Nome do Projeto
Efeitos da farinha de Hermetia illucens na dieta de frangos de corte e do cloreto de benzalcônio sobre a microbiologia da cama aviária
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
27/09/2024 - 27/09/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
A crescente busca por fontes proteicas alternativas e sustentáveis, como a farinha de insetos, tem promovido avanços significativos no desempenho zootécnico das aves. No entanto, pouco se sabe sobre os impactos dessa prática na microbiota da cama aviária. Por outro lado, agentes sanitizantes são ferramentas importantes para o controle de microrganismos patogênicos na produção de frangos de corte. O cloreto de benzalcônio, um composto da classe dos quaternários de amônio, é amplamente utilizado na desinfecção de ambientes devido à sua ação antimicrobiana de amplo espectro. Ele tem se mostrado eficaz contra bactérias gram-positivas, gram-negativas, fungos e alguns vírus, o que o torna adequado para a desinfecção de superfícies em áreas industriais, hospitalares e agrícolas. Contudo, há pouca informação na literatura científica sobre sua eficácia como bactericida, fungicida e oocida na produção de frangos de corte, especialmente na cama de frangos. Por essa razão, este estudo visa caracterizar a microbiota bacteriana e fúngica da cama aviária oriunda de um projeto que avaliou os efeitos da inclusão de farinha de Hermetia illucens no desempenho de frangos de corte, além de investigar a atividade bactericida, fungicida e oocida do cloreto de benzalcônio adicionado à cama, com o objetivo de promover biossegurança e otimizar o manejo sanitário na criação de aves.
Objetivo Geral
Estudar o impacto da inclusão de farinha de Hermetia illucens na ração de frangos de corte sobre o perfil microbiológico da cama aviária e avaliar a aplicação de produtos sanitizantes à base de cloreto de benzalcônio durante o vazio sanitário na sobrevivência de bactérias, fungos e oocistos de protozoários.