Nome do Projeto
Curso Introdutório de Linguística Forense
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
27/01/2025 - 31/03/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Educação profissional
Resumo
O Curso Introdutório de Linguística Forense, consiste em uma sequência de informações à respeito do modus operandi do Linguista Forense e todo o campo que abrange esta área, isto é na análise de diferentes textos escritos e orais no âmbito forense. Para isso, ao longo do curso o aluno receberá conhecimento a respeito da teoria e da prática da Linguística Forense, bem como orientações de como realizar análises efetivas. Será feito uma interface entre Linguística Aplicada ao Direito e diferentes casos reais, como por exemplo, plágio, atribuição de autoria, cartas de ameaças e suicídio, cibercrimes e processos no âmbito jurídico. Ao final do curso pretende-se que o aluno adquira conhecimento básico para que possa analisar textos forenses.
Objetivo Geral
O Curso“Linguística Forense: Por trás das palavras” tem o objetivo geral de promover o diálogo entre a comunidade acadêmica e a comunidade externa acerca do tema proposto, oferecendo oportunidade de acesso a conhecimentos científicos, práticos e de informações relevantes acerca do assunto, estimulando, contribuindo e beneficiando a sociedade com esses recursos.
Justificativa
O desenvolvimento da leitura, da compreensão, da interpretação e da análise de textos é uma prática que deve ser cada vez mais incentivada e executada, tanto no meio acadêmico quanto fora dele, já que a nossa formação humana e crítica é um dos pilares tanto da universidade, como forma de intervenção social e melhoria da qualidade de vida para a sociedade, quanto na própria comunidade que não tem acesso a esse tipo de conhecimento e expertise.
Este projeto se justifica pela necessidade de conhecimento, divulgação e ampliação de estudos sobre este tema que está em ascensão no Brasil e no mundo; pela construção de um diálogo consistente e relevante acerca do nosso protagonismo linguístico e da nossa própria segurança, principalmente entre as áreas de formação dos alunos dos cursosde Letras, além de outros como Pedagogia, Relações Internacionais, Hotelaria, Turismo, Publicidade e Propaganda,Administração ou que se interessarem pela temática. No entanto, o foco deste projeto não será a formação de Linguistas Forenses, mas, sim, os alunos dos cursos de Letras e de Direito e a comunidade em geral, no sentido de que os primeiros têm a linguagem como objeto; os de Direito têm a linguagem como instrumento, e a comunidade precisa conhecer o quanto a linguagem nos identifica como sujeitos, como povo e como nação, e quanto manter-nos atentos acerca de golpes, fraudes e outros crimes cometidos através da linguagem, poderá salvar-nos em diversas situações.
Este projeto se justifica pela necessidade de conhecimento, divulgação e ampliação de estudos sobre este tema que está em ascensão no Brasil e no mundo; pela construção de um diálogo consistente e relevante acerca do nosso protagonismo linguístico e da nossa própria segurança, principalmente entre as áreas de formação dos alunos dos cursosde Letras, além de outros como Pedagogia, Relações Internacionais, Hotelaria, Turismo, Publicidade e Propaganda,Administração ou que se interessarem pela temática. No entanto, o foco deste projeto não será a formação de Linguistas Forenses, mas, sim, os alunos dos cursos de Letras e de Direito e a comunidade em geral, no sentido de que os primeiros têm a linguagem como objeto; os de Direito têm a linguagem como instrumento, e a comunidade precisa conhecer o quanto a linguagem nos identifica como sujeitos, como povo e como nação, e quanto manter-nos atentos acerca de golpes, fraudes e outros crimes cometidos através da linguagem, poderá salvar-nos em diversas situações.
Metodologia
Os encontros serão desenvolvidos com aulas expositivas para exposição de teoria e dos temas escolhidos, dos conceitos principais e dos casos apresentados; dialogadas para construir uma discussão consistente com os alunos, e algumas, especificamente, com práticas de análise para o exercício básico da reflexão.
Indicadores, Metas e Resultados
Que ao final do curso o aluno seja capaz de realizar análise linguística básica em textos forenses.
Preparar e instrumentalizar os alunos dos cursos de Letras, para possíveis atuações neste campo de trabalho.
Preparar e instrumentalizar os alunos dos cursos de Letras, para possíveis atuações neste campo de trabalho.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANA LOURDES DA ROSA NIEVES BROCHI FERNANDEZ | 2 | ||
MATHEUS DE AVILA LUIZ BATISTA | |||
Mônica Penalber | |||
SEILA MARISA DA CUNHA ISLABÃO |