Nome do Projeto
VI Turma Especial em Medicina Veterinária - TEMV
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/12/2024 - 30/11/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Trabalho
Linha de Extensão
Desenvolvimento Rural e Questão Agrária
Resumo
O projeto se propõe a formar 50 estudantes oriundos da reforma agrária (conforme Art. 13 do Decreto n.º 7.352/2010: População jovem e adulta das famílias beneficiárias das Áreas de Reforma Agrárias criadas ou reconhecidos pelo INCRA e do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), de que trata o parágrafo 1º do art. 1º do Decreto nº 6.672, de 02 de dezembro de 2008) no curso de medicina veterinária, dotando de aporte orçamentário para as condições de subsistência e apoio estudantil no que cabe ao PRONERA.
Objetivo Geral
Capacitação técnica, através de Curso de Graduação na área de Medicina Veterinária, de 50 estudantes
Justificativa
A criação de Cursos de Graduação ligados à área das Ciências Agrárias e da Saúde no âmbito
do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) visa garantir políticas públicas deeducação direcionadas à população jovem e adulta beneficiárias de projetos de assentamentos criados
ou reconhecidos pelo INCRA e do Programa de Crédito Fundiário e, ao mesmo tempo, contribuir para a
implementação de um modelo produtivo centrado na justiça social, economicamente viável e atento às
questões ambientais nestas áreas/comunidades.
Nesse sentido, historicamente, entidades e movimentos sociais do campo reivindicaram tais
políticas públicas, compreendendo a educação enquanto uma ferramenta fundamental para o
desenvolvimento humano e social, cujas potencialidades podem incidir de forma significativa na realidade
das comunidades e assentamentos rurais.
O PRONERA, criado em 1998 a partir da demanda destes movimentos sociais do campo,
continua sendo uma política pública fundamental para melhorar as condições de existência no campo
brasileiro e para desenvolver novos manejos e arranjos produtivos onde a natureza seja um aliado e uma
força positiva nestes processos, essencial para um desenvolvimento nacional soberano e
ambientalmente equilibrado.
Dentre essas diversas experiências educativas e formativas no âmbito do PRONERA, o primeiro
e único Curso de Graduação em Medicina Veterinária foi implementado em 2011 no Rio Grande do Sul,
através de uma parceria entre o INCRA, o PRONERA e a Universidade Federal de Pelotas.
Tal Curso possui uma experiência consolidada, cujos índices de aproveitamento e baixíssima
evasão evidenciam a qualidade e a dimensão do trabalho realizado. No que se refere à Turma I, dos 60
estudantes que iniciaram o Curso no primeiro semestre de 2011, 46 se formaram, com uma média geral
de 8,04 - média histórica no Curso de Medicina Veterinária da UFPel. Na Turma II, iniciada no segundo
semestre de 2013, graduaram-se 44 estudantes oriundos de 10 estados do país e na turma III, mesmo
com o histórico caótico da pandemia do COVID 19, formou no ano de 2022, 50 estudantes, dos 60 que
ingressaram. Atualmente estão em andamento duas Turmas Especiais através da parceria
UFPEL/INCRA/PRONERA: a Turma IV, com 46 discentes que formarão no dia 12.10.2024 e a Turma V, que conta com 55 estudantes,reunindo jovens e adultos/as de mais de 15 estados brasileiros.
Cabe ressaltar que as Turmas Especiais têm por obrigação a conclusão do Curso em um período
determinado, qual seja, nos 05 anos de graduação exigidos, visto que, por tratar-se de um projeto
singular, não existe a possibilidade de concluir a graduação em tempo superior ao estipulado no Projeto.
Dessa forma, a relação entre o investimento de recursos públicos e os resultados alcançados é
seguramente superior às demais turmas regulares.
do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) visa garantir políticas públicas deeducação direcionadas à população jovem e adulta beneficiárias de projetos de assentamentos criados
ou reconhecidos pelo INCRA e do Programa de Crédito Fundiário e, ao mesmo tempo, contribuir para a
implementação de um modelo produtivo centrado na justiça social, economicamente viável e atento às
questões ambientais nestas áreas/comunidades.
Nesse sentido, historicamente, entidades e movimentos sociais do campo reivindicaram tais
políticas públicas, compreendendo a educação enquanto uma ferramenta fundamental para o
desenvolvimento humano e social, cujas potencialidades podem incidir de forma significativa na realidade
das comunidades e assentamentos rurais.
O PRONERA, criado em 1998 a partir da demanda destes movimentos sociais do campo,
continua sendo uma política pública fundamental para melhorar as condições de existência no campo
brasileiro e para desenvolver novos manejos e arranjos produtivos onde a natureza seja um aliado e uma
força positiva nestes processos, essencial para um desenvolvimento nacional soberano e
ambientalmente equilibrado.
Dentre essas diversas experiências educativas e formativas no âmbito do PRONERA, o primeiro
e único Curso de Graduação em Medicina Veterinária foi implementado em 2011 no Rio Grande do Sul,
através de uma parceria entre o INCRA, o PRONERA e a Universidade Federal de Pelotas.
Tal Curso possui uma experiência consolidada, cujos índices de aproveitamento e baixíssima
evasão evidenciam a qualidade e a dimensão do trabalho realizado. No que se refere à Turma I, dos 60
estudantes que iniciaram o Curso no primeiro semestre de 2011, 46 se formaram, com uma média geral
de 8,04 - média histórica no Curso de Medicina Veterinária da UFPel. Na Turma II, iniciada no segundo
semestre de 2013, graduaram-se 44 estudantes oriundos de 10 estados do país e na turma III, mesmo
com o histórico caótico da pandemia do COVID 19, formou no ano de 2022, 50 estudantes, dos 60 que
ingressaram. Atualmente estão em andamento duas Turmas Especiais através da parceria
UFPEL/INCRA/PRONERA: a Turma IV, com 46 discentes que formarão no dia 12.10.2024 e a Turma V, que conta com 55 estudantes,reunindo jovens e adultos/as de mais de 15 estados brasileiros.
Cabe ressaltar que as Turmas Especiais têm por obrigação a conclusão do Curso em um período
determinado, qual seja, nos 05 anos de graduação exigidos, visto que, por tratar-se de um projeto
singular, não existe a possibilidade de concluir a graduação em tempo superior ao estipulado no Projeto.
Dessa forma, a relação entre o investimento de recursos públicos e os resultados alcançados é
seguramente superior às demais turmas regulares.
Metodologia
A VI Turma Especial de Medicina Veterinária se constituirá a partir da inserção dos estudantes
nos diversos espaços educativos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O percurso formativo
destes e destas estudantes inclui a participação em diferentes atividades acadêmicas, tanto de ensino
quanto de pesquisa e extensão, bem como em atividades específicas de estudo e formação desenvolvidas nos espaços de convivência das turmas e articuladas pela Coordenação Pedagógica.
O método pedagógico está voltado à formação integral dos estudantes, que pressupõe o
envolvimento de todas as pessoas nos processos de gestão, trabalho, estudo e convivência. Nesse
sentido a coletividade é composta por uma base social de pessoas, sejam elas estudantes ou
educadores, que integram a organicidade da turma, os Núcleos de Base e as Equipes de Trabalho. Eles
têm o poder de decisão e de realização das tarefas (IEJC, 2004).
A auto-organização dos e das estudantes é um dos pressupostos do método pedagógico, onde
os sujeitos desenvolvem a consciência organizativa e aos poucos vão assumindo de forma autônoma
todo o processo em que estão envolvidos. Em outras palavras, os espaços de organização da
coletividade (Núcleos de Base, Equipes de Trabalho) são espaços fundamentais para a formação
humana dos estudantes (BARRETO, SANTOS e PRADO, 2015).
O Curso funcionará em regime de alternância, composto basicamente de Tempo Escola (TE) e
Tempo Comunidade (TC). Este método se ampara na perspectiva de oportunizar aos estudantes
processos de formação que se inter-relacionam e se complementam, ora a partir da aquisição de conhecimentos científicos acadêmicos na Universidade e das práticas realizadas ao longo do Curso nos
espaços universitários e comunitários, ora a partir dos saberes e conhecimentos constituídos nas
vivências em suas comunidades rurais (assentamentos), das práticas agrícolas e veterinárias
desenvolvidas e das pesquisas acerca da realidade técnico-produtiva e social destas localidades fortalecimento dos coletivos sociais e a formação plena dos estudantes enquanto cidadãs e cidadãos,
com formação em Medicina Veterinária.
O Tempo Comunidade é o período e espaço de tempo durante o qual os estudantes
desenvolvem atividades de caráter pedagógico e técnico, designadas pela Coordenação Pedagógica, a
partir da orientação dos educadores e educadoras da UFPel. No Tempo Comunidade os/as estudantes
terão a oportunidade de colocar em prática os conteúdos e conhecimentos trabalhados em sala de aula,
bem como compreender melhor o assentamento onde vivem e aprender com as práticas camponesas,
buscando uma síntese entre os conhecimentos empíricos e acadêmicos.
A metodologia da alternância, composta pelo Tempo Escola e Tempo Comunidade, se constitui
em uma ferramenta bastante eficaz, na medida em que os e as estudantes levam para tais espaços o
que apreendem em cada espaço, seja ela os assentamentos, seja a universidade, contribuindo para a construção de um conhecimento crítico e mais ajustado à realidade das famílias assentadas. A dimensão
teórica e a dimensão prática se complementam, superam lacunas e qualificam os processos de ensino
e aprendizagem, pois possibilitam ampliar o ambiente educativo tanto individual quanto coletivo - dos
estudantes, dos professores/as, dos assentamentos e das comunidades.
nos diversos espaços educativos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O percurso formativo
destes e destas estudantes inclui a participação em diferentes atividades acadêmicas, tanto de ensino
quanto de pesquisa e extensão, bem como em atividades específicas de estudo e formação desenvolvidas nos espaços de convivência das turmas e articuladas pela Coordenação Pedagógica.
O método pedagógico está voltado à formação integral dos estudantes, que pressupõe o
envolvimento de todas as pessoas nos processos de gestão, trabalho, estudo e convivência. Nesse
sentido a coletividade é composta por uma base social de pessoas, sejam elas estudantes ou
educadores, que integram a organicidade da turma, os Núcleos de Base e as Equipes de Trabalho. Eles
têm o poder de decisão e de realização das tarefas (IEJC, 2004).
A auto-organização dos e das estudantes é um dos pressupostos do método pedagógico, onde
os sujeitos desenvolvem a consciência organizativa e aos poucos vão assumindo de forma autônoma
todo o processo em que estão envolvidos. Em outras palavras, os espaços de organização da
coletividade (Núcleos de Base, Equipes de Trabalho) são espaços fundamentais para a formação
humana dos estudantes (BARRETO, SANTOS e PRADO, 2015).
O Curso funcionará em regime de alternância, composto basicamente de Tempo Escola (TE) e
Tempo Comunidade (TC). Este método se ampara na perspectiva de oportunizar aos estudantes
processos de formação que se inter-relacionam e se complementam, ora a partir da aquisição de conhecimentos científicos acadêmicos na Universidade e das práticas realizadas ao longo do Curso nos
espaços universitários e comunitários, ora a partir dos saberes e conhecimentos constituídos nas
vivências em suas comunidades rurais (assentamentos), das práticas agrícolas e veterinárias
desenvolvidas e das pesquisas acerca da realidade técnico-produtiva e social destas localidades fortalecimento dos coletivos sociais e a formação plena dos estudantes enquanto cidadãs e cidadãos,
com formação em Medicina Veterinária.
O Tempo Comunidade é o período e espaço de tempo durante o qual os estudantes
desenvolvem atividades de caráter pedagógico e técnico, designadas pela Coordenação Pedagógica, a
partir da orientação dos educadores e educadoras da UFPel. No Tempo Comunidade os/as estudantes
terão a oportunidade de colocar em prática os conteúdos e conhecimentos trabalhados em sala de aula,
bem como compreender melhor o assentamento onde vivem e aprender com as práticas camponesas,
buscando uma síntese entre os conhecimentos empíricos e acadêmicos.
A metodologia da alternância, composta pelo Tempo Escola e Tempo Comunidade, se constitui
em uma ferramenta bastante eficaz, na medida em que os e as estudantes levam para tais espaços o
que apreendem em cada espaço, seja ela os assentamentos, seja a universidade, contribuindo para a construção de um conhecimento crítico e mais ajustado à realidade das famílias assentadas. A dimensão
teórica e a dimensão prática se complementam, superam lacunas e qualificam os processos de ensino
e aprendizagem, pois possibilitam ampliar o ambiente educativo tanto individual quanto coletivo - dos
estudantes, dos professores/as, dos assentamentos e das comunidades.
Indicadores, Metas e Resultados
A avaliação do curso será realizada de acordo com os índices de aprovação e avanço nas etapas do curso, sendo que a meta é a formação de 50 educandos em medicina veterinária. Avaliação do estudo e da formação geral dos educandos, se dará nos processos de acompanhamento e construção pedagógica no espaço de moradia, organizados pela coordenação pedagógica designada para atuar junto a elxs.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALESSANDRA GASPAROTTO | 2 | ||
DANIELA APARECIDA MOREIRA | |||
GILBERTO D'ÁVILA VARGAS | 1 | ||
JACKELINE VIEIRA LIMA | |||
LUIZ FILIPE DAME SCHUCH | 2 | ||
PATRÍCIA MARTINS DA SILVA | 1 |
Fontes Financiadoras
Sigla / Nome | Valor | Administrador |
---|---|---|
INCRA / Instituto de Colonização e Reforma Agrária | R$ 4.500.000,00 | Fundação Delfim Mendes da Silveira |
Plano de Aplicação de Despesas
Descrição | Valor |
---|---|
339039 - Outros Serviços de Terceiro - Pessoa Jurídica | R$ 4.500.000,00 |