Nome do Projeto
Uma contribuição do Design no desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem (OA) para as escolas municipais da cidade de Pelotas-RS
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
23/09/2024 - 21/04/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
O objetivo desse projeto é realizar uma pesquisa em escolas municipais da cidade de Pelotas-RS, que foram atingidas pela enchente de maio de 2024, a fim de identificar a necessidade de Objetos de Aprendizagem (OA) que possam ser desenvolvidos na disciplina de Design Instrucional, do curso de Design da UFPel. A metodologia da pesquisa será dividida em quatro etapas: revisão de literatura, coleta de dados, análise de dados e resultados. O instrumento para a coleta de dados será a entrevista semi-estruturada. As diretoras das escolas serão convidadas a participar na pesquisa de forma voluntária a fim de relatar quais são as principais necessidades de objetos de aprendizagem nas escolas que foram atingidas pela enchente. Os dados coletados na pesquisa serão analisados de forma qualitativa. Como resultado, serão geradas ideias de objetos de aprendizagem que poderão ser desenvolvidos pelos alunos na disciplina de Design Instrucional – que será oferecida a partir de 2025/1 no curso de Design da UFPel.

Objetivo Geral

Realizar uma pesquisa em escolas municipais da cidade de Pelotas-RS, que foram atingidas pela enchente de maio de 2024, a fim de identificar a necessidade de Objetos de Aprendizagem (OA) que possam ser desenvolvidos na disciplina de Design Instrucional, do curso de Design da UFPel.

Justificativa

Esse projeto justifica-se no contexto social ao buscar aproximar as escolas municipais com a universidade. Após a enchente de maio de 2024, muitas escolas tiveram o seu patrimônio danificado pela água, como livros, apostilas, jogos e outros materiais didáticos. Nesse sentido, esse projeto propõe-se em identificar a necessidade desses materiais e levar para a disciplina de Design Instrucional para que os alunos possam desenvolvê-los em sala de aula. Os alunos terão contato com casos reais e irão desenvolver objetos de aprendizagem que poderão, de fato, serem utilizados em sala de aula para auxiliar na aprendizagem dos alunos das escolas municipais participantes do projeto. Espera-se que essa vivência possa despertar a consciência social dos alunos da disciplina de Design Instrucional, ao mesmo tempo em que beneficia os alunos da rede pública com materiais de aprendizagem específicos que atendam às suas necessidades.

Metodologia

A metodologia proposta nesse projeto pode ser dividida em quatro etapas, conforme podemos acompanhar a seguir:
1. Revisão de literatura: será feita uma revisão de literatura para levantar o que já foi publicado sobre o tema pesquisado.
2. Coleta de dados: será feita uma entrevista semi-estruturada com as diretoras com o intuito de identificar a necessidade de objetos de aprendizagem para as escolas municipais da cidade de Pelotas – RS, que foram atingidas pela enchente de maio de 2024.
3. Análise de dados: os dados coletados durante a entrevista, como áudio, anotações, imagens e vídeos, serão documentados e analisados. Será feita uma análise qualitativa dos dados obtidos na entrevista.
4. Resultados: após a coleta e análise dos dados, serão geradas ideias de objetos de aprendizagem que possam ser desenvolvidos pelos alunos na disciplina de Design Instrucional – que será oferecida a partir de 2025/1.

Indicadores, Metas e Resultados

Os resultados esperados são:
• Capacitar o aluno no desenvolvimento de pesquisas científicas na área de Design Instrucional;
• Contribuir para alcançar o ODS 4 – Educação de Qualidade ao levantar a necessidade de objetos de aprendizagem para as escolas municipais de Pelotas-RS;
• Levantar as necessidades de objetos de aprendizagem das escolas municipais de Pelotas-RS, que poderão ser desenvolvidos pelos alunos na disciplina de Design Instrucional;
• Futuramente, desenvolver em sala de aula objetos de aprendizagem que possam ser utilizados nas escolas municipais a fim de contribuir para a aprendizagem dos alunos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRÉIA DE LIMA BORDINI1
CAROLINA BRAVO PILLON2
Cilene Estol Cardoso1
MARIA EDUARDA VERONEZ MONTERA
THAIS CRISTINA MARTINO SEHN1
TOBIAS TESSMANN MULLING1

Página gerada em 21/10/2024 23:35:32 (consulta levou 0.136530s)