Nome do Projeto
Consultoria e Assessoria Socioambiental
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
25/11/2024 - 24/11/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Meio ambiente / Meio ambiente
Linha de Extensão
Educação Ambiental
Resumo
O avanço da poluição, contaminação e degradação ambiental é preocupante, devendo todos os cidadãos e organizações agirem em prol de minimizar e remediar os danos já causados através de aççoes e atitudes mais sustentáveis nos meios que estão inseridos. O curso Gestão Ambiental habilita seus alunos, dentre tantas outras atribuições a elaboração e implantação de projetos de desenvolvimento sustentável, educação ambiental e prestar assessoria ambiental. Diante este contexto o presente projeto tem como objetivo levar até as escolas o conhecimento necessário para o desenvolvimento de ações que busquem melhorar ações voltadas para o meio ambiente além de mostrar a importância e o papel da escola na busca da sustentabilidade. A assessoria de professores e alunos trará grandes ganhos tanto para a escola quanto para o desenvolvimento profissional do discente, que poderá ajudar na prática as equipes diretivas. Além do mais esse projeto pontencializará aos envolvidos o seu papel como cidadão atuante que contribui para o cumprimento das metas estabelicidas pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Objetivo Geral

O projeto tem como objetivo auxiliar na implementação de métodos e a utilização de ferramentas de gestão e gerenciamento ambiental, promovendo a conscientização e a prática sustentável para aplicação por parte das equipes que gerenciem o ambiente.

Justificativa

A justificativa para o projeto de consultoria e assessoria socioambiental se fundamenta em diversos aspectos essenciais tais como o atendimento de metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Este projeto contempla pelo menos dez das dezessete ODSs: saúde e bem-estar (ODS3); educação de qualidade (ODS4); água potável e saneamento (ODS6); redução de desigualdades (ODS10); cidades e comunidades sustentáveis (ODS11); consumo e produção responsáveis (ODS12); ação contra a mudança global do clima (ODS13); vida na água (ODS14); vida terrestre (ODS15) e parcerias e meios de implementação (ODS17).
Existe uma urgência ambiental das crescentes preocupações sobre mudanças climáticas e degradação ambiental, que é fundamental para as futuras gerações, pois sendo educadas sobre práticas sustentáveis e a importância da preservação do meio ambiente estes indivíduos terão outra visão sobre como devem agir enquanto cidadãos.
Lembrando que ações em comunidades, sejam elas escolares, residenciais, comerciais, industriais ou em setores públicos, influênciam as pessoas que constituem essas comunidades e ao implementar práticas sustentáveis, os atores podem inspirar suas famílias e vizinhos a adotarem comportamentos mais conscientes.
A gestão ambiental bem pensada, adequada e executada trará economia dos recursos, podendo trazer inclusive economia financeira, além de reduzir o impacto ambiental negativo de ações inadequadas.
Esses elementos tornam o projeto não apenas relevante, mas também necessário para a construção de uma sociedade mais justa e sustentável. O projeto visa não apenas a melhoria nos ambientes que forem executados, mas também a formação de cidadãos mais conscientes e comprometidos com a sustentabilidade.

Metodologia

As principais ações a serem oferecidas para os interessados são:
1) Treinamentos para equipes sobre práticas de gestão ambiental e uso de ferramentas específicas;
2) Sugestões sobre o desenvolvimento de atividades práticas que envolvam ações de sustentabilidade, como hortas, gerenciamento de resíduos sólidos, bom uso da água e outras metodologias que auxiliem uma gestão ambiental e sustentável;
3) Auxílio na criação de um sistema de monitoramento para avaliar os resultados das ações implementadas, promovendo ajustes e melhorias contínuas;
4) Fomentar a participação da comunidade em iniciativas ambientais, estimulando a formação de parcerias com organizações locais.

Indicadores, Metas e Resultados

Para a execução do projeto os indicadores e metas serão:
1) Ampla divulgação do projeto junto à as diversas comunidades e ramos;
2) Construção do plano de ação junto aos envolvidos;
3) Acompanhar e monitorar a aplicação dos momentos combinados;
4) Avaliação das devolutivas;
5) Readequação, quando necessário, da metodologia aplicadas.
Os resultados esperados é que a equipe fique capacitada para aplicação do plano de gestão e gerenciamento ambiental, chegando a resultados positivos após a implementação e que a comunidade seja ativa na execução das ações, entendendo a importância da colaboração coletivo em prol de um ambiente mais sustentável.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA FORQUIM CETOLIN
EDUARDA LEMOS BLANK
EDUARDA MEDRAN RANGEL6
JOAO CARLOS DE OLIVEIRA KOGLIN2
MAURICIO PINTO DA SILVA2

Página gerada em 20/01/2025 19:33:58 (consulta levou 0.111802s)