Nome do Projeto
Ludoteca do Turismo
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/01/2017 - 31/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Turismo
Resumo
O “Ludoteca do Turismo” é um projeto de extensão do Curso de Bacharelado em Turismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) nascido a partir do Projeto “Atuação dos Alunos do Curso de Turismo no Projeto ‘Uma Questão de Olhar’ do Depto. de Turismo da Prefeitura Municipal de Pelotas” que atuava desde o ano de 2001 na cidade de Pelotas. Ao longo dos anos, Em 2005 o projeto passou a denominar-se “Turismo, Educação e Cidadania”, e, em função do crescimento das atividades desenvolvidas, foi desmembrado em 03 projetos de extensão: “Turismo, Educação e Cidadania”, “Turismo e Educação Patrimonial” e “Ludoteca do Turismo”.
Nesse contexto, a criação do "Ludoteca do Turismo" data do ano de 2005, com o objetivo inicial de criar jogos lúdico-pedagógicos, a partir dos temas turismo, patrimônio e cidadania para serem utilizados como material de apoio nas oficinas dos projetos de extensão “Turismo e Educação Patrimonial”, e “Turismo, Educação e Cidadania” voltados, principalmente, a crianças, alunos do ensino fundamental da rede pública de Pelotas. Ao longo de doze anos de atuação, construímos um acervo que conta, hoje, com vinte e cinco jogos catalogados (individuais e em grupo), além do teatro de marionetes.
Ludicidade vem do latim ludus que quer dizer jogo e, segundo HUIZINGA (1996), trata-se de uma atividade ou ocupação voluntária, exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias, dotado de um fim em si mesmo, acompanhado de um sentimento de tensão e de alegria e de uma consciência de ser diferente da ‘vida quotidiana’.
Segundo Bettelheim (1979) apud Pflüger e Weiss (2016) a brincadeira está diretamente vinculada às atividades da criança, onde as únicas regras existentes são aquelas criadas por ela mesma, flexíveis e evidenciando um solto envolvimento da fantasia, não existindo objetivos fora da atividade em si. Já os jogos trazem consigo o componente competitivo e exigem a utilização de seu material de um modo pré-determinado pelas regras, diminuindo a ação livre da imaginação, no sentido de que a criança não pode inventar coisas.
(...) uma das características mais importantes do jogo é a sua separação espacial em relação à vida quotidiana. É-lhe reservado, quer material ou idealmente, um espaço fechado, isolado do ambiente quotidiano, e é dentro desse espaço que o jogo se processa e que suas regras tem validade. (HUIZINGA, 1996, p. 23)
Já Kishimoto (1996) defende a ideia de que o jogo utilizado como recurso pedagógico passa a denominar-se jogo educativo “Quando as situações lúdicas são intencionalmente criadas pelo adulto com vistas a estimular certos tipos de aprendizagens, surge a dimensão educativa” (KISHIMOTO, 1996, p.37).
No acervo do “Ludoteca do Turismo” destacam-se jogos competitivos de raciocínio ou intelectuais, tais como: trilha, caça-palavras, dominó, quiz, jogo da memória, quebra-cabeça e bingo. Para os próximos anos, o projeto “Ludoteca do Turismo” deverá ter como norte a elaboração de atividades lúdico-pedagógicas em grupo, tais como, jogos cooperativos e brincadeiras tradicionais com as temáticas Turismo, Cidade, Meio Ambiente, Patrimônio Histórico e Cultural e Sustentabilidade, voltados para públicos diversificados.
Objetivo Geral
Estudar, elaborar e realizar atividades lúdico-pedagógicas que versem sobre o Turismo e sua relação com a Cidadania, o Patrimônio Histórico e Cultural, o Meio Ambiente e a Sustentabilidade, para serem utilizados em ações educacionais junto a crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência.
Justificativa
Nas últimas décadas nota-se o crescente interesse de instituições especializadas em promover ações preocupadas em abordar a preservação do patrimônio cultural e natural. Insere-se nessa iniciativa o foco de despertar nos cidadãos a reflexão e ação sobre as questões de meio ambiente, patrimônio, preservação e cidadania.
Atento a esse movimento, apresenta-se o Projeto Ludoteca do Turismo, o qual propõe-se a desenvolver atividades lúdico-pedagógicas como jogos e brincadeiras com temas relacionados ao turismo, patrimônio e meio ambiente para promover junto a comunidade em que está inseria a Universidade Federal de Pelotas oficinas de educação turística/para o turismo. A Ludoteca do Turismo visa estimular o desenvolvimento do conhecimento sobre os temas abordados de forma que seja possível "instruir brincando".
O trabalho do projeto “Ludoteca do Turismo” abrange, não apenas a elaboração de atividades lúdico-pedagógicas, bem como a sua pesquisa e realização junto aos grupos, além da catalogação e manutenção do acervo que deve ser composto, tanto por materiais impressos, bem como pela catalogação de jogos e brincadeiras orientadas mediante a criação de objetivos e regras, brincadeiras cantadas, teatro e dinâmicas em grupo.
Além do trabalho conjunto já realizado com os projetos de extensão “Turismo e Educação Patrimonial” e “Turismo, Educação e Cidadania”, o “Ludoteca do Turismo” também poderá trabalhar em parceria com outros projetos de ensino ou extensão da UFPel, bem como estabelecer parcerias junto a Secretaria Municipal de Educação e Desporto de Pelotas e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Pelotas, fornecendo material lúdico-pedagógico presente no acervo, ou elaborando novos atividades.
Atento a esse movimento, apresenta-se o Projeto Ludoteca do Turismo, o qual propõe-se a desenvolver atividades lúdico-pedagógicas como jogos e brincadeiras com temas relacionados ao turismo, patrimônio e meio ambiente para promover junto a comunidade em que está inseria a Universidade Federal de Pelotas oficinas de educação turística/para o turismo. A Ludoteca do Turismo visa estimular o desenvolvimento do conhecimento sobre os temas abordados de forma que seja possível "instruir brincando".
O trabalho do projeto “Ludoteca do Turismo” abrange, não apenas a elaboração de atividades lúdico-pedagógicas, bem como a sua pesquisa e realização junto aos grupos, além da catalogação e manutenção do acervo que deve ser composto, tanto por materiais impressos, bem como pela catalogação de jogos e brincadeiras orientadas mediante a criação de objetivos e regras, brincadeiras cantadas, teatro e dinâmicas em grupo.
Além do trabalho conjunto já realizado com os projetos de extensão “Turismo e Educação Patrimonial” e “Turismo, Educação e Cidadania”, o “Ludoteca do Turismo” também poderá trabalhar em parceria com outros projetos de ensino ou extensão da UFPel, bem como estabelecer parcerias junto a Secretaria Municipal de Educação e Desporto de Pelotas e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Pelotas, fornecendo material lúdico-pedagógico presente no acervo, ou elaborando novos atividades.
Metodologia
Para a atuação do Ludoteca do Turismo, primeiramente, será necessária a identificação do perfil dos grupos a serem atendidos e os objetivos a serem alcançados nas ações educativas junto a esses grupos. Com base nessas informações, primeiramente, será realizada uma busca no acervo do Ludoteca do Turismo para verificar a existência de jogos e brincadeiras que possam ser realizados. Dessa busca, podem resultar três processos: 1. A realização de um jogo ou brincadeira já existente no acervo do projeto; 2. A adequação de algum jogo ou brincadeira existente; 3. A elaboração de um novo jogo ou brincadeira.
No caso de atividades lúdico-pedagógicas que não necessitem do uso de material de apoio impresso para a sua realização, o processo se dará apenas pela pesquisa; adequação da atividade segundo o perfil do grupo e objetivo da ação educativa; Desenvolvimento do conceito, objetivos e regras; realização junto aos grupos.
No caso de materiais impressos, o processo já envolverá a gráfica e editora da UFPel. Caso seja possível executar um jogo ou brincadeira já existente no acervo do Ludoteca do Turismo, será verificada a necessidade ou não de uma nova tiragem junto a gráfica e editora da UFPel. Se for necessária a adequação de algum jogo ou brincadeira existente no acervo, após o devido processo de mudança e obtenção do design final, o material será enviado a gráfica e editora da UFPel para impressão. Para a elaboração de um novo jogo ou brincadeira os seguintes passos serão realizados: pesquisa bibliográfica sobre ludicidade; pesquisa bibliográfica sobre jogos e brincadeiras adequados ao perfil do grupo a ser atendido; pesquisa bibliográfica sobre as temáticas a serem abordadas, segundo o objetivo do jogo ou brincadeira; Pesquisa em outras fontes, como fotos, mapas, músicas, mapas, etc., segundo o objetivo do jogo ou brincadeira; Desenvolvimento do conceito do jogo ou brincadeira; Criação do layout; Pré-teste; Correção e elaboração final; Encaminhamento da impressão junto a Editora e Gráfica da UFPel; Patente e catalogação.
Com o material pronto, os alunos colaboradores e bolsistas do projeto executarão os jogos e brincadeiras nas oficinas e, ao final, farão a avaliação dos mesmos.
Por fim, os alunos colaboradores e bolsistas do projeto deverão realizar a manutenção do acervo.
No caso de atividades lúdico-pedagógicas que não necessitem do uso de material de apoio impresso para a sua realização, o processo se dará apenas pela pesquisa; adequação da atividade segundo o perfil do grupo e objetivo da ação educativa; Desenvolvimento do conceito, objetivos e regras; realização junto aos grupos.
No caso de materiais impressos, o processo já envolverá a gráfica e editora da UFPel. Caso seja possível executar um jogo ou brincadeira já existente no acervo do Ludoteca do Turismo, será verificada a necessidade ou não de uma nova tiragem junto a gráfica e editora da UFPel. Se for necessária a adequação de algum jogo ou brincadeira existente no acervo, após o devido processo de mudança e obtenção do design final, o material será enviado a gráfica e editora da UFPel para impressão. Para a elaboração de um novo jogo ou brincadeira os seguintes passos serão realizados: pesquisa bibliográfica sobre ludicidade; pesquisa bibliográfica sobre jogos e brincadeiras adequados ao perfil do grupo a ser atendido; pesquisa bibliográfica sobre as temáticas a serem abordadas, segundo o objetivo do jogo ou brincadeira; Pesquisa em outras fontes, como fotos, mapas, músicas, mapas, etc., segundo o objetivo do jogo ou brincadeira; Desenvolvimento do conceito do jogo ou brincadeira; Criação do layout; Pré-teste; Correção e elaboração final; Encaminhamento da impressão junto a Editora e Gráfica da UFPel; Patente e catalogação.
Com o material pronto, os alunos colaboradores e bolsistas do projeto executarão os jogos e brincadeiras nas oficinas e, ao final, farão a avaliação dos mesmos.
Por fim, os alunos colaboradores e bolsistas do projeto deverão realizar a manutenção do acervo.
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se com essa proposta manter e ampliar o acervo de jogos e brincadeiras do Ludoteca do Turismo de maneira a atender, tanto ações educativas junto a outros projetos, seja de ensino ou de extensão, bem como estabelecer parcerias junto a Secretaria Municipal de Educação e Desporto de Pelotas e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Pelotas.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AMANDA MACHADO BONINI | |||
ANDRÉIA SKUPIEN BIANCHINI | |||
ARIEL MEDEIROS PERES | |||
CARLA GOMES DA SILVA | |||
DALILA MULLER | 2 | ||
DALILA ROSA HALLAL | 13 | ||
DANIELE GUERREIRO DA ROSA | |||
IANKA GUERREIRO DA ROSA | |||
INARA DE OLIVEIRA DA LUZ | |||
JARIZA CARDOZO NUNES | |||
KESSILEY BEATRIZ WEBER HARTWIG | |||
KETRIN CRISTINA GABRIEL | |||
LEONARDO FERREIRA RESENDE | |||
LEOPOLDINE RADTKE BERGMANN | |||
MARCIELE ANTUNES CAETANO | |||
NATHANIEL DA CUNHA PEREIRA | |||
NYGER DA SILVA LARA | |||
PRISCILLA TEIXEIRA DA SILVA | 40 | ||
RICHARD MARTINS SILVEIRA | |||
ROBERTA MATTOS LESSA | |||
Rita de Cássia dos Reis Viebrantz | |||
THAYNA DA SILVA | |||
ÂNGELA BARCELOS FURTADO | |||
ÉVERTON FELIPE KAIZER |