Nome do Projeto
Cientistas do Amanhã: Divulgando a Biotecnologia para Crianças e Adolescentes
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
11/11/2024 - 31/12/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
O projeto "Cientistas do Amanhã" tem como objetivo despertar o interesse de crianças e adolescentes pela biotecnologia, apresentando conceitos científicos de forma lúdica, prática e acessível. A iniciativa busca utilizar atividades interativas, como oficinas de extração de DNA, oficinas de compoostagem e criação de modelos moleculares, para ilustrar como a biotecnologia está presente no dia a dia e como ela pode contribuir para resolver desafios globais, como a sustentabilidade e a saúde.
Por meio de jogos educativos e experimentos simples, o projeto busca incentivar o pensamento crítico e a curiosidade científica nas crianças e adolescentes. Com foco na inclusão e no aprendizado divertido, "Cientistas do Amanhã" visa não apenas ensinar biotecnologia, mas também inspirar as próximas gerações a explorar e contribuir para os avanços científicos de forma ética e responsável.
Este projeto pode ser implementado através de ações presenciais, com visitas à escolas, ou recebendo turmas interessadas na universidade; como através do meio digital, através do desenvolvimento de jogos ou divulgação de conteúdos que atinjam, ao final, o público alvo.
Objetivo Geral
Promover o interesse e o aprendizado de crianças e adolescentes na área de biotecnologia, utilizando abordagens lúdicas, práticas e interativas para desmistificar conceitos científicos e estimular a curiosidade, o pensamento crítico e a conscientização sobre a importância da biotecnologia no cotidiano e no futuro da sociedade.
Justificativa
A biotecnologia é uma área de conhecimento estratégico, com aplicações que vão desde a saúde e a produção de alimentos até a sustentabilidade e a conservação ambiental. No entanto, é comum que conceitos dessa ciência sejam percebidos como complexos ou distantes, especialmente por crianças e adolescentes, que representam o futuro da inovação científica.
Introduzir a biotecnologia de forma acessível e divertida é essencial para despertar o interesse precoce pela ciência, contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes sobre o impacto da tecnologia na vida cotidiana e inspirar novas gerações de cientistas. Além disso, promover atividades práticas e interativas facilita a compreensão de conceitos abstratos, tornando o aprendizado mais eficaz e significativo.
O projeto "Cientistas do Amanhã" busca preencher essa lacuna, aproximando o público jovem da biotecnologia por meio de experiências que valorizam a curiosidade e a criatividade, ao mesmo tempo em que fomentam uma visão ética e responsável sobre os desafios e oportunidades dessa área científica.
Introduzir a biotecnologia de forma acessível e divertida é essencial para despertar o interesse precoce pela ciência, contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes sobre o impacto da tecnologia na vida cotidiana e inspirar novas gerações de cientistas. Além disso, promover atividades práticas e interativas facilita a compreensão de conceitos abstratos, tornando o aprendizado mais eficaz e significativo.
O projeto "Cientistas do Amanhã" busca preencher essa lacuna, aproximando o público jovem da biotecnologia por meio de experiências que valorizam a curiosidade e a criatividade, ao mesmo tempo em que fomentam uma visão ética e responsável sobre os desafios e oportunidades dessa área científica.
Metodologia
O projeto "Cientistas do Amanhã: Divulgando a Biotecnologia para Crianças e Adolescentes" será desenvolvido através de diferentes ações que ocorrerão, em sua maioria, dentro das disciplinas do curso de Graduação em Biotecnologia. Cada ação terá seu enfoque principal, já que as temáticas dentro da Biotecnologia são bastante diversas. No entanto, em um geral, cada projeto seguirá três etapas principais, com atividades estruturadas para promover o aprendizado lúdico, prático e interativo das crianças e adolescentes:
1. Planejamento e Preparação:
Os grupos de alunos e professores deverão selecionar tópicos de biotecnologia relevantes e aplicáveis ao cotidiano, para serem apresentados ao público alvo.
A equipe organizadora deverá identificar as faixas etárias daqueles que participarão recebendo a ação (crianças de 8-12 anos e adolescentes de 13-17 anos) e, assim, adaptar as atividades ao nível de compreensão de cada grupo.
Posteriormente, no caso das atividades presenciais, a equipe organizadora irá elaborar materiais e kits práticos com materiais simples para realizar os pequenos experimentos e demonstrações científicas propostos. Nos casos de atividades remotas ou digitais, tais etapas ocorrerão com a elaboração de jogos, vídeos e materiais didáticos para serem divulgados em ambiente eletrônico.
2. Aplicação da ação:
Nesta etapa será aplicada a ação planejada e preparada. Todas as atividades precisarão cumprir com três momentos principais: O de apresentação breve do tema, o de realização de atividade prática e o de discussão e reflexão sobre os resultados obtidos na atividade.
3. Avaliação e Feedback:
Ao final da aplicação da ação, serão coletadas as opiniões dos participantes sobre as atividades realizadas, para ajustar futuras edições do projeto.
1. Planejamento e Preparação:
Os grupos de alunos e professores deverão selecionar tópicos de biotecnologia relevantes e aplicáveis ao cotidiano, para serem apresentados ao público alvo.
A equipe organizadora deverá identificar as faixas etárias daqueles que participarão recebendo a ação (crianças de 8-12 anos e adolescentes de 13-17 anos) e, assim, adaptar as atividades ao nível de compreensão de cada grupo.
Posteriormente, no caso das atividades presenciais, a equipe organizadora irá elaborar materiais e kits práticos com materiais simples para realizar os pequenos experimentos e demonstrações científicas propostos. Nos casos de atividades remotas ou digitais, tais etapas ocorrerão com a elaboração de jogos, vídeos e materiais didáticos para serem divulgados em ambiente eletrônico.
2. Aplicação da ação:
Nesta etapa será aplicada a ação planejada e preparada. Todas as atividades precisarão cumprir com três momentos principais: O de apresentação breve do tema, o de realização de atividade prática e o de discussão e reflexão sobre os resultados obtidos na atividade.
3. Avaliação e Feedback:
Ao final da aplicação da ação, serão coletadas as opiniões dos participantes sobre as atividades realizadas, para ajustar futuras edições do projeto.
Indicadores, Metas e Resultados
Dentre os indicadores que serão utilizados para medir o impacto do projeto e avaliar o alcance de seus objetivos estão: o número de crianças e adolescentes participantes nas oficinas e atividades; a porcentagem de participantes que demonstram melhoria no conhecimento sobre biotecnologia (avaliada por questionários pré e pós-oficinas); e a quantidade e qualidade de perguntas, sugestões ou discussões realizadas durante as atividades.
Dentre as metas estão:
- O atendimento de, ao menos 500 crianças e adolescentes até a finalização do projeto;
- A busca por estabelecer parcerias escolas ou organizações locais para ampliar o alcance do projeto;
- Criação e distribuição de ao menos 2 jogos educativos digitais;
Como resultados e esperamos despertar nas crianças e adolescentes a curiosidade científica, especialmente em áreas relacionadas à biotecnologia. Ainda, buscaremos por envolver jovens de diferentes contextos sociais, promovendo o acesso democrático ao conhecimento científico.
Outro resultado que buscaremos é o de obter relatórios e feedbacks positivos que possibilitem replicar ou ampliar o projeto para outras comunidades e regiões, com adaptações locais.
Dentre as metas estão:
- O atendimento de, ao menos 500 crianças e adolescentes até a finalização do projeto;
- A busca por estabelecer parcerias escolas ou organizações locais para ampliar o alcance do projeto;
- Criação e distribuição de ao menos 2 jogos educativos digitais;
Como resultados e esperamos despertar nas crianças e adolescentes a curiosidade científica, especialmente em áreas relacionadas à biotecnologia. Ainda, buscaremos por envolver jovens de diferentes contextos sociais, promovendo o acesso democrático ao conhecimento científico.
Outro resultado que buscaremos é o de obter relatórios e feedbacks positivos que possibilitem replicar ou ampliar o projeto para outras comunidades e regiões, com adaptações locais.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANTONIO DUARTE PAGANO | |||
LUANA FERREIRA VIANA DOS REIS | |||
LUCIANA BICCA DODE | 1 | ||
MARIANA CAVALCANTI NASCIMENTO | |||
MARIANA HÄRTER REMIÃO | 2 | ||
PRISCILA MARQUES MOURA DE LEON | 1 | ||
SIBELE BORSUK | 1 | ||
THAIS LARRÉ OLIVEIRA BOHN | 1 | ||
TONY LEANDRO REZENDE DA SILVEIRA | 2 | ||
VINICIUS FARIAS CAMPOS | 1 |