Nome do Projeto
RESPONET - Responsabilidade na Internet
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/10/2024 - 01/08/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Direitos Humanos e Justiça / Educação
Linha de Extensão
Direitos individuais e coletivos
Resumo
O projeto possui como objetivo geral a realização de ações de extensão voltadas à reflexão sobre o uso responsável na internet. A expansão do uso da internet pela população brasileira e a fragmentação da regulação nacional e internacional do ciberespaço têm levado a uma série de consequências sociais que merecem ser debatidas. Neste contexto, o projeto propõe a condução de uma série de ações que incluem a elaboração e a realização de oficinas com membros da comunidade local e a construção de uma plataforma digital para divulgar ações de conscientização sobre o uso responsável da internet.

Objetivo Geral

O projeto propõe a realização de ações de extensão voltadas à discussão sobre a necessidade de um comportamento responsável na internet. Tomando por base estudos recentes sobre os impactos sociais da internet e das redes sociais e o arcabouço normativo existente, os participantes da ação serão levados à reflexão sobre os limites do uso da internet no contexto contemporâneo.

Justificativa

Nos últimos anos, o uso da internet tem crescido entre a população brasileira, englobando várias atividades, como educação, lazer e negócios. Enquanto o Brasil encontra-se cada vez mais conectado, as consequências do aumento do uso da internet são pouco debatidas. Obras como o documentário “Dilema das Redes” de Jeff Orlowski, e os livros “Dez Argumentos para Você Deletar Agora as suas Redes Sociais” de Jaron Lanier, “Algoritmos de Destruição em Massa” de Cathy O´Neil e a “Era do Capitalismo de Vigilância” de Shoshana Zuboff, apontam os impactos sociais no uso de big data, algoritmos e redes sociais. Entre os impactos negativos, é possível apontar a difusão de desinformação, excessiva polarização, isolamento social, erosão da privacidade, cyberbullyng e cyberstalking, contribuição em transtornos mentais como ansiedade e depressão, especialmente entre os mais jovens. A regulação da internet é extremamente fragmentada, não havendo uma legislação nacional única ou um tratado internacional versando sobre o tema. Neste cenário, inexistente uma compreensão clara entre os usuários da internet sobre quais devem ser os limites do seu comportamento na internet, bem como as possíveis consequências em caso de descumprimento de uma das normas.

Metodologia

O projeto consiste em uma série de ações de extensão voltada à conscientização em torno do comportamento responsável na internet e nas redes sociais. Para isso, está sendo programada a realização de oficinais presenciais com a comunidade local (como escolas, associações comunitárias e outras entidades da sociedade civil), com o objetivo de fomentar a reflexão sobre o tema. Ao final da oficina, será aplicado um questionário para medir a compreensão do tema entre os participantes. O objetivo é que os participantes ao final da oficinal possam compreender os limites e as potenciais consequência do uso da internet e das redes sociais. O projeto também pretende desenvolver uma plataforma digital que possa abarcar um público mais abrangente e seja capaz de divulgar as ações realizadas. Os alunos participarão ativamente da iniciativa, elaborando o workshop, folders e material de apoio, elaborando o questionário e divulgando a iniciativa na internet e nas redes sociais.

Indicadores, Metas e Resultados

A meta para este projeto é de realizar, pelo menos, dois workshops presenciais por ano, por um período de quatro anos. Espera-se que, com isso, seja possível difundir a importância de manutenção de um comportamento responsável na internet no nível local. As informações extraídas dos questionários aplicados entre os participantes serão utilizadas como base, posteriormente para elaboração de um artigo científico que irá trazer os resultados da pesquisa. O artigo será publicado em revista especializada com estrato superior “Qualis” na área da ciência política e relações internacionais. Adicionalmente, será criada uma plataforma digital (blog, instagram) para divulgar externamente as ações do projeto e informações sobre o uso responsável da internet dirigida ao público geral.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
FERNANDO GOULART DA SILVA JUNIOR
LUCIANO VAZ FERREIRA4

Página gerada em 21/10/2024 23:41:32 (consulta levou 0.083761s)