Nome do Projeto
Acessibilidade não tem idade: Disseminação da acessibilidade desde a infância em escolas de Pelotas
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
03/11/2024 - 31/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Trabalho / Educação
Linha de Extensão
Direitos individuais e coletivos
Resumo
A acessibilidade tem papel fundamental na garantia de que direitos e liberdades fundamentais sejam assegurados a quem possui desafios em termos e necessidades, habilidades e limitações, independente de como elas se manifestam. Apesar de sua importância, a disseminação de seus conceitos e práticas parece ainda carecer de amplos desafios. Neste contexto, propostas que busquem promover a disseminação e prática da acessibilidade em idades mais jovens pode ajudar a acessibilidade a permear melhor a sociedade como um todo. O presente projeto tem por objetivo projetar e desenvolver conteúdos e ações com foco na promoção entre jovens e crianças de uma cultura alinhada com acessibilidade. O projeto envolve dois tipos principais de metodologia, sendo o primeiro caso composto por ações internas e o segundo por ações práticas de interação com a comunidade.

Objetivo Geral

O presente projeto tem por objetivo projetar e desenvolver conteúdos e ações com foco na promoção entre jovens e crianças de uma cultura alinhada com acessibilidade.

Justificativa

A acessibilidade tem papel fundamental na garantia de que direitos e liberdades fundamentais sejam assegurados a quem possui desafios em termos e necessidades, habilidades e limitações, independente de como elas se manifestam. Apesar de sua importância, a disseminação de seus conceitos e práticas parece ainda carecer de amplos desafios. Seus princípios acabam chegando à sociedade através de ações que tem suas origens muitas vezes amparadas por obrigações legais e, na maior parte das vezes, no contexto em que pessoas adultas e despreparadas para lidar com tal assunto. Dessa forma, a assimilação de uma importante área de conhecimento acaba por ser muitas vezes muito compreendida e praticada. Sendo assim, propostas que busquem promover a disseminação e prática da acessibilidade em idades mais jovens pode ajudar a acessibilidade a permear melhor a sociedade como um todo.

Metodologia

O projeto envolve dois tipos principais de metodologia. A primeira consiste no que será nomeado no presente projeto por ações internas. Dentro deste contexto será realizada uma metodologia voltada para a preparação da equipe que irá interagir com a comunidade, bem como serão estabelecidas estratégias para produção de conteúdos didáticos e documentais. A segunda metodologia envolve mais especificamente as ações práticas de interação com a comunidade, as quais devem envolver métodos de exposição de conteúdos, estimulação e resposta.

Indicadores, Metas e Resultados

Os principais indicadores levados em conta no projeto serão o número de pessoas da comunidade alcançadas pelas ações e número de encontros consumados com a comunidade. Pretende-se alcançar pelo menos 6 turmas de escolas em nível fundamental e com idades situadas entre 7 e 10 anos. O principal resultado esperado a partir da realização do projeto consiste na produção de conteúdo compatível com a divulgação do resultados, especialmente a produção de artigos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ISABELA FERNANDES ANDRADE4
JULIANA TASCA TISSOT3
LUIS ANTONIO DOS SANTOS FRANZ4
LUIZA DA SILVA PINTO
RENATA HEIDTMANN BEMVENUTI3

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