Nome do Projeto
Metodologia de Ensino de ELE para criança
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
18/11/2024 - 18/12/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O ensino do Espanhol para criança é uma realidade tangível, concreta no mundo inteiro, nas escolas brasileiras, bem como em alguns colégios da cidade de Pelotas e região. Porém, o número de professores capacitados para ministrar essas aulas não é o suficiente para atender as demandas do mercado de trabalho. Segundo Asensio Pastor (2016, p. 96), «a día de hoy, el número de docentes con competencia en ELE y niños es escasa ya que existe un vacío informativo-formativo que ha de cubrir experimentando, creando, buscando, etc.» Atualmente, os professores no Brasil, também passam por essa circuntância, ministram suas aulas à base de uma série de experimentações, adaptações tendo uma certa insegurança no seu planejamento e execução de suas aulas. Verificada esta realidade, a pesquisadora propõe este projeto de pesquisa que pretende por meio de uma revisão bibliográfica criteriosa e atenta oferecer aos futuros professores de espanhol da UFPel uma melhor formação, uma oportunidade de adquirir uma serie de conhecimentos a respeito das diferentes metodologias e estratégias para o Ensino de Espanhol para criança. Cabe salientar que os egressos dos cursos de Licenciatura em Letras da UFPel não saem habilitados para ministrar aulas de Língua Estrangeira na Educação Infantil, o que preocupa os estudantes do curso e as Instituições de Ensino.

Objetivo Geral

O objetivo deste projeto é oferecer aos futuros professores de espanhol da UFPel a oportunidade de adquirir conhecimentos sobre metodologias e estratégias de ensino e aprendizagem de ELE para criança.
Pesquisar formas inovadoras e significativas de ensinar e aprender ELE para criança . Orientar, preparar os futuros professores a ensinar Espanhol para criança de forma significativa, afetiva , lúdica, dentro e fora da sala de aula. Na verdade o objetivo deste projeto é investigar como ensinar e aprender a língua espanhola numa faixa etária entre os cinco e dez anos de forma idônea. Ou seja, pretende-se instrumentalizar os integrantes do projeto para que possam desempenhar sua função de professor de Espanhol, na educação infantil, da forma mais eficiente possível.

Justificativa

Qualificar professores e alunos do Curso de Letras Licenciatura Português /Espanhol na área de Ensino e Aprendizagem de ELE para criança visto que o curso de Graduação em Letras Português/ Espanhol da UFPel não qualifica seus alunos para trabalhar língua estrangeira na Educação infantil, e a demanda de professores para ministrar este componente curricular é muito significativo, tanto na cidade de Pelotas como na região.

Metodologia

Para alcançar os objetivos propostos serão realizados encontros semanais, nos quais pretende-se analisar e discutir textos de diferentes autores que se dedicam à pesquisa nesta área, principalmente autores como:
Asensio Pastor, M. I. Enseñar español como lengua extranjera a niños: aportaciones teórico-prácticas. Lenguaje y Textos. 2016. p. 44, 95-105. Disponivel em: https://doi.org/10.4995/lyt.2016.6983.
Brime Bertrand, M.ª. E. El componente lúdico en clase de EL/E. RedELE, 2007. p. 65-77
Costa de Valencia. Dinámicas de grupo en el aula de ELE. 2021. Disponivel em: https://www.costadevalencia.com/blog/dinamicas-de-grupo-en-el-aula-de-ele
Custodio Espinar, M. (2019). Los principios metodológicos AICLE (aprendizaje integrado de contenido y lengua) en las programaciones docentes del Programa Bilingüe de la Comunidad de Madrid: un estudio empírico. 2019. Tesis doctoral, Universidad Complutense de Madrid.
Doblas, M. R. y Montes, M. D. El diseño de las rutinas diarias. Innovación y experiencias educativas. 2019. Disponivel em: https://www.orientacionandujar.es/wp content/uploads/2016/03/LAS-RUTINAS-D 2009
Eusebio Hermira, S. Aplicación de la enseñanza e-learning para la formación de profesores de español como lengua extranjera o segunda para niños. 2021 Tesis doctoral, Universidad de Alcalá de Henares. Disponivel em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/tesis?codigo=287978
Eusebio Hermira, S. La enseñanza de español a niños. En: F. Jiménez Calderón y A. Rufat Sánchez (Eds.). Manual de formación para profesores de ELE (pp.253-280). SGEL. 2019. p. 253-280.
Eusebio Hermira, S. Dinámicas de aula y técnicas docentes. En: A. Cestero Mancera e I. Penadés Martínez (Eds.), Manual del profesor de ELE. Alcalá de Henares: Universidad de Alcalá, Servicio de Publicaciones. 2017.
Eusebio Hermira, S. ¿Cómo es una buena actividad para la clase de niño ? En: https://formacionele.com/como-es-una-buena-actividad-para-la-clase de-ninos. 2016b
Eusebio Hermira, S. Metodología de la enseñanza de ELE a niños. En: Mª C. Fernández López (Coord.), La enseñanza del español como lengua extranjera a niños: contenidos básicos para la formación docente Alcalá: Universidad de Alcalá, 2015. 201-284.
Garrote Salazar, M. Didáctica de segundas lenguas y lenguas extranjeras en Educación Infantil y Primaria. 2019.
Lara, F. Trabajar con niños en el aula de ELE (V): la selección y planificación de actividades (Didactired). En: https://cvc.cervantes.es/aula/didactired/anteriores/febrero_14/10022014.ht 2014.
Martín Torres, J. Organización y funcionamiento de rincones en educación infantil. l. Innovación y experiencias educativas.https://archivos.csif.es/archivos/andalucia/ensenanza/revistas/csicsif/revista/pdf/Número 13/JOSEFA_MARTIN_1.pdf 2008. P. 3-4, 13, 62
Moreno García, C. Materiales, estrategias y recursos para la enseñanza del español como 2/L. Arco/libros, S.L. 2017.
Pisonero del Amo, I. La enseñanza del español a niños y niñas. En: J. Sánchez Lobato e I. Santos Gargallo (Dirs.), Vademécum para la formación de profesores. Enseñar español como segunda lengua (L2) / lengua extranjera (LE). Tomo II. SGEL. 2024. p. 671-694)

Indicadores, Metas e Resultados

Oferecer um material escrito com sugestões, a partir dos resultados obtidos, para que os professores de Espanhol, possam incrementar sua qualificação e sua intervenção pedagógica em sala de aula . Espera-se que os integrantes do projeto aprimorem seus conhecimentos no que tange ao ensino de Espanhol para criança de forma que concluam seu Curso de Graduação em Letras Português /Espanhol mais qualificados, aptos para enfrentar um mercado de trabalho que está crescendo, se expandindo e exige professionais qualificados.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA LOURDES DA ROSA NIEVES BROCHI FERNANDEZ10
EDUARDA SILVEIRA VEBER
FABIANO OTERO VAZ
GABRIELA DUTRA RAMOS
NICOLE MAUREL DA CUNHA
ROBERTA FURTADO MUNIZ
STEPHANIE FEIJO CARDOSO MARTINEZ

Página gerada em 22/02/2025 12:07:54 (consulta levou 0.085924s)