Nome do Projeto
Palestra: Métodos e tecnologias inovadoras para a Conservação e Restauração de acervos em papel
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
02/10/2024 - 31/10/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Patrimônio cultural, histórico e natural
Resumo
Palestra proferida pelo conservador-restaurador Stephan Schäfer sobre um método inovador para a medição de umidade diretamente no papel, além de novas técnicas de secagem e desinfecção de acervos afetados por fungos e enchentes. O processo será demonstrado a partir de casos reais, como a secagem de documentos já colonizados por fungos e de um acervo congelado após a enchente de 2024 no Rio Grande do Sul. A Apresentação abordará também formas de proteger e conservar documentos a longo prazo, oferecendo soluções práticas para enfrentar desafios de preservação em ambientes de risco.

Objetivo Geral

Divulgar soluções para enfrentar desafios de preservação nos contextos das mudanças climáticas, com ênfase em procedimento de conservação-restauração inovador, desenvolvido como resposta aos problemas decorrentes das enchentes ocorridas no Rio Grande do Sul que atingiram acervos em papel.

Justificativa

As enchentes que ocorreram no estado do Rio Grande do Sul em final de abril e início de maio de 2024 afetaram muitos acervos museológicos, arquivísticos e bibliográficos e trouxeram grandes desafios para resgatar e posteriormente recuperar os materiais atingidos. Os profissionais da área da Conservação-restauração se defrontam com bens culturais molhados, enlameados e com altas contaminações microbiológicas. Neste contexto, alguns acervos, especialmente de obras em papel, foram congelados, visando evitar o desenvolvimento de fungos. O desafio é descongelar e secar os materiais de maneira eficaz e controlada. O conservador-restaurador Stephan Schäfer desenvolveu metodologia inovadora para resolver estas questões, a qual será apresentada em palestra para os discentes, técnicos e docentes do curso de Conservação e Restauração da UFPel. O evento também será aberto para os egressos do curso e comunidade em geral.

Metodologia

1) Organização da palestra com apoio de bolsistas de extensão e do Programa de Educação Tutorial (PET Conservação e Restauro).
2) Produção de material e divulgação nas redes sociais do curso de Conservação e Restauração e PET Conservação e Restauro.
3) Emissão de certificados.

Indicadores, Metas e Resultados

Participação de 60 pessoas, incluindo discentes, técnicos, docentes e egressos do Curso de Conservação e Restauração.
Divulgação prévia e posterior do evento nas redes sociais, buscando potencializar as discussões sobre as soluções possíveis para acervos atingidos pelas enchentes.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA BEATRIZ MOREIRA DE LIMA
CLARISSA MARTINS NEUTZLING
ISIS FÓFANO GAMA
LUIZA DA SILVA COUTO
SILVANA DE FATIMA BOJANOSKI3
Stephan Schäfer

Página gerada em 20/01/2025 19:38:09 (consulta levou 0.081899s)