Nome do Projeto
PSICON
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
26/08/2024 - 26/08/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
A PSICON intenciona desenvolver pessoal e profissionalmente os seus membros por meio da vivência organizacional e promover uma aproximação entre a universidade e a comunidade. Para isso, realiza estudos e projetos, bem como oferece serviços, que contribuem para o desenvolvimento regional e para a formação profissionais capacitados para atuar no mundo do trabalho e nas realidades organizacionais.

Objetivo Geral

Promover a integração teórico-prática entre as atividades na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho desenvolvidas no curso de Psicologia e desenvolver o espírito crítico e analítico, bem como o poder de agência, das(os) acadêmicas(os) do curso - contribuindo para o aperfeiçoamento e desenvolvimento da formação e para construção de redes de contato profissional desde a graduação.


Justificativa

Vivemos transformações sociais profundas nas últimas décadas. Os desafios de um mundo VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo) se tornaram tão robustos que passamos para um modelo BANI (frágil, ansioso, não linear e incompreensível) (Gonçalves e Avella, 2023). E, nesse sentido, indubitavelmente, o mundo do trabalho, as formas de gestão e a organização das grandes empresas e do Estado foram lugares onde mais fortemente testemunhamos e sentimos o impacto de todas essas mudanças.
A reforma trabalhista (Leis nº 13.467/2017 e 13.429/2017) criou dispositivos de flexibilização, descentralização e individualização de riscos que fomentam trajetórias profissionais movediças e a construção de carreiras onde cada indivíduo deve assumir por si as responsabilidades sobre o seu percurso profissional, fazendo escolhas e operando transformações num cenário econômico e político cheio de imprevistos e numa cultura do trabalho onde a competitividade é alta, as remunerações são variáveis e a jornada de trabalho é despadronizada (Miraglia et al., 2018; Krein e Colombi, 2019).
Nesse cenário, as organizações éticas, as quais tem a ética como um princípio básico e limitador de determinadas ações e resultados almejados, são um modelo em expansão graças, em parte, às pressões por responsabilidade social. As organizações sem fins lucrativos e seus stakeholders despontam como importantes agentes econômicos e sociais, operando com reduzidos custos operacionais e de tributação e podendo oferecer serviços de qualidade a um custo baixo.
Desse modo, é imprescindivel que alunas(os) do cursos de graduação possam passar pela experência de viver o ambiente organizacional e suas facetas (como o mercado financeiro, o mercado de trabalho, as ações e adaptações organizacionais em situações de eventos extremos - sejam eles climáticos ou políticos, as modificações nas carreiras dentro dos cenários contemporâneos) durante a vivência do curso. Ainda, faz-se necessário que as(os) estudantes ampliem a sua bagagem de conhecimentos teóricos e práticos sobre o mundo do trabalho, as práticas empreendedoras e as habilidades empresariais.

Metodologia

- Desenvolver um conjunto de atividades de ensino, extensão e pesquisa focalizadas em atender as necessidades dos discentes de graduação de apoio para transição da fase de vivência universitária para o mundo do trabalho a partir de inserção nas organizações e na vida profissional, bem como a partir de ações de orientação profissional, planejamento de carreira e desenvolvimento de vida
- Promover o debate acadêmico interdisciplinar sobre o tema do trabalho, da carreira e do emprego
- Promover o diálogo e a cooperação dos discentes com a sociedade e a comunidade não acadêmica, desenvolvendo atividades extensionistas marcadas pelo compromisso social
- Promover a qualificação das atividades de ensino e de formação profissional, a partir do desenvolvimento teórico-prático sobre o mundo do trabalho, a realidade das organizações (sobretudo as empresas), as carreiras no cenário contemporâneo, a saúde mental e qualidade de vida do trabalhador e do estudante universitário

Indicadores, Metas e Resultados

Aprimorar o conhecimento sobre o mundo do trabalho e qualificar estudantes para atuar profissionalmente após a formatura
Estimular a relação e o diálogo entre os saberes teórico-acadêmicos e a realidade do mundo do trabalho na formação profissional dos alunos
Qualificar a formação acadêmica de alunos de graduação através de sua participação em projetos desenvolvidos no âmbito do Projeto

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DANIEL RODRIGUES ECHEVARRIA4
LUCIANA MECKING ARANTES4
RAFAELLA AMOZA KLEIN
THAÍSE MENDES FARIAS6

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