Nome do Projeto
PSICON
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
26/08/2024 - 26/08/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
A PSICON intenciona desenvolver pessoal e profissionalmente os seus membros por meio da vivência organizacional e promover uma aproximação entre a universidade e a comunidade. Para isso, realiza estudos e projetos, bem como oferece serviços, que contribuem para o desenvolvimento regional e para a formação profissionais capacitados para atuar no mundo do trabalho e nas realidades organizacionais.
Objetivo Geral
Promover a integração teórico-prática entre as atividades na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho desenvolvidas no curso de Psicologia e desenvolver o espírito crítico e analítico, bem como o poder de agência, das(os) acadêmicas(os) do curso - contribuindo para o aperfeiçoamento e desenvolvimento da formação e para construção de redes de contato profissional desde a graduação.
Justificativa
Vivemos transformações sociais profundas nas últimas décadas. Os desafios de um mundo VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo) se tornaram tão robustos que passamos para um modelo BANI (frágil, ansioso, não linear e incompreensível) (Gonçalves e Avella, 2023). E, nesse sentido, indubitavelmente, o mundo do trabalho, as formas de gestão e a organização das grandes empresas e do Estado foram lugares onde mais fortemente testemunhamos e sentimos o impacto de todas essas mudanças.
A reforma trabalhista (Leis nº 13.467/2017 e 13.429/2017) criou dispositivos de flexibilização, descentralização e individualização de riscos que fomentam trajetórias profissionais movediças e a construção de carreiras onde cada indivíduo deve assumir por si as responsabilidades sobre o seu percurso profissional, fazendo escolhas e operando transformações num cenário econômico e político cheio de imprevistos e numa cultura do trabalho onde a competitividade é alta, as remunerações são variáveis e a jornada de trabalho é despadronizada (Miraglia et al., 2018; Krein e Colombi, 2019).
Nesse cenário, as organizações éticas, as quais tem a ética como um princípio básico e limitador de determinadas ações e resultados almejados, são um modelo em expansão graças, em parte, às pressões por responsabilidade social. As organizações sem fins lucrativos e seus stakeholders despontam como importantes agentes econômicos e sociais, operando com reduzidos custos operacionais e de tributação e podendo oferecer serviços de qualidade a um custo baixo.
Desse modo, é imprescindivel que alunas(os) do cursos de graduação possam passar pela experência de viver o ambiente organizacional e suas facetas (como o mercado financeiro, o mercado de trabalho, as ações e adaptações organizacionais em situações de eventos extremos - sejam eles climáticos ou políticos, as modificações nas carreiras dentro dos cenários contemporâneos) durante a vivência do curso. Ainda, faz-se necessário que as(os) estudantes ampliem a sua bagagem de conhecimentos teóricos e práticos sobre o mundo do trabalho, as práticas empreendedoras e as habilidades empresariais.
A reforma trabalhista (Leis nº 13.467/2017 e 13.429/2017) criou dispositivos de flexibilização, descentralização e individualização de riscos que fomentam trajetórias profissionais movediças e a construção de carreiras onde cada indivíduo deve assumir por si as responsabilidades sobre o seu percurso profissional, fazendo escolhas e operando transformações num cenário econômico e político cheio de imprevistos e numa cultura do trabalho onde a competitividade é alta, as remunerações são variáveis e a jornada de trabalho é despadronizada (Miraglia et al., 2018; Krein e Colombi, 2019).
Nesse cenário, as organizações éticas, as quais tem a ética como um princípio básico e limitador de determinadas ações e resultados almejados, são um modelo em expansão graças, em parte, às pressões por responsabilidade social. As organizações sem fins lucrativos e seus stakeholders despontam como importantes agentes econômicos e sociais, operando com reduzidos custos operacionais e de tributação e podendo oferecer serviços de qualidade a um custo baixo.
Desse modo, é imprescindivel que alunas(os) do cursos de graduação possam passar pela experência de viver o ambiente organizacional e suas facetas (como o mercado financeiro, o mercado de trabalho, as ações e adaptações organizacionais em situações de eventos extremos - sejam eles climáticos ou políticos, as modificações nas carreiras dentro dos cenários contemporâneos) durante a vivência do curso. Ainda, faz-se necessário que as(os) estudantes ampliem a sua bagagem de conhecimentos teóricos e práticos sobre o mundo do trabalho, as práticas empreendedoras e as habilidades empresariais.
Metodologia
- Desenvolver um conjunto de atividades de ensino, extensão e pesquisa focalizadas em atender as necessidades dos discentes de graduação de apoio para transição da fase de vivência universitária para o mundo do trabalho a partir de inserção nas organizações e na vida profissional, bem como a partir de ações de orientação profissional, planejamento de carreira e desenvolvimento de vida
- Promover o debate acadêmico interdisciplinar sobre o tema do trabalho, da carreira e do emprego
- Promover o diálogo e a cooperação dos discentes com a sociedade e a comunidade não acadêmica, desenvolvendo atividades extensionistas marcadas pelo compromisso social
- Promover a qualificação das atividades de ensino e de formação profissional, a partir do desenvolvimento teórico-prático sobre o mundo do trabalho, a realidade das organizações (sobretudo as empresas), as carreiras no cenário contemporâneo, a saúde mental e qualidade de vida do trabalhador e do estudante universitário
- Promover o debate acadêmico interdisciplinar sobre o tema do trabalho, da carreira e do emprego
- Promover o diálogo e a cooperação dos discentes com a sociedade e a comunidade não acadêmica, desenvolvendo atividades extensionistas marcadas pelo compromisso social
- Promover a qualificação das atividades de ensino e de formação profissional, a partir do desenvolvimento teórico-prático sobre o mundo do trabalho, a realidade das organizações (sobretudo as empresas), as carreiras no cenário contemporâneo, a saúde mental e qualidade de vida do trabalhador e do estudante universitário
Indicadores, Metas e Resultados
Aprimorar o conhecimento sobre o mundo do trabalho e qualificar estudantes para atuar profissionalmente após a formatura
Estimular a relação e o diálogo entre os saberes teórico-acadêmicos e a realidade do mundo do trabalho na formação profissional dos alunos
Qualificar a formação acadêmica de alunos de graduação através de sua participação em projetos desenvolvidos no âmbito do Projeto
Estimular a relação e o diálogo entre os saberes teórico-acadêmicos e a realidade do mundo do trabalho na formação profissional dos alunos
Qualificar a formação acadêmica de alunos de graduação através de sua participação em projetos desenvolvidos no âmbito do Projeto
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
DANIEL RODRIGUES ECHEVARRIA | 4 | ||
LUCIANA MECKING ARANTES | 4 | ||
RAFAELLA AMOZA KLEIN | |||
THAÍSE MENDES FARIAS | 6 |