Nome do Projeto
Grupo de Estudos e Pesquisa em Doença Celíaca (GEPDOC)
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/11/2024 - 31/10/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
A doença celíaca é causada por uma resposta imune intestinal inapropriada para as proteínas presentes no glúten (gliadina e glutenina) do trigo e outras proteínas presentes em cevada e centeio. A exclusão desses alimentos, ou seja, uma dieta isenta de glúten, é o único tratamento para essa doença por toda a vida.
A doença celíaca era considerada uma doença rara, que acometia populações caucasianas, de origem européia, com sintomas clássicos. Entretanto, os estudos de prevalência em diferentes regiões do mundo estão mudando esse entendimento, mostrando que a doença celíaca atinge de 1% a 2% da população, em qualquer idade, em diferentes raças e regiões do mundo. Além do mais, os pacientes podem ter somente sintomas extra-intestinais ou ainda serem assintomáticos. A falta de diagnóstico e tratamento correto da doença poderá acarretar no desenvolvimento de outras doenças autoimunes, infertilidade, tumores no intestino e até mesmo linfomas.
Objetivo Geral
Promover conscientização e conhecimento para futura atuação profissional como nutricionistas, além de visualização de oportunidades nacionais e internacionais de pesquisa na área de Doença Celíaca.