Nome do Projeto
O Ensino do componente curricular Embriologia (AD/BD) nos cursos de licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas da UFPEL e seus reflexos nos processos de ensino e aprendizagem no Ensino Médio de algumas Escolas de Pelotas
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
02/04/2025 - 02/03/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas
Resumo
O componente curricular Embriologia (Anatomia do Desenvolvimento - AD/Biologia do Desenvolvimento - BD) faz parte da formação do profissional Biólogo e do Exame Nacional do Ensino Médio e outros processos seletivos de acesso ao Ensino Superior. O presente estudo visa a análise de documentos (planos de ensino, planos de trabalho, planos de aula, currículos, dentre outros) e conversas com docentes do Ensino Superior (UFPEL) nos Cursos de Graduação, em Especial de Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) e Ensino Médio (algumas escolas públicas e privadas do Município de Pelotas) visando mapear os processos de ensino e aprendizagem do componente curricular Embriologia (Anatomia do Desenvolvimento - AD/Biologia do Desenvolvimento - BD). Os resultados poderão ser utilizados para retroalimentar a academia e auxiliar no reforço das potencialidade encontradas e apontar caminhos para solucionar/mitigar fragilidades observadas.

Objetivo Geral

Avaliar os métodos e conteúdos ministrados no componente curricular Embriologia (Anatomia do Desenvolvimento - AD/ Biologia do Desenvolvimento - BD) no processo de ensino e de aprendizagem nos Cursos de Graduação da UFPEL, em especial o de Ciências Biológicas (Licenciatura e bacharelado) e nas Escolas de Ensino Médio de Pelotas (Públicas e Privadas) buscando suas potencialidade (reforçando-as) e fragilidades (apontado caminhos para soluções ou mitigação).

Justificativa

O Ensino de Embriologia (Anatomia do Desenvolvimento - AD/Biologia do Desenvolvimento - BD) faz parte da formação do profissional biólogo (bacharel e licenciado), em especial para os futuros docentes, uma vez que esse componente curricular é previsto como conteúdo programático do exame nacional do Ensino Médio (ENEM) e outros processos seletivos de acesso ao Ensino Superior, Esse componente curricular é ministrado na UFPEL e outras IFES e IES a diversos Cursos Superiores, dentre eles o de Ciências Biológicas. Por sua vez, esse processo de ensino e aprendizagem da Embriologia é replicado nas Escolas de Ensino Médio de Pelotas públicas e privadas, dentre elas: IFSUL-CAVG; Colégio Municipal Pelotense; Escolas Mário Quintana; La Salle; São José; Assis Brasil; Dom João Braga; Areal; Sylvia Mello; Colégio Tiradentes; dentre outras. Nesse cenário é necessário o conhecimento dos processos de ensino e de aprendizagem da Embriologia (AD/BD) nos Cursos de Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) da UFPEL e em algumas Escolas de Ensino Médio de Pelotas correlacionando-os,. de modo que, os resultados possam servir para potencializá-los nos seus aspectos potenciais e, por outro lado, apresentar soluções para mitigar as fragilidades observadas, assim será gerado um feed back recíproco à academia e as Escolas. Nessa direção é proposta a obtenção de dados documentais (planos de ensino, planos de aula, currículos, componentes curriculares e similares) e dos docentes que atuam nesses processos visando apontar essas potencialidades e fragilidades com o propósito de qualificar os métodos de ensino da biologia, o que se justifica pela importância desse componente curricular na formação do biólogo e dos discentes do Ensino Médio que poderão prestar o ENEM e Vestibulares sobre o mesmo.

Metodologia

Para execução do presente projeto prevê-se como metodologias:
1) levantar os Cursos de Graduação da UFPEL que apresentam o componente curricular Embriologia (Anatomia do Desenvolvimento - AD/ Biologia do Desenvolvimento - BD)
2) levantar semestres em que são ministrados e docentes responsáveis pelo ensino do Componente Curricular
3) coletar dados sobre a formação dos docentes que ministram esses dados na UFPEL, em especial no Curso de Ciências Biológicas Bacharelado e Licenciatura) através de seus currículos CNPQ e conversas com os mesmos
4) reunir as ementas e planos de ensino do semestre vigente e/ou anterior em caso de troca de docentes ou de planos
5) levantar algumas das Escolas Públicas e Privadas de Pelotas que ministram na sua grade curricular o componente embriologia (AD/BD)
6) levantar os docentes que ministram esse componente e a respectiva série que o fazem, se são feitos como componente isolado ou junto a outros componentes;
7) coletar dados sobre a formação dos docentes que ministram esse componente nas EScolas de Ensino Médio Públicas e Privadas através do seu currículo CNPQ pu similar
8) reunir as ementas e planos de ensino e/ou de aulas do ano vigente e/ou anterior em caso de troca de docentes ou de planos
9) Avaliar os documentos levantados organizando-os de modo que seja possível observar suas similaridades e diferenças
10) conversar com os docentes das Escolas e da UFPEL para reunir suas observações pessoais sobre fragilidades e potencialidades no ensino do componente curricular embriologia
11) analisar os dados documentados e dos diálogos e produzir um relatório sobre eles
12) apontar aspectos relacionados as fragilidades e potencialidades encontradas nos documentos reunidos e nas falas dos docentes para, se possível, indicar soluções para sanar/mitigar as fragilidades e reforçar as potencialidades observadas.
13) Dar publicidade aos resultados

Indicadores, Metas e Resultados

Serão considerados resultados positivos se:
- forem reunidos os documentos necessários para sua análise e dar um panorama da situação em consideração
- os diálogos com os docentes possam apontar dificuldades encontradas na sua metodologia do Ensino de Embriologia (AD/BD)
- os resultados compilados de falas e documentos apontem a situação dos processos de ensino e de aprendizagem na UFPEL e nas Escolas de Ensino Médio
- for possível divulgar os resultados à comunidade.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
LUIZ FERNANDO MINELLO1
THOMAS DA LUZ RODRIGUES

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