Nome do Projeto
Educação Alimentar em Mídias Sociais
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
06/01/2025 - 27/11/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Saúde
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
Este projeto foi concebido por solicitação da rede de net work da coordenadora, tendo em vista a troca de informações e necessidades dos ambientes em que os graduandos de nutrição realizam seus estágios curriculares. A troca de informações e reuniões foram realizadas a partir de abril de 2024, para alinhamento dos objetivos e das atividades. Foram realizadas comunicações por e-mail, seguido de uma reunião via Meet.
A ideia inicial é desenvolver atividades de atenção primária à saúde relacionadas à Nutrição e à Coordenação de Promoção à Saúde (DAS) da PROGEP/FURG nas redes sociais da DAS, entendendo que a veiculação de material digital de qualidade no Instagram possibilita aumentar as visualizações e atrair mais seguidores, atingindo assim um maior número de pessoas para a promoção da educação em saúde. O total de seguidores no início, criação da página, era de 132 pessoas, e no momento são 353 seguidores, representando uma taxa de aumento significativa.
Quanto ao total de visualizações, não é possível constatar essa informação, pois a configuração atual do perfil DAS PROGEP FURG no Instagram está como conta pessoal, e as ferramentas de contagem de visualizações estão disponíveis apenas para contas profissionais.
O projeto Educação Alimentar em Mídias Sociais busca envolver o Instagram e a nutrição com o intuito de impactar, especialmente, as demandas por informações acessíveis sobre saúde e bem-estar. É um projeto cuja demanda é da comunidade e envolve profissionais e graduandos das duas instituições co-irmãs UFPel e FURG, sendo assim de extrema relevância sua realização.
Objetivo Geral
o O foco principal é educar sobre hábitos alimentares saudáveis, através da criação de um calendário anual com datas comemorativas existentes na rede de saúde pública, para divulgar material digital.
o Atualizar o perfil social da DAS/PROGEP/FURG
o Atualizar o perfil social da DAS/PROGEP/FURG
Justificativa
Desde a década de 1990, com o surgimento da internet, a tecnologia digital tem transformado profundamente a forma como comunicamos e acessamos informações. Atualmente, as mídias sociais destacam-se como uma das principais ferramentas de comunicação, impactando diversos setores, incluindo a nutrição. Embora seja amplamente reconhecido que a internet é um recurso valioso para expandir o conhecimento sobre alimentação e saúde, ainda persiste a necessidade de melhorar explorar e utilizar a ferramenta de maneira adequada para a exposição de conteúdo, bem como que este conteúdo chegue até o público alvo.
A relevância deste projeto reside na compreensão do impacto efetivo dessas plataformas na educação alimentar e nutricional da população, principalmente na comunidade da FURG - DAS/PROGEP/FURG. Pois as mídias sociais como ferramenta de educação alimentar e nutricional experienciam um impacto positivo significativo na conscientização e modificação dos hábitos alimentares de seus seguidores.
A relevância deste projeto reside na compreensão do impacto efetivo dessas plataformas na educação alimentar e nutricional da população, principalmente na comunidade da FURG - DAS/PROGEP/FURG. Pois as mídias sociais como ferramenta de educação alimentar e nutricional experienciam um impacto positivo significativo na conscientização e modificação dos hábitos alimentares de seus seguidores.
Metodologia
Serão realizadas reuniões para planejamento de ações a serem desenvolvidas ao longo do ano de 2025, de acordo com as temáticas de saúde, alimentação, nutrição referente a cada mês do ano.
A partir da elaboração do calendário de atividades, os conteúdos serão criados e lançados na plataforma do Instagram. Serão criados folders, material explicativo e visual diverso, além da reprodução de vídeos e documentos oficiais pertinentes a cada temática exposta mensalmente.
A atualização e revisão dos conteúdos ocorrerá semanalmente, assim como a verificação de indicadores de trocas entre os usuários do perfil.
Será elaborado mensalmente um relato sobre as demandas e as interações ocorridas, e ao final do ano, um relatório.
As atividades serão conduzidas por acadêmica de nutrição com supervisão de profissional nutricionista da FURG e orientação de professor da UFPEL.
A partir da elaboração do calendário de atividades, os conteúdos serão criados e lançados na plataforma do Instagram. Serão criados folders, material explicativo e visual diverso, além da reprodução de vídeos e documentos oficiais pertinentes a cada temática exposta mensalmente.
A atualização e revisão dos conteúdos ocorrerá semanalmente, assim como a verificação de indicadores de trocas entre os usuários do perfil.
Será elaborado mensalmente um relato sobre as demandas e as interações ocorridas, e ao final do ano, um relatório.
As atividades serão conduzidas por acadêmica de nutrição com supervisão de profissional nutricionista da FURG e orientação de professor da UFPEL.
Indicadores, Metas e Resultados
- Aumento da visibilidade da página no Instagram - FURG - DAS/PROGEP/FURG.
- Interação entre os criadores de conteúdo e a comunidade que acessa o perfil.
- Auxiliar na conscientização e modificação de hábitos alimentares.
- Replicar informações oficiais sobre datas e meses significativos para o tratamento da saúde e cuidado com a nutrição.
- Interação entre os criadores de conteúdo e a comunidade que acessa o perfil.
- Auxiliar na conscientização e modificação de hábitos alimentares.
- Replicar informações oficiais sobre datas e meses significativos para o tratamento da saúde e cuidado com a nutrição.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
Clarice LAges de La Rocha | |||
ELIZABETE HELBIG | 2 | ||
FABIELLEN DE MORAES BRUM | |||
Nidia Farias Fernandes Martins |