Nome do Projeto
Sintonia Global: Podcast do Curso de Comércio Exterior da UFPel
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/11/2024 - 01/11/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Comunicação
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
O projeto busca apresentar à comunidade, de maneira clara e informativa, debates contemporâneos sobre questões globais, com enfoque nas dinâmicas do comércio exterior. Neste contexto, a internet é um poderoso instrumento de difusão de informações, capaz de atingir um grande número de pessoas de maneira rápida e fácil. A popularização dos podcasts, que se tornaram um produto de entretenimento bastante difundido, é o meio interessante para alcançar o objetivo de divulgação científica. Para isto, propõem-se a criação do Sintonia Global: Podcast do Curso de Comércio Exterior da UFPel.
Objetivo Geral
O objetivo geral é apresentar à comunidade, de maneira clara e informativa, debates contemporâneos sobre questões globais, com enfoque nas dinâmicas do comércio internacional, na forma de um Podcast disponibilizado na Internet (Sintonia Global). Podem ser caracterizados como objetivos específicos: colaborar para ampliar e difundir os conhecimentos na área de comércio exterior e problemas globais contemporâneos;
capacitar os discentes na produção de material audiovisual para internet; contribuir para divulgar nacionalmente o curso de comércio exterior da Universidade Federal de Pelotas.
capacitar os discentes na produção de material audiovisual para internet; contribuir para divulgar nacionalmente o curso de comércio exterior da Universidade Federal de Pelotas.
Justificativa
O projeto justifica-se pela necessidade de difundir conhecimentos sobre questões globais e comércio exterior ao grande público, apresentando os principais debates contemporâneos de maneira acessível. Neste contexto, a internet é um poderoso instrumento de difusão de informações, capaz de atingir um grande número de pessoas de maneira rápida e fácil. A popularização dos podcasts, que se tornaram um produto de entretenimento bastante difundido, é o meio interessante para alcançar o objetivo de divulgação científica. É neste sentido que se propõem a criação do Sintonia Global: Podcast do Curso de Comércio Exterior da UFPel
Metodologia
1) Inicialmente, os integrantes do projeto serão selecionados por edital, contanto com a participação inicial de cerca de 21 alunos. Após, serão realizadas reuniões periódicas para preparação das atividades.
2) De acordo com as aptidões dos alunos, serão criadas três equipes, com 7 discentes cada: equipe de produção, responsável pelas pesquisas que embasam o roteiro, equipe de apresentação, que produz o roteiro e apresenta, e equipe técnica e de pós-produção, que grava, edita e publica os episódios. Conforme o interesse e disponibilidade, há a possibilidade de haver revezamento, de modo que todos os discentes tenham experiência em todas as fases do podcast.
3) Os alunos irão selecionar o tema e elaborar o roteiro, sob a supervisão do coordenador. Os temas podem envolver a discussão das últimas tendências do cenário global, estudo de casos, entrevistas com profissionais especializados e orientações sobre o mercado de trabalho em comércio exterior.
4) Após o roteiro ser aprovado, a equipe da filmagem será responsável pela organização do local e da gravação. As gravações serão realizadas prioritariamente no espaço do COMEXLab. A gravação será realizada por câmeras de celulares dos participantes, que por conta dos avanços tecnológicos, garantem a qualidade necessária.
5) Posteriormente, a equipe de edição assume os trabalhos, fazendo os cortes necessários e introduzindo elementos gráficos. A edição será feita no computador dos participantes, utilizando software livre. Após, o conteúdo será disponibilizado no Youtube e plataformas similares, de modo a permitir à comunidade, inclusive de abrangência nacional. O programa terá no máximo 30 minutos e sua frequência será quinzenal.
2) De acordo com as aptidões dos alunos, serão criadas três equipes, com 7 discentes cada: equipe de produção, responsável pelas pesquisas que embasam o roteiro, equipe de apresentação, que produz o roteiro e apresenta, e equipe técnica e de pós-produção, que grava, edita e publica os episódios. Conforme o interesse e disponibilidade, há a possibilidade de haver revezamento, de modo que todos os discentes tenham experiência em todas as fases do podcast.
3) Os alunos irão selecionar o tema e elaborar o roteiro, sob a supervisão do coordenador. Os temas podem envolver a discussão das últimas tendências do cenário global, estudo de casos, entrevistas com profissionais especializados e orientações sobre o mercado de trabalho em comércio exterior.
4) Após o roteiro ser aprovado, a equipe da filmagem será responsável pela organização do local e da gravação. As gravações serão realizadas prioritariamente no espaço do COMEXLab. A gravação será realizada por câmeras de celulares dos participantes, que por conta dos avanços tecnológicos, garantem a qualidade necessária.
5) Posteriormente, a equipe de edição assume os trabalhos, fazendo os cortes necessários e introduzindo elementos gráficos. A edição será feita no computador dos participantes, utilizando software livre. Após, o conteúdo será disponibilizado no Youtube e plataformas similares, de modo a permitir à comunidade, inclusive de abrangência nacional. O programa terá no máximo 30 minutos e sua frequência será quinzenal.
Indicadores, Metas e Resultados
1) Metas: produzir 2 programas por mês durante o período letivo, com cerca de 30 minutos cada.
2) Indicadores: serão utilizados os indicadores disponíveis de controle de acessos nas plataformas digitais, de modo a verificar se o público está sendo alcançado e os possíveis feedbacks, incluindo o quantitativo de acessos, “curtidas” e teor dos comentários.
3) Resultados esperados: difundir o conhecimento da área do comércio exterior e problemas globais contemporâneos; capacitar os discentes na produção de material audiovisual para internet; divulgar nacionalmente o curso de comércio exterior da Universidade Federal de Pelotas.
2) Indicadores: serão utilizados os indicadores disponíveis de controle de acessos nas plataformas digitais, de modo a verificar se o público está sendo alcançado e os possíveis feedbacks, incluindo o quantitativo de acessos, “curtidas” e teor dos comentários.
3) Resultados esperados: difundir o conhecimento da área do comércio exterior e problemas globais contemporâneos; capacitar os discentes na produção de material audiovisual para internet; divulgar nacionalmente o curso de comércio exterior da Universidade Federal de Pelotas.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
GUSTAVO FERREIRA DIAS | |||
LUCIANO VAZ FERREIRA | 4 |