Nome do Projeto
Cidadãos do Amanhã: Capacitando jovens da região sul para a construção de um futuro justo e sustentável
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
03/03/2025 - 31/01/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Meio ambiente
Linha de Extensão
Desenvolvimento regional
Resumo
Vivemos em um período marcado por transformações aceleradas e desafios globais que demandam respostas inovadoras e sustentáveis. Diante desse cenário dinâmico, a Agência para o Desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim (ALM) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) se propõe a desenvolver o projeto Cidadania em Fluxo: Capacitando Jovens Cidadãos da região sul da Laguna dos Patos e da Lagoa Mirim, uma iniciativa voltada para estudantes do Ensino Médio e estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da região de influência da ALM-UFPel, com o objetivo de capacitar os participantes a compreender e enfrentar temáticas urgentes da sociedade brasileira. Concebido como um projeto de extensão universitária, o Cidadania em Fluxo visa estender o conhecimento universitário para a região de influência da UFPel, promovendo assim a integração entre a instituição de ensino superior e a sociedade (SOBRINHO, 2017). Nesse contexto, o autor destaca a importância da extensão universitária comoinstrumento de transformação social, possibilitando a troca de saberes entre a academia e as comunidades, contribuindo para a formação de cidadãos mais críticos e participativos. Além disso, Dias e Peixoto (2020) ressaltam que os projetos de extensão proporcionam o desenvolvimento de ações concretas que atendem às demandas emergentes, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. No âmbito da extensão universitária, é possível observar a influência das ideias de Freire (1997), cuja pedagogia crítica enfatiza a importância da educação como ferramenta de libertação e transformação social. O autor argumenta que a extensão universitária deve ir além da transferência de conhecimento, promovendo a construção coletiva do saber e a conscientização dos sujeitos envolvidos. Dessa forma, os projetos de extensão beneficiam as comunidades, proporcionando uma experiência enriquecedora para os estudantes, integrando teoria e prática de maneira significativa. O Cidadania em Fluxo objetiva gerar Impacto Social abordando temáticas como: Participação Cidadã e a Democracia Ativa; Lideranças e Movimentos Sociais; Saúde Planetária e Educação Ambiental; Crise Climática, Recursos Hídricos e Ações Sustentáveis; Inclusão e Respeito à Diversidade; e Mundo do Trabalho e Empreendedorismo. O público-alvo são jovens estudantes do Ensino Médio regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de alguns dos municípios sob influência da ALMUFPel (Jaguarão, Arroio Grande, Capão do Leão, Pelotas, São Lourenço do Sul e Cristal), e que compõe diferentes segmentos sociais, tais como indígenas, quilombolas, LGBTQIA+, integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) e de comunidades rurais. O número de 240 vagas foi cuidadosamente determinado após considerarmos a diversidade geográfica, social e cultural da referida região, bem como a necessidade de inclusão das famílias de baixa renda. Reconhecemos que essas famílias enfrentam desafios adicionais no acesso a oportunidades de capacitação. Portanto, ao distribuir as 240 vagas será garantido que uma parte significativa delas seja reservada para essas comunidades, de modo a promover uma representatividade abrangente e inclusiva em termos étnicos, de gênero, mas também econômicos.

Objetivo Geral

"Espera-se que o projeto represente uma oportunidade significativa para os jovens explorarem, discutirem e agirem sobre as complexidades presentes na sociedade, por meio do contato direto uma das Instituições Federais de Ensino Superior da região sul do Rio Grande do Sul, a região economicamente mais carente do Estado. Enseja-se que o contato com as temáticas propostas pelo projeto inspire e motive seus participantes a ingressar em cursos de graduação, na busca pelo protagonismo de mudanças positivas em suas comunidades e no mundo."

Promover ações que visem a articulação entre conhecimento teórico e prático, na
busca pela compreensão e solução de problemas sociais emergentes, para estudantes
de diferentes segmentos sociais do Ensino Médio regular e EJA em municípios
selecionados da região de influência da ALM-UFPel.

Justificativa

O Cidadania em Fluxo surge em meio às constantes transformações nos contexto nacional e internacional que geram desafios cada vez mais complexos. Diante desse cenário, o potencial da ALM-UFPel para a realização de atividades extensionistas proporcionará o desenvolvimento teóricoe prático de jovens estudantes do Ensino Médio e EJA para antecipar soluções para o presente e o futuro, e para que, de maneira proativa, atuem em suas comunidades, nos municípios da região sul da Laguna dos Patos e da
Lagoa Mirim.

Metodologia

O Cidadãos do Amanhã será implementado em seis mnicipios da região sul do Rio Grande do Sul, especialmente na região sul da Laguna do Patos e na Lagoa Mirim, a saber os municípios de Pelotas (sede da UFPel), Capão do Leão, Cristal, São Lourenço do Sul, Arroio Grande e Jaguarão. O projeto tem como público jovens estudantes do Ensino Médio regular e da Educação de Jovens e Adultos para representar uma faixa etária crucial na formação de agentes de mudança social e por seu potencial impacto positivo nas suas comunidades de origem.
A distribuição estratégica das 240 vagas entre diferentes cidades visa não apenas alcançar os centros urbanos, mas também áreas rurais, reconhecendo a diversidade geográfica da região. A princípio serão disponibilizadas 125 vagas para Pelotas, 30 para Capão do Leão, 20 para Cristal, 20 para São Lourenço do Sul, 20 para Arroio Grande e 25 para Jaguarão. A quantidade de vagas por município poderá variar conforme a demanda. Essa estratégia procura proporcionar oportunidades igualitárias de acesso à formação, garantindo que o projeto alcance diversos contextos e realidades. Nesse sentido, o envolvimento da comunidade e parcerias estratégicas são considerados como elementos essenciais para o sucesso do Cidadãos do Amanhã. A participação ativa da comunidade é crucial, e a busca por parcerias estratégicas com instituições locais e organizações fortalecerá a infraestrutura necessária para a realização das atividades.
Para isso, o projeto contará com Articuladores locais, que elegerão pelo menos uma Escola de cada município participante, com a devida anuência da gestão escolar, para servir de sede para as ações que serão desenvolvidas localmente. Quanto à inscrição para participação no Cidadãos do Amanhã, os mesmos Articuladores farão a divulgação nas escolas locais, dando a prioridade de vagas para os estudantes de baixarenda, o que será verificado junto à equipe gestora das escolas em que houver discentes interessados.
As ações serão estruturadas em seis módulos temáticos, cada um abordando um dos temas emergentes na sociedade, citados anteriormente. Cada módulo será ministrado por profissionais especializados e consultores (com preferência a discentes de pós-graduação das IFES do Sul do RS), garantindo uma compreensão aprofundada e uma perspectiva prática dos desafios e oportunidades associados a cada tema.
Além das aulas expositivas, o projeto incorporará dinâmicas de grupo, estudos de caso, atividades práticas, visitas técnicas e ações concretas nas comunidades, além de atividades culturais. Essa abordagem multifacetada visa não apenas transmitir conhecimento teórico, mas também promover a aplicação prática dos conceitos aprendidos, capacitando os participantes a se tornarem agentes efetivos de mudança em suas comunidades.

Indicadores, Metas e Resultados

Ao longo do projeto, serão realizados momentos para compartilhamento de experiências, apresentação de projetos desenvolvidos pelos participantes e fortalecimento da rede de contatos entre jovens e consultores e professores. Esses eventos serão abertos à população em geral, ampliando o alcance e impacto do projeto.
A seguir, apresentamos tópicos para melhor elucidar as etapas:
I. Meta 1 – Organização
a. O projeto inicia-se com uma fase de consulta às comunidades, a fim de identificar possíveis demandas locais que possam ser transformadas em novos módulos ou incorporadas a algum pré-programado; dessa forma, serão definidos os temas emergentes a serem abordados.
b. Nessa etapa será contratada a equipe e definidos o cronograma oficial e cargas horárias dos módulos.
c. Definição dos locais de execução dos módulos temáticos e de toda a logistica que envolve o transporte e a alimentação dos participantes.
II. Meta 2 – Mobilização
a. Nessa fase, ocorrerá a divulgação do projeto por parte dos Articuladores locais, bem como a inscrição dos interessados e da seleção dos ministrantes dos módulos temáticos.
b. Nessa fase também serão produzidos os materiais didáticos de apoio.

III. Meta 3 – Desenvolvimento
a. A estrutura da capacitação é organizada em módulos temáticos, visando fornecer uma compreensão abrangente e atualizada dos desafios contemporâneos:
1. Participação Cidadã e a Democracia Ativa;
2. Liderança e Movimentos Sociais;
3. Saúde Planetária, Educação Ambiental e Direitos Sociais;
4. Crise Climática, Recursos Hídricos e Ações Sustentáveis;
5. Inclusão e Respeito à Diversidade;
6. Mundo do Trabalho e Empreendedorismo
b. Durante o desenvolver dos módulos será incentivado a elaboração de um projeto transversal a todos os módulos, com objetivo de gerar Impacto Social nas comunidades de origem dos participantes. Sugere-se que os projetos de impacto social sejam elaborados e executados por grupos de participantes, preferencialmente da mesma comunidade;
c. Instrução dos participantes acerca das possibilidades de bacharelados,
licenciaturas e cursos técnicos que são ofertados pelas Instituições Federais de Ensino Superior no sul do RS e incentivo à participação na Mostra de Cursos, Mundo Ufpel e SIIEPE da UFPel e também em atividades similares de outras instituições de ensino superior e técnico da região de atuação do projeto;
d. A participação de professores do ensino superior e ensino básico, convidados ilustres, estudantes de pós-graduação e consultores enriquecerá a experiência dos participantes, oferecendo uma perspectiva prática e aprofundada. Esses profissionais contribuirão no desenvolvimento de conteúdos, ministrarão palestras e interagirão diretamente com os participantes.
e. A abordagem pedagógica adotada será centrada na participação ativa dos alunos. Além de momentos expositivos, serão utilizadas dinâmicas de grupo, estudos de caso e atividades práticas para promover a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.
f. Visitas técnicas, trabalhos em equipe e o incentivo a realização de
projetos práticos complementarão a teoria, permitindo que os participantes experimentem diretamente os conceitos aprendidos em situações do mundo real.
g. A realização de eventos ao longo do curso e um evento de conclusão, proporcionarão oportunidades para compartilhar experiências, apresentar os projetos de impacto social e fortalecer a interação entre os participantes e os educadores e ajudar na instrução sobre oferta de bacharelados, licenciaturas e cursos técnicos que podem ser cursados após a conclusão do Ensino Médio.
h. Reconhecendo a complexidade dos desafios contemporâneos, o curso adotará uma abordagem interdisciplinar, conectando os diferentes temas e promovendo uma visão completa das questões abordadas.
IV. Meta 4 – Avaliação
a. A avaliação do desempenho dos participantes será conduzida de maneira contínua, permitindo ajustes e adaptações à medida que o curso avança. Feedback constante será fornecido para orientar a evolução da aprendizagem.
b. Feedback e Aprimoramento Constante:
i. A metodologia inclui um sistema robusto de coleta de feedback dos participantes, consultores e educadores. Essa retroalimentação será utilizada para aprimorar continuamente o curso, garantindo sua eficácia e relevância ao longo do tempo.
ii. Avaliação do Projeto pelas comunidades
iii. Avaliação Global do Projeto
iv. Produção de Relatórios Técnicos e outros materiais de divulgação.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BIANCA DEL PONTE DA SILVA
DÉBORA DE SOUZA SIMÕES
ERIKA MATTE PERALTA
HENRIQUE CARNEIRO DA SILVA AHUALLI
HIGOR PEGLOW DE CARVALHO
IULLI PITONE CARDOSO
JUAN SOUZA DE MAGALHÃES
JULIANA PERTILLE DA SILVA2
LUIS FELIPE FERREIRA DE MENDONÇA
LUIZ FELIPE SCHOLANTE SILVA
ROSE ANE PEREIRA DE FREITAS
SUÉLLEN DE MEDEIROS CORTES
THIAGO FERREIRA ABREU
TONY DE SIQUEIRA SECHI
Tatiana Boff
Thiago Alves Vargas

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