Nome do Projeto
Descomplicando a Fisiologia
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
24/03/2025 - 24/02/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas
Resumo
O projeto surgiu a partir de uma demanda dos alunos do curso de Odontologia e irá ser realizado em moldes similares a outros projetos de outras disciplinas básicas. Muitas vezes a fisiologia pode ser complexa e por nem sempre a sua importância para a Graduação em Odontologia ser tão claro, muitos alunos apresentam alguma dificuldade de compreensão e apreensão dos assuntos abordados ao longo dos semestres. Dessa forma, buscar ferramentas que descompliquem o conteúdo e façam uma relação mais direta com a profissão dos alunos é fundamental. O projeto irá usar as redes sociais, altamente usadas pelos discentes, para a publicação de conteúdos no formato de mapas conceituais, mapas mentais, esquemas e resumos, além de questão de revisão. Ainda, durante a disciplina de Fisiologia Geral e Aplicada I, a professora responsável realiza diversas atividades em aula para que os alunos se tornem os atores do seu aprendizado, fugindo um pouco a passividade das aulas teóricas-expositivas. Entre as atividades há produção de mapas conceituais, desenhos esquemáticos, dominó e quizz. Assim, o projeto também auxiliará na criação e produção de novas atividades que possam ser realizadas tanto na disciplina de Fisiologia Geral e Aplicada I quanto na de Fisiologia Geral e Aplicada II.

Objetivo Geral

Produzir conteúdos, materiais e atividades que descompliquem o aprendizado da fisiologia e mostrem a sua importância para a formação de futuros dentistas.

Justificativa

A busca de novas estratégias de aprendizado é fundamental para auxiliar na formação dos alunos. Criar atividades em que eles sejam os atores principais e fornecer materiais (produzido por alunos que já cursaram as disciplinas) resumidos, didáticos e de fácil compreensão podem ser os mecanismos para não só um melhor aproveitamento nas disciplinas, mas um maior aprendizado de fato do conteúdo abordado no semestre.

Metodologia

1) Será criado um perfil no Instagram com enfoque para a Odontologia, onde serão criados posts com mapas conceituais, mapas mentais, esquemas e resumos, além de questão de revisão.
2)Serão elaboradas atividades/jogos que possam ser usados durante as aulas das disciplinas de Fisiologia do curso de Graduação em Odontologia.

Indicadores, Metas e Resultados

Almejamos consolidar um grupo de alunos interessados no ensino da fisiologia humana. Ademais, esperamos oferecer alternativas ao estudo da fisiologia e instigar a curiosidade e a contribuição de mais alunos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BRUNA FERRARY DENIZ1
DIOVANA FONSECA FERREIRA
EDUARDA CAVALHEIRO DA SILVA
GUILHERME DE OLIVEIRA CREMA
JULIA MARRONI DA ROSA
OCTAVIO MONTEIRO PRIOTTO
RHAYANY FERREIRA SANES

Página gerada em 30/03/2025 21:52:30 (consulta levou 0.104012s)