Nome do Projeto
DESPORTO E SAÚDE: PRÁTICAS CORPORAIS INTEGRATIVAS DO CENTRO DE ENGENHARIAS
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
12/11/2024 - 20/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
Este projeto visa a prática desportiva entre a comunidade do Centro de Engenharias (CEng) com foco principal sobre a saúde física e mental das pessoas que atuam nesta unidade pertencente à Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
O Centro de Engenharias, por ser uma unidade da UFPel com grande sobrecarga de atividades administrativas e acadêmicas o que pode resultar em demasiado estresse e doenças psicológicas entre elas a ansiedade e a depressão, este projeto visa ofertar momentos de descontração, integração e movimentação corporal entre os membros da comunidade do CEng (docentes, técnicos administrativos, discentes e funcionários terceirizados). As atividades desportivas são uma maneira de integrar toda a comunidade do CEng que busque através do esporte diversão, saúde e práticas corporais integrativas. Com isso se tem o intuito de afastar, mesmo que momentaneamente, a comunidade e os indivíduos dos problemas psicológicos e sociais através do esporte, bem como conscientizá-los dos benefícios que as práticas desportivas podem trazer no desenvolvimento integral de cada ser humano.
Objetivo Geral
O objetivo geral deste projeto será desenvolver práticas esportivas corporais e integrativas à comunidade do Centro de Engenharias (servidores, discentes e funcionários terceirizados) que tenham interesse em participar deste projeto. Pretende-se com este projeto o desenvolvimento humano por meio do esporte, bem como a socialização da comunidade do Centro de Engenharias, ofertando momentos de práticas corporais ativando a saúde física e mental dos participantes.
Justificativa
O corpo humano para o seu desenvolvimento precisa de mudanças que consistem em atividades biopsicológicas e corporais em grupos (SILVA, 2022). Atividades físicas comuns como caminhadas, esportes e ginásticas podem ser consideradas práticas integrativas complementares (ANTUNES; FRAGA, 2021). Estas práticas são benéficas pois consideram o indivíduo nos seus aspectos corpo, alma e mente. Atividades corporais que despertem a motivação e os estímulos que afloram o espírito do ser humano são benéficas para a prevenção e/ou recuperação de agravos, principalmente a ansiedade e a depressão. Para tanto, a Universidade Pública é considerada um espaço social de fundamental importância ao fomento da integração e promoção de práticas de atividades físicas saudáveis (GOVEIA et al., 2023).
Transtornos psicológicos como a depressão e a ansiedade têm sido cada vez mais comuns entre a população. Estima-se que no País aproximadamente 11,5 milhões de indivíduos sofram com depressão e 18,6 milhões de pessoas sejam diagnosticas com ansiedade (MAXIMIANO et al., 2020). A psicoterapia, a atividade física e, em alguns casos a administração de medicamentos são apontados como tratamento para estes tipos de transtornos (MAXIMIANO et al., 2020). A prática de desportos coletivos deve ser motivada uma vez que os desportos em grupo são considerados atividades muito mais cativantes e estimulantes do que outras, além disso, elas despertam as relações interpessoais de amizade (RODRIGUES; AFONSO; RAMALHO, 2021).
Desta forma, buscando uma melhor qualidade de vida da comunidade do Centro de Engenharias através da prática de desportos coletivos de handebol e voleibol, justifica-se a execução deste projeto nesta unidade da UFPel de grande abrangência de pessoas que a integram e da qual fazem parte: discentes, docentes, técnicos administrativos e funcionários terceirizados.
Transtornos psicológicos como a depressão e a ansiedade têm sido cada vez mais comuns entre a população. Estima-se que no País aproximadamente 11,5 milhões de indivíduos sofram com depressão e 18,6 milhões de pessoas sejam diagnosticas com ansiedade (MAXIMIANO et al., 2020). A psicoterapia, a atividade física e, em alguns casos a administração de medicamentos são apontados como tratamento para estes tipos de transtornos (MAXIMIANO et al., 2020). A prática de desportos coletivos deve ser motivada uma vez que os desportos em grupo são considerados atividades muito mais cativantes e estimulantes do que outras, além disso, elas despertam as relações interpessoais de amizade (RODRIGUES; AFONSO; RAMALHO, 2021).
Desta forma, buscando uma melhor qualidade de vida da comunidade do Centro de Engenharias através da prática de desportos coletivos de handebol e voleibol, justifica-se a execução deste projeto nesta unidade da UFPel de grande abrangência de pessoas que a integram e da qual fazem parte: discentes, docentes, técnicos administrativos e funcionários terceirizados.
Metodologia
No desenvolvimento deste projeto tem-se como metodologia a prática de atividades físicas desportivas de handebol e voleibol.
O desporto handebol será ministrado nas terças-feiras, prioritariamente no ginásio da Escola Superior de Educação Física (ESEF)/UFPel, e as aulas de voleibol nas quintas-feiras prioritariamente no mesmo endereço, com horário previsto para iniciar às 19h e término às 20h30min para ambos dos desportos.
Serão ministradas aulas práticas para a comunidade do Centro de Engenharias que realizar inscrição prévia, sem nenhum custo. As aulas serão ministradas pela servidora Cátia Leite que possui formação específica na área da Educação Física (graduação, especialização e mestrado) e vínculo de lotação com o Centro de Engenharias. Procurar-se-á utilizar prioritariamente o Ginásio da ESEF/UFPel por possuir quadra poliesportiva para as aulas de handebol e voleibol. Pretende-se também utilizar materiais diversos do almoxarifado da ESEF como por exemplo, bolas de voleibol e handebol, coletes, cones, etc. Os planos de aula serão preparados anteriormente aos dias das aulas práticas e disponibilizados aos participantes inscritos nas turmas de cada desporto (handebol e voleibol). Pretende-se utilizar-se de aulas atrativas, agradáveis e descontraídas visando o bem-estar dos participantes, com isso agregar o maior número possível de pessoas nas práticas esportivas. Os alunos cadastrados neste projeto como participantes auxiliarão a ministrar as aulas à comunidade possibilitando, assim a troca de experiência entre os acadêmicos, a comunidade e a educadora física.
O desporto handebol será ministrado nas terças-feiras, prioritariamente no ginásio da Escola Superior de Educação Física (ESEF)/UFPel, e as aulas de voleibol nas quintas-feiras prioritariamente no mesmo endereço, com horário previsto para iniciar às 19h e término às 20h30min para ambos dos desportos.
Serão ministradas aulas práticas para a comunidade do Centro de Engenharias que realizar inscrição prévia, sem nenhum custo. As aulas serão ministradas pela servidora Cátia Leite que possui formação específica na área da Educação Física (graduação, especialização e mestrado) e vínculo de lotação com o Centro de Engenharias. Procurar-se-á utilizar prioritariamente o Ginásio da ESEF/UFPel por possuir quadra poliesportiva para as aulas de handebol e voleibol. Pretende-se também utilizar materiais diversos do almoxarifado da ESEF como por exemplo, bolas de voleibol e handebol, coletes, cones, etc. Os planos de aula serão preparados anteriormente aos dias das aulas práticas e disponibilizados aos participantes inscritos nas turmas de cada desporto (handebol e voleibol). Pretende-se utilizar-se de aulas atrativas, agradáveis e descontraídas visando o bem-estar dos participantes, com isso agregar o maior número possível de pessoas nas práticas esportivas. Os alunos cadastrados neste projeto como participantes auxiliarão a ministrar as aulas à comunidade possibilitando, assim a troca de experiência entre os acadêmicos, a comunidade e a educadora física.
Indicadores, Metas e Resultados
Ofertar atividades físicas lúdicas caracterizadas por desportos coletivos tendo como base de apoio os esportes handebol e voleibol. Oportunizar a toda comunidade do Centro de Engenharias que se sinta apta a participar das atividades momentos de descontração, alegria e o engajamento a prática de exercícios físicos que coloquem esta população em movimento e oportunize a melhoria na qualidade de vida e bem estar da comunidade do Centro de Engenharias da Universidade Federal de Pelotas.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
Cátia Fernandes Leite | 6 | ||
LUIZA MARQUES RIBEIRO | |||
MAICON OLIVEIRA LUIZ |