Nome do Projeto
Curso Introdutório de Linguística Forense
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
27/01/2025 - 31/03/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Educação profissional
Resumo
O Curso Introdutório de Linguística Forense, consiste em uma sequência de informações à respeito do modus operandi do Linguista Forense e todo o campo que abrange esta área, isto é na análise de diferentes textos escritos e orais no âmbito forense. Para isso, ao longo do curso o aluno receberá conhecimento a respeito da teoria e da prática da Linguística Forense, bem como orientações de como realizar análises efetivas. Será feito uma interface entre Linguística Aplicada ao Direito e diferentes casos reais, como por exemplo, plágio, atribuição de autoria, cartas de ameaças e suicídio, cibercrimes e processos no âmbito jurídico. Ao final do curso pretende-se que o aluno adquira conhecimento básico para que possa analisar textos forenses.

Objetivo Geral

O Curso“Linguística Forense: Por trás das palavras” tem o objetivo geral de promover o diálogo entre a comunidade acadêmica e a comunidade externa acerca do tema proposto, oferecendo oportunidade de acesso a conhecimentos científicos, práticos e de informações relevantes acerca do assunto, estimulando, contribuindo e beneficiando a sociedade com esses recursos.

Justificativa

O desenvolvimento da leitura, da compreensão, da interpretação e da análise de textos é uma prática que deve ser cada vez mais incentivada e executada, tanto no meio acadêmico quanto fora dele, já que a nossa formação humana e crítica é um dos pilares tanto da universidade, como forma de intervenção social e melhoria da qualidade de vida para a sociedade, quanto na própria comunidade que não tem acesso a esse tipo de conhecimento e expertise.
Este projeto se justifica pela necessidade de conhecimento, divulgação e ampliação de estudos sobre este tema que está em ascensão no Brasil e no mundo; pela construção de um diálogo consistente e relevante acerca do nosso protagonismo linguístico e da nossa própria segurança, principalmente entre as áreas de formação dos alunos dos cursosde Letras, além de outros como Pedagogia, Relações Internacionais, Hotelaria, Turismo, Publicidade e Propaganda,Administração ou que se interessarem pela temática. No entanto, o foco deste projeto não será a formação de Linguistas Forenses, mas, sim, os alunos dos cursos de Letras e de Direito e a comunidade em geral, no sentido de que os primeiros têm a linguagem como objeto; os de Direito têm a linguagem como instrumento, e a comunidade precisa conhecer o quanto a linguagem nos identifica como sujeitos, como povo e como nação, e quanto manter-nos atentos acerca de golpes, fraudes e outros crimes cometidos através da linguagem, poderá salvar-nos em diversas situações.

Metodologia

Os encontros serão desenvolvidos com aulas expositivas para exposição de teoria e dos temas escolhidos, dos conceitos principais e dos casos apresentados; dialogadas para construir uma discussão consistente com os alunos, e algumas, especificamente, com práticas de análise para o exercício básico da reflexão.

Indicadores, Metas e Resultados

Que ao final do curso o aluno seja capaz de realizar análise linguística básica em textos forenses.
Preparar e instrumentalizar os alunos dos cursos de Letras, para possíveis atuações neste campo de trabalho.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA LOURDES DA ROSA NIEVES BROCHI FERNANDEZ2
MATHEUS DE AVILA LUIZ BATISTA
Mônica Penalber
SEILA MARISA DA CUNHA ISLABÃO

Página gerada em 22/02/2025 12:06:24 (consulta levou 0.082573s)