Nome do Projeto
LEIAA - Laboratório de Estudos e Investigações em Aprendizagem Autorregulada
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/04/2025 - 31/03/2029
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
No contexto educacional contemporâneo, é notória a dificuldade, e o consequente desinteresse, de uma parcela significativa dos estudantes por cursos superiores que exigem intensa dedicação na área de matemática. Algumas das principais dificuldades identificadas estão relacionadas à aprendizagem deficitária nesta área, nos níveis fundamental e médio, associada a dificuldade associada a compreensão dos novos conteúdos matemáticos em nível superior e às exigências do processo de transição e adaptação ao contexto universitário. Cabe salientar que, nem sempre, o obstáculo encontrado por estes estudantes está diretamente relacionado a alguma deficiência de raciocínio lógico ou capacidade em matemática. O autoconhecimento que o estudante possui sobre o seu processo de aprendizagem também cumpre um papel crucial no seu desempenho cognitivo e interfere diretamente na sua trajetória estudantil. As estratégias para estudar e aprender matemática ocupam um lugar privilegiado no processo educativo, especialmente para os estudantes que apresentam baixo desempenho ou desinteresse por esta área. Através da seleção e implementação de estratégias de aprendizagem que considera mais adequadas para si, o estudante é convidado a passar de espectador passivo para o papel de protagonista, tornando-se mais autônomo e regulador seu próprio processo de aprendizagem. Uma vez consciente de que está centro do processo, o estudante poderá desenvolver uma visão mais ampla, crítica e reflexiva sobre a sua aprendizagem. A tomada de consciência sobre o “aprender a aprender”, proporcionado pela Aprendizagem Autorregulada, vai além do conteúdo específico que está sendo estudado (no caso do projeto em tela, a matemática) ou mesmo do nível educacional no qual o estudante está inserido (fundamental, médio ou superior), mas possui implicações na futura atuação profissional do estudante e até mesmo em seu projeto de vida, numa perspectiva mais ampla. A proposta deste projeto encontra sustentação na Teoria Social Cognitiva, desenvolvida pelo psicólogo canadense Albert Bandura e, mais precisamente, no modelo cíclico de Aprendizagem Autorregulada desenvolvido pelo psicólogo educacional norte-americano Barry Zimmermann. Segundo este modelo, a autorregulação é considerada um processo dinâmico que leva os estudantes a regularem a sua própria aprendizagem por meio de um envolvimento ativo e intencional na construção de ações que possam potencializar suas aprendizagens, o que inclui o uso intencional de estratégias cognitivas, metacognitivas, motivacionais e comportamentais. Através de diversas atividades interventivas, tais como leituras dirigidas, cursos, palestras e oficinas, o projeto LEIAA pretende promover a aprendizagem autorregulada e desenvolver pesquisas sobre o tema. Entende-se que que as atividades desenvolvidas pelo projeto contribuirão, em especial, para a formação dos estudantes de licenciatura participantes, futuros professores, que poderão ter contato com o constructo da Autorregulação da Aprendizagem e experimentar os benefícios do uso de estratégias de aprendizagem em suas próprias experiências de aprendizagem, ao longo da graduação, e fomentar as mesmas nos seus próprios alunos, futuramente, no exercício da profissão docente. A proposta em tela objetiva dar continuidade ao trabalho realizado no período de 2021 a 2024. Mais informações acerca da primeira edição do projeto LEIAA podem ser obtidas na página institucional: https://wp.ufpel.edu.br/leiaa/

Objetivo Geral

Este projeto visa apoiar os participantes (graduandos da UFPel e estudantes da rede básica de ensino) a diversificarem os seus repertórios de estratégias de aprendizagem e, com isso, promover a Aprendizagem Autorregulada possibilitando melhores condições para a aprendizagem em matemática. Em especial, pretende-se investir na formação teórica de futuros professores, especialmente nas áreas que possuem a matemática como componente básica, contribuindo para a formação de estudantes e professores estrategicamente autorregulados. Por meio das experiências realizadas no LEIAA, pretende-se também contribuir para o aprofundamento das pesquisas no campo da Aprendizagem Autorregulada integrando assim, numa mesma perspectiva, o tripé ensino, pesquisa e extensão.

Justificativa

A principal justificativa para o desenvolvimento deste projeto repousa sobre as dificuldades de progresso dos estudantes na área de matemática. Alguns desafios apontados em diversas pesquisas e que certamente perpassam o cotidiano de inúmeros estudantes ingressantes em cursos superiores, especialmente na área de exatas e engenharias, podem ser listados: 1) dificuldade em matemática acumulada nos níveis educacionais anteriores; 2) dificuldades intrínsecas relacionadas à aprendizagem dos novos conteúdos a serem estudados (especialmente em disciplinas de cálculo, aritmética, álgebra e geometria); 3) dificuldades de adaptação às exigências de estudo e desempenho, exigidas pela academia; 4) e o frágil repertório de estratégias de aprendizagem para estudar e aprender matemática, que possam contribuir para lograr êxito no curso escolhido. Este cenário se torna ainda mais complexo quando se trata de cursos de licenciatura nas chamadas “áreas duras” (como matemática, física e química, por exemplo) pois o baixo interesse atual dos jovens pela profissão docente agrega-se aos itens listados acima.

As dificuldades de aprendizagem em matemática nos níveis básicos (fundamental e médio) podem ocasionar, inclusive, um desinteresse dos estudantes por cursos das áreas de exatas e engenharias. Os altos índices de reprovação e evasão em disciplinas de matemática são, da mesma forma, um fator que muito tem preocupado as instituições de ensino e provocado reflexões complexas sobre o tema. Quando se trata da formação de professores e professoras em áreas que exigem competência em matemática (tais como as licenciaturas em matemática, física e química), dois desafios se apresentam. O primeiro deles está relacionado ao interesse do candidato por um curso de licenciatura e, particularmente, acrescido pelo fato de ser um curso que envolve uma carga-horária significativa na área de matemática. O segundo desafio está ligado à não evasão e ao progresso deste estudante no curso escolhido.

Neste contexto, diversas pesquisas destacam a importância de realizar intervenções sistemáticas e permanentes orientadas ao “aprender a aprender” e que possam contribuir para que os estudantes se tornem mais estratégicos e autorregulados em suas aprendizagens. Mesmo que o projeto LEIAA tenha sai origem no Instituto de Física e Matemática da UFPel, e que sua preocupação primeira seja na área de aprendizagem em matemática, observa-se que que boa parte das estratégias fomentadas são de abrangência geral e podem ser estendidas para outras áreas do conhecimento e também em diversos outros contextos, educacionais ou não.

Por fim, destacamos este projeto justifica-se, em particular, por representar mais uma forma de agregar elementos importantes à formação dos estudantes de graduação da UFPel, especialmente em cursos de licenciatura. O projeto LEIAA não tem a pretensão de apresentar-se como solução única para a ampla e complexa gama de desafios relacionados à aprendizagem em matemática no contexto acadêmico. Almeja-se, isto sim, que este projeto represente mais um esforço, entre tantos outros que vem sendo desenvolvidos pela UFPel, no sentido de propor melhores condições de permanência e progresso dos graduandos através de ações consistentes e interligadas de ensino, pesquisa e extensão. Nesta perspectiva, entende-se que o tema da autorregulação da aprendizagem, considerado um marco na psicologia educacional, tem muito a contribuir com a formação dos estudantes participantes.

Metodologia

Pretende-se oferecer diversas atividades ligadas a Aprendizagem Autorregulada, tais como criação de grupos de estudos com estudantes de licenciatura interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre o tema e o oferecimento de oficinas e palestras que visam experimentar e refletir sobre o uso de estratégias de aprendizagem em matemática. Todas as atividades serão permeadas por temas essenciais no processo autorregulatório, tais como o estabelecimento de objetivos de aprendizagem, o planejamento de estudos, automonitoramento da aprendizagem, autovaliação da aprendizagem, a gestão do tempo disponível, a organização e transformação da informação, a atenção e a concentração na tarefa, procrastinação, o ambiente de estudo, procura por ajuda e estratégias autoprejudiciais. As atividades poderão ser realizadas presencialmente ou na modalidade remota utilizando a ferramenta de webconferência da UFPel.

A carga horária de cada atividade será computada de acordo com a frequência dos participantes, sendo exigida pelo menos 75% de assiduidade na referida atividade para que o estudante tenha direito ao comprovante de participação. Havendo mais inscritos do que vagas para determinada atividade, as vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrição (com prioridade para os estudantes de licenciatura em matemática, física e química nas ações de ensino).

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se, com este projeto, proporcionar aos estudantes participantes o contato com o constructo da Aprendizagem Autorregulada. Mais precisamente, almeja-se alcançar as seguintes metas e resultados: 1) possibilitar aos graduandos da UFPel um espaço para refletir sobre o seu próprio processo de aprendizagem e, através de uma postura ativa e crítica, alcancem melhores desempenhos em suas aprendizagens; 2) Possibilitar aos estudantes dos cursos de licenciatura da UFPel, especialmente cursos da área dura, experimentar e desenvolver novas estratégias de aprendizagem para que possam, se julgarem adequado, promover a autorregulação da aprendizagem em seus futuros alunos; 3) Possibilitar aos estudantes da rede básica de ensino (níveis fundamental e médio) melhores condições de aprendizagem e uma aproximação destes com a Universidade, através de ações de extensão; 4) Contribuir com pesquisas na área de psicologia educacional acerca do tema da Aprendizagem Autorregulada, especialmente no que se refere à formação de professores.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CÍCERO NACHTIGALL8
Mariana Junquer gayer Mendes
REJANE PERGHER2

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