Nome do Projeto
O Ensino do componente curricular Embriologia (AD/BD) nos cursos de licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas da UFPEL e seus reflexos nos processos de ensino e aprendizagem no Ensino Médio de algumas Escolas de Pelotas
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
02/04/2025 - 02/03/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas
Resumo
O componente curricular Embriologia (Anatomia do Desenvolvimento - AD/Biologia do Desenvolvimento - BD) faz parte da formação do profissional Biólogo e do Exame Nacional do Ensino Médio e outros processos seletivos de acesso ao Ensino Superior. O presente estudo visa a análise de documentos (planos de ensino, planos de trabalho, planos de aula, currículos, dentre outros) e conversas com docentes do Ensino Superior (UFPEL) nos Cursos de Graduação, em Especial de Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) e Ensino Médio (algumas escolas públicas e privadas do Município de Pelotas) visando mapear os processos de ensino e aprendizagem do componente curricular Embriologia (Anatomia do Desenvolvimento - AD/Biologia do Desenvolvimento - BD). Os resultados poderão ser utilizados para retroalimentar a academia e auxiliar no reforço das potencialidade encontradas e apontar caminhos para solucionar/mitigar fragilidades observadas.
Objetivo Geral
Avaliar os métodos e conteúdos ministrados no componente curricular Embriologia (Anatomia do Desenvolvimento - AD/ Biologia do Desenvolvimento - BD) no processo de ensino e de aprendizagem nos Cursos de Graduação da UFPEL, em especial o de Ciências Biológicas (Licenciatura e bacharelado) e nas Escolas de Ensino Médio de Pelotas (Públicas e Privadas) buscando suas potencialidade (reforçando-as) e fragilidades (apontado caminhos para soluções ou mitigação).