Nome do Projeto
Metodologia de Ensino de ELE para criança
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
18/11/2024 - 18/12/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O ensino do Espanhol para criança é uma realidade tangível, concreta no mundo inteiro, nas escolas brasileiras, bem como em alguns colégios da cidade de Pelotas e região. Porém, o número de professores capacitados para ministrar essas aulas não é o suficiente para atender as demandas do mercado de trabalho. Segundo Asensio Pastor (2016, p. 96), «a día de hoy, el número de docentes con competencia en ELE y niños es escasa ya que existe un vacío informativo-formativo que ha de cubrir experimentando, creando, buscando, etc.» Atualmente, os professores no Brasil, também passam por essa circuntância, ministram suas aulas à base de uma série de experimentações, adaptações tendo uma certa insegurança no seu planejamento e execução de suas aulas. Verificada esta realidade, a pesquisadora propõe este projeto de pesquisa que pretende por meio de uma revisão bibliográfica criteriosa e atenta oferecer aos futuros professores de espanhol da UFPel uma melhor formação, uma oportunidade de adquirir uma serie de conhecimentos a respeito das diferentes metodologias e estratégias para o Ensino de Espanhol para criança. Cabe salientar que os egressos dos cursos de Licenciatura em Letras da UFPel não saem habilitados para ministrar aulas de Língua Estrangeira na Educação Infantil, o que preocupa os estudantes do curso e as Instituições de Ensino.

Objetivo Geral

O objetivo deste projeto é oferecer aos futuros professores de espanhol da UFPel a oportunidade de adquirir conhecimentos sobre metodologias e estratégias de ensino e aprendizagem de ELE para criança.
Pesquisar formas inovadoras e significativas de ensinar e aprender ELE para criança . Orientar, preparar os futuros professores a ensinar Espanhol para criança de forma significativa, afetiva , lúdica, dentro e fora da sala de aula. Na verdade o objetivo deste projeto é investigar como ensinar e aprender a língua espanhola numa faixa etária entre os cinco e dez anos de forma idônea. Ou seja, pretende-se instrumentalizar os integrantes do projeto para que possam desempenhar sua função de professor de Espanhol, na educação infantil, da forma mais eficiente possível.

Justificativa

Qualificar professores e alunos do Curso de Letras Licenciatura Português /Espanhol na área de Ensino e Aprendizagem de ELE para criança visto que o curso de Graduação em Letras Português/ Espanhol da UFPel não qualifica seus alunos para trabalhar língua estrangeira na Educação infantil, e a demanda de professores para ministrar este componente curricular é muito significativo, tanto na cidade de Pelotas como na região.

Metodologia

Para alcançar os objetivos propostos serão realizados encontros semanais, nos quais pretende-se analisar e discutir textos de diferentes autores que se dedicam à pesquisa nesta área, principalmente autores como:
Asensio Pastor, M. I. Enseñar español como lengua extranjera a niños: aportaciones teórico-prácticas. Lenguaje y Textos. 2016. p. 44, 95-105. Disponivel em: https://doi.org/10.4995/lyt.2016.6983.
Brime Bertrand, M.ª. E. El componente lúdico en clase de EL/E. RedELE, 2007. p. 65-77
Costa de Valencia. Dinámicas de grupo en el aula de ELE. 2021. Disponivel em: https://www.costadevalencia.com/blog/dinamicas-de-grupo-en-el-aula-de-ele
Custodio Espinar, M. (2019). Los principios metodológicos AICLE (aprendizaje integrado de contenido y lengua) en las programaciones docentes del Programa Bilingüe de la Comunidad de Madrid: un estudio empírico. 2019. Tesis doctoral, Universidad Complutense de Madrid.
Doblas, M. R. y Montes, M. D. El diseño de las rutinas diarias. Innovación y experiencias educativas. 2019. Disponivel em: https://www.orientacionandujar.es/wp content/uploads/2016/03/LAS-RUTINAS-D 2009
Eusebio Hermira, S. Aplicación de la enseñanza e-learning para la formación de profesores de español como lengua extranjera o segunda para niños. 2021 Tesis doctoral, Universidad de Alcalá de Henares. Disponivel em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/tesis?codigo=287978
Eusebio Hermira, S. La enseñanza de español a niños. En: F. Jiménez Calderón y A. Rufat Sánchez (Eds.). Manual de formación para profesores de ELE (pp.253-280). SGEL. 2019. p. 253-280.
Eusebio Hermira, S. Dinámicas de aula y técnicas docentes. En: A. Cestero Mancera e I. Penadés Martínez (Eds.), Manual del profesor de ELE. Alcalá de Henares: Universidad de Alcalá, Servicio de Publicaciones. 2017.
Eusebio Hermira, S. ¿Cómo es una buena actividad para la clase de niño ? En: https://formacionele.com/como-es-una-buena-actividad-para-la-clase de-ninos. 2016b
Eusebio Hermira, S. Metodología de la enseñanza de ELE a niños. En: Mª C. Fernández López (Coord.), La enseñanza del español como lengua extranjera a niños: contenidos básicos para la formación docente Alcalá: Universidad de Alcalá, 2015. 201-284.
Garrote Salazar, M. Didáctica de segundas lenguas y lenguas extranjeras en Educación Infantil y Primaria. 2019.
Lara, F. Trabajar con niños en el aula de ELE (V): la selección y planificación de actividades (Didactired). En: https://cvc.cervantes.es/aula/didactired/anteriores/febrero_14/10022014.ht 2014.
Martín Torres, J. Organización y funcionamiento de rincones en educación infantil. l. Innovación y experiencias educativas.https://archivos.csif.es/archivos/andalucia/ensenanza/revistas/csicsif/revista/pdf/Número 13/JOSEFA_MARTIN_1.pdf 2008. P. 3-4, 13, 62
Moreno García, C. Materiales, estrategias y recursos para la enseñanza del español como 2/L. Arco/libros, S.L. 2017.
Pisonero del Amo, I. La enseñanza del español a niños y niñas. En: J. Sánchez Lobato e I. Santos Gargallo (Dirs.), Vademécum para la formación de profesores. Enseñar español como segunda lengua (L2) / lengua extranjera (LE). Tomo II. SGEL. 2024. p. 671-694)

Indicadores, Metas e Resultados

Oferecer um material escrito com sugestões, a partir dos resultados obtidos, para que os professores de Espanhol, possam incrementar sua qualificação e sua intervenção pedagógica em sala de aula . Espera-se que os integrantes do projeto aprimorem seus conhecimentos no que tange ao ensino de Espanhol para criança de forma que concluam seu Curso de Graduação em Letras Português /Espanhol mais qualificados, aptos para enfrentar um mercado de trabalho que está crescendo, se expandindo e exige professionais qualificados.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA LOURDES DA ROSA NIEVES BROCHI FERNANDEZ10
FABIANO OTERO VAZ
GABRIELA DUTRA RAMOS

Página gerada em 20/01/2025 19:30:03 (consulta levou 0.101217s)