Nome do Projeto
Metodologia de Ensino de ELE para criança
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
18/11/2024 - 18/12/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O ensino do Espanhol para criança é uma realidade tangível, concreta no mundo inteiro, nas escolas brasileiras, bem como em alguns colégios da cidade de Pelotas e região. Porém, o número de professores capacitados para ministrar essas aulas não é o suficiente para atender as demandas do mercado de trabalho. Segundo Asensio Pastor (2016, p. 96), «a día de hoy, el número de docentes con competencia en ELE y niños es escasa ya que existe un vacío informativo-formativo que ha de cubrir experimentando, creando, buscando, etc.» Atualmente, os professores no Brasil, também passam por essa circuntância, ministram suas aulas à base de uma série de experimentações, adaptações tendo uma certa insegurança no seu planejamento e execução de suas aulas. Verificada esta realidade, a pesquisadora propõe este projeto de pesquisa que pretende por meio de uma revisão bibliográfica criteriosa e atenta oferecer aos
futuros professores de espanhol da UFPel uma melhor formação, uma oportunidade de adquirir uma serie de conhecimentos a respeito das diferentes metodologias e estratégias para o Ensino de Espanhol para criança. Cabe salientar que os egressos dos cursos de Licenciatura em Letras da UFPel não saem habilitados para ministrar aulas de Língua Estrangeira na Educação Infantil, o que preocupa os estudantes do curso e as Instituições de Ensino.
Objetivo Geral
O objetivo deste projeto é oferecer aos futuros professores de espanhol da UFPel a oportunidade de adquirir conhecimentos sobre metodologias e estratégias de ensino e aprendizagem de ELE para criança.
Pesquisar formas inovadoras e significativas de ensinar e aprender ELE para criança . Orientar, preparar os futuros professores a ensinar Espanhol para criança de forma significativa, afetiva , lúdica, dentro e fora da sala de aula. Na verdade o objetivo deste projeto é investigar como ensinar e aprender a língua espanhola numa faixa etária entre os cinco e dez anos de forma idônea. Ou seja, pretende-se instrumentalizar os integrantes do projeto para que possam desempenhar sua função de professor de Espanhol, na educação infantil, da forma mais eficiente possível.
Pesquisar formas inovadoras e significativas de ensinar e aprender ELE para criança . Orientar, preparar os futuros professores a ensinar Espanhol para criança de forma significativa, afetiva , lúdica, dentro e fora da sala de aula. Na verdade o objetivo deste projeto é investigar como ensinar e aprender a língua espanhola numa faixa etária entre os cinco e dez anos de forma idônea. Ou seja, pretende-se instrumentalizar os integrantes do projeto para que possam desempenhar sua função de professor de Espanhol, na educação infantil, da forma mais eficiente possível.