Nome do Projeto
O impacto das mídias sociais como ferramenta de educação alimentar e nutricional na visão do nutricionista
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
02/10/2024 - 02/10/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
Desde a década de 1990, com o surgimento da internet, a tecnologia digital tem transformado profundamente a forma como comunicamos e acessamos informações. Atualmente, as mídias sociais destacam-se como uma das principais ferramentas de comunicação, impactando diversos setores, incluindo a nutrição. Embora seja amplamente reconhecido que a internet é um recurso valioso para expandir o conhecimento sobre alimentação e saúde, ainda persiste uma lacuna na avaliação sistemática da eficácia real das mídias sociais neste contexto. A relevância deste estudo reside na compreensão do impacto efetivo dessas plataformas na educação alimentar e nutricional da população. O objetivo é analisar como as mídias sociais atuam como ferramentas educativas sob a perspectiva de nutricionistas. Para alcançar esse objetivo, será conduzido um estudo transversal com uma amostra aproximada de 200 nutricionistas que utilizam suas redes sociais com fins educativos. A coleta de dados será realizada por meio de um questionário estruturado na plataforma Google Forms, que investigará a percepção dos nutricionistas quanto à eficácia de seu conteúdo na educação dos seguidores. A partir dos resultados encontrados pretende-se comprovar ou não a hipótese desta pesquisa – “Nutricionistas que utilizam mídias sociais como ferramenta de educação alimentar e nutricional experienciam um impacto positivo significativo na conscientização e modificação dos hábitos alimentares de seus seguidores”.
Objetivo Geral
Analisar o impacto das mídias sociais como ferramenta de educação alimentar e nutricional, a partir da perspectiva de nutricionistas.
Justificativa
Apesar das vantagens oferecidas pelas mídias sociais para a Educação Alimentar e Nutricional (EAN), para Balatsoukas et al. (2015, p. 2, tradução própria), é preciso obter mais evidências sobre a efetividade e aplicabilidade real, conectando a fundamentação teórica com a observação e análise da promoção da saúde em plataformas online. Compreender como esses profissionais utilizam essas ferramentas e perceber o efeito dos conteúdos compartilhados é fundamental para avaliar como as mídias sociais podem ser usadas de forma otimizada por nutricionistas na promoção da saúde.
Assim sendo, explorar o feedback dos seguidores sobre mudanças em seus hábitos alimentares atribuídas ao conteúdo compartilhado, avaliar a eficácia desse conteúdo na disseminação de conhecimento e correção de mitos nutricionais, além de examinar a reação dos seguidores a conteúdos que desafiam práticas populares ou modismos, são importantes na avaliação do impacto das mídias sociais como ferramenta de educação alimentar e nutricional, a partir da perspectiva de nutricionistas.
E por fim, com essa abordagem, pretende-se destacar a importância e o potencial transformador das mídias sociais na modernização e democratização da educação nutricional.
Assim sendo, explorar o feedback dos seguidores sobre mudanças em seus hábitos alimentares atribuídas ao conteúdo compartilhado, avaliar a eficácia desse conteúdo na disseminação de conhecimento e correção de mitos nutricionais, além de examinar a reação dos seguidores a conteúdos que desafiam práticas populares ou modismos, são importantes na avaliação do impacto das mídias sociais como ferramenta de educação alimentar e nutricional, a partir da perspectiva de nutricionistas.
E por fim, com essa abordagem, pretende-se destacar a importância e o potencial transformador das mídias sociais na modernização e democratização da educação nutricional.
Metodologia
Será realizado um estudo transversal com foco em nutricionistas que criam conteúdo de educação nutricional e alimentar nas redes sociais. A amostra será por conveniência, composta por aproximadamente 200 profissionais nutricionistas que atenderem aos critérios estabelecidos.
Para alcançar os nutricionistas-alvo, será feita uma pesquisa nas principais redes sociais, como Instagram, Facebook e TikTok, para identificar aqueles que utilizam suas plataformas para fins educacionais e de promoção de saúde e estilo de vida. Os nutricionistas identificados e que possuem 2.000 ou mais seguidores receberão um convite para participar da pesquisa. O convite (Apêndice A) incluirá um link para um questionário elaborado na plataforma Google Forms, que permite uma coleta eficiente e acessível de dados.
O questionário (Apêndice B), desenvolvido com perguntas claras e objetivas, abordará variáveis como gênero, idade, formação acadêmica, tempo de atuação e a utilização das mídias sociais para educação nutricional. Além disso, incluirá questões específicas sobre a eficácia do conteúdo compartilhado nas mídias sociais, a contribuição para a correção de mitos e desinformações sobre nutrição, a reação dos seguidores a conteúdos que desafiam práticas alimentares populares, e a frequência e tipo de mensagens de agradecimento recebidas. Também serão investigados aspectos como a mídia social que oferece maior retorno para pacientes, a mídia social com maior visibilidade e o tipo de conteúdo mais acessado pelos seguidores.
Os critérios de inclusão para participação na pesquisa são: uso das mídias sociais como ferramenta educativa, posse de 2.000 ou mais seguidores, consentimento para participar da pesquisa através da assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido, e a presença da palavra 'Nutricionista' e/ou do número do CRN claramente expostos no perfil. Serão excluídos nutricionistas que não utilizam mídias sociais para fins educacionais, estudantes de nutrição, profissionais que não destacam claramente sua formação e o número do CRN no perfil, e aqueles que não completarem o questionário ou não consentirem em participar do estudo.
Os dados coletados serão organizados e analisados utilizando gráficos e tabelas para fornecer uma visualização clara e precisa dos resultados. Serão aplicadas análises estatísticas descritivas e comparativas para identificar padrões e relações entre as variáveis estudadas. A coleta de dados será considerada concluída ao atingir a amostra de 200 nutricionistas e/ou ao final do período estipulado para a coleta de dados, que ocorrerá entre janeiro e fevereiro de 2025, com a resposta integral de todos os questionários.
Para alcançar os nutricionistas-alvo, será feita uma pesquisa nas principais redes sociais, como Instagram, Facebook e TikTok, para identificar aqueles que utilizam suas plataformas para fins educacionais e de promoção de saúde e estilo de vida. Os nutricionistas identificados e que possuem 2.000 ou mais seguidores receberão um convite para participar da pesquisa. O convite (Apêndice A) incluirá um link para um questionário elaborado na plataforma Google Forms, que permite uma coleta eficiente e acessível de dados.
O questionário (Apêndice B), desenvolvido com perguntas claras e objetivas, abordará variáveis como gênero, idade, formação acadêmica, tempo de atuação e a utilização das mídias sociais para educação nutricional. Além disso, incluirá questões específicas sobre a eficácia do conteúdo compartilhado nas mídias sociais, a contribuição para a correção de mitos e desinformações sobre nutrição, a reação dos seguidores a conteúdos que desafiam práticas alimentares populares, e a frequência e tipo de mensagens de agradecimento recebidas. Também serão investigados aspectos como a mídia social que oferece maior retorno para pacientes, a mídia social com maior visibilidade e o tipo de conteúdo mais acessado pelos seguidores.
Os critérios de inclusão para participação na pesquisa são: uso das mídias sociais como ferramenta educativa, posse de 2.000 ou mais seguidores, consentimento para participar da pesquisa através da assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido, e a presença da palavra 'Nutricionista' e/ou do número do CRN claramente expostos no perfil. Serão excluídos nutricionistas que não utilizam mídias sociais para fins educacionais, estudantes de nutrição, profissionais que não destacam claramente sua formação e o número do CRN no perfil, e aqueles que não completarem o questionário ou não consentirem em participar do estudo.
Os dados coletados serão organizados e analisados utilizando gráficos e tabelas para fornecer uma visualização clara e precisa dos resultados. Serão aplicadas análises estatísticas descritivas e comparativas para identificar padrões e relações entre as variáveis estudadas. A coleta de dados será considerada concluída ao atingir a amostra de 200 nutricionistas e/ou ao final do período estipulado para a coleta de dados, que ocorrerá entre janeiro e fevereiro de 2025, com a resposta integral de todos os questionários.
Indicadores, Metas e Resultados
Elaboração de TCC (1);
Elaboração e publicação de artigo científico (1);
Elaboração de resumo para evento científico (1).
Elaboração e publicação de artigo científico (1);
Elaboração de resumo para evento científico (1).
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
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ELIZABETE HELBIG | 1 | ||
FABIELLEN DE MORAES BRUM |