Nome do Projeto
Acessibilidade não tem idade: Disseminação da acessibilidade desde a infância em escolas de Pelotas
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
03/11/2024 - 31/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Trabalho / Educação
Linha de Extensão
Direitos individuais e coletivos
Resumo
A acessibilidade tem papel fundamental na garantia de que direitos e liberdades fundamentais sejam assegurados a quem possui desafios em termos e necessidades, habilidades e limitações, independente de como elas se manifestam. Apesar de sua importância, a disseminação de seus conceitos e práticas parece ainda carecer de amplos desafios. Neste contexto, propostas que busquem promover a disseminação e prática da acessibilidade em idades mais jovens pode ajudar a acessibilidade a permear melhor a sociedade como um todo. O presente projeto tem por objetivo projetar e desenvolver conteúdos e ações com foco na promoção entre jovens e crianças de uma cultura alinhada com acessibilidade. O projeto envolve dois tipos principais de metodologia, sendo o primeiro caso composto por ações internas e o segundo por ações práticas de interação com a comunidade.

Objetivo Geral

O presente projeto tem por objetivo projetar e desenvolver conteúdos e ações com foco na promoção entre jovens e crianças de uma cultura alinhada com acessibilidade.

Justificativa

A acessibilidade tem papel fundamental na garantia de que direitos e liberdades fundamentais sejam assegurados a quem possui desafios em termos e necessidades, habilidades e limitações, independente de como elas se manifestam. Apesar de sua importância, a disseminação de seus conceitos e práticas parece ainda carecer de amplos desafios. Seus princípios acabam chegando à sociedade através de ações que tem suas origens muitas vezes amparadas por obrigações legais e, na maior parte das vezes, no contexto em que pessoas adultas e despreparadas para lidar com tal assunto. Dessa forma, a assimilação de uma importante área de conhecimento acaba por ser muitas vezes muito compreendida e praticada. Sendo assim, propostas que busquem promover a disseminação e prática da acessibilidade em idades mais jovens pode ajudar a acessibilidade a permear melhor a sociedade como um todo.

Metodologia

O projeto envolve dois tipos principais de metodologia. A primeira consiste no que será nomeado no presente projeto por ações internas. Dentro deste contexto será realizada uma metodologia voltada para a preparação da equipe que irá interagir com a comunidade, bem como serão estabelecidas estratégias para produção de conteúdos didáticos e documentais. A segunda metodologia envolve mais especificamente as ações práticas de interação com a comunidade, as quais devem envolver métodos de exposição de conteúdos, estimulação e resposta.

Indicadores, Metas e Resultados

Os principais indicadores levados em conta no projeto serão o número de pessoas da comunidade alcançadas pelas ações e número de encontros consumados com a comunidade. Pretende-se alcançar pelo menos 6 turmas de escolas em nível fundamental e com idades situadas entre 7 e 10 anos. O principal resultado esperado a partir da realização do projeto consiste na produção de conteúdo compatível com a divulgação do resultados, especialmente a produção de artigos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ISABELA FERNANDES ANDRADE4
JULIANA TASCA TISSOT3
LUIS ANTONIO DOS SANTOS FRANZ4
LUIZA DA SILVA PINTO
RENATA HEIDTMANN BEMVENUTI3

Página gerada em 21/12/2024 13:15:12 (consulta levou 0.150353s)