da área da Nutrição.

Metodologia

O material didático será constituído por capítulos, preferencialmente respeitando a ordem e os assuntos trabalhados em aula, de acordo com a ementa e o plano de ensino da disciplina (UFPEL, 2023). O material construído anteriormente conta com, aproximadamente, metade dos conteúdos trabalhados em sala de aula, sendo necessária a inserção dos conteúdos faltantes.
Os textos serão elaborados a partir de extensa pesquisa de cunho científico, mas escritos em linguagem acessível a acadêmicos do quarto semestre do Curso de Nutrição. Para torna-los mais atrativos, serão utilizados esquemas, figuras, entre outros. Também serão indicados links de artigos complementares ou de destaque sobre o assunto, questões de concurso referentes ao tema, dicas de reportagens, etc.
Os professores da disciplina serão responsáveis pela escolha dos temas, das referências utilizadas e pela revisão constante da escrita do material. Os acadêmicos, por sua vez, serão responsáveis pela busca de referências, pela elaboração e atualização constante do material.
Após a construção do material didático, o mesmo será apresentado aos acadêmicos da disciplina, com o intuito de fazer melhorias ou correções. Também será aplicada uma pesquisa de satisfação, com o intuito de avaliar o material com o olhar do discente.
O material didático atualizado será apresentado em formato pdf e será distribuído gratuitamente para os acadêmicos de Dietética II, a partir do primeiro semestre de 2025. Até o final do ano de 2025 serão feitas as correções necessárias. O material digital, além de facilidade de acesso, pode ser mais facilmente revisado, além de apresentar custo zero (Willians; Tollett, 2009).

Indicadores, Metas e Resultados

A partir da elaboração desse material didático, espera-se fomentar a leitura e o interesse em aprofundar o conhecimento referente aos conteúdos de Dietética II, entre os acadêmicos do Curso de Nutrição. Além disso, busca-se exterminar o hábito de “estudar apenas os slides”, tão disseminado atualmente e que torna o acadêmico um decorador de conteúdos. As deficiências em Dietética II refletem em diversos momentos do Curso, visto ser a disciplina base para toda a área de Nutrição Clínica.
Ainda, espera-se que as acadêmicas envolvidas diretamente no desenvolvimento do material possam estreitar o interesse pela pesquisa, e que favoreçam a construção da ferramenta, por terem o olhar do discente.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANNE Y CASTRO MARQUES5
CLEO SILVEIRA ACOSTA
EDUARDO STEIGLEDER DESIMON
LUCIA ROTA BORGES5
PAMELA CRISLAINE DUARTE DE DUARTE

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