Nome do Projeto
LEIAA - Laboratório de Estudos e Investigações em Aprendizagem Autorregulada
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/04/2025 - 31/03/2029
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
No contexto educacional contemporâneo, é notória a dificuldade, e o consequente desinteresse, de uma parcela significativa dos estudantes por cursos superiores que exigem intensa dedicação na área de matemática. Algumas das principais dificuldades identificadas estão relacionadas à aprendizagem deficitária nesta área, nos níveis fundamental e médio, associada a dificuldade associada a compreensão dos novos conteúdos matemáticos em nível superior e às exigências do processo de transição e adaptação ao contexto universitário. Cabe salientar que, nem sempre, o obstáculo encontrado por estes estudantes está diretamente relacionado a alguma deficiência de raciocínio lógico ou capacidade em matemática. O autoconhecimento que o estudante possui sobre o seu processo de aprendizagem também cumpre um papel crucial no seu desempenho cognitivo e interfere diretamente na sua trajetória estudantil.
As estratégias para estudar e aprender matemática ocupam um lugar privilegiado no processo educativo, especialmente para os estudantes que apresentam baixo desempenho ou desinteresse por esta área. Através da seleção e implementação de estratégias de aprendizagem que considera mais adequadas para si, o estudante é convidado a passar de espectador passivo para o papel de protagonista, tornando-se mais autônomo e regulador seu próprio processo de aprendizagem. Uma vez consciente de que está centro do processo, o estudante poderá desenvolver uma visão mais ampla, crítica e reflexiva sobre a sua aprendizagem. A tomada de consciência sobre o “aprender a aprender”, proporcionado pela Aprendizagem Autorregulada, vai além do conteúdo específico que está sendo estudado (no caso do projeto em tela, a matemática) ou mesmo do nível educacional no qual o estudante está inserido (fundamental, médio ou superior), mas possui implicações na futura atuação profissional do estudante e até mesmo em seu projeto de vida, numa perspectiva mais ampla.
A proposta deste projeto encontra sustentação na Teoria Social Cognitiva, desenvolvida pelo psicólogo canadense Albert Bandura e, mais precisamente, no modelo cíclico de Aprendizagem Autorregulada desenvolvido pelo psicólogo educacional norte-americano Barry Zimmermann. Segundo este modelo, a autorregulação é considerada um processo dinâmico que leva os estudantes a regularem a sua própria aprendizagem por meio de um envolvimento ativo e intencional na construção de ações que possam potencializar suas aprendizagens, o que inclui o uso intencional de estratégias cognitivas, metacognitivas, motivacionais e comportamentais.
Através de diversas atividades interventivas, tais como leituras dirigidas, cursos, palestras e oficinas, o projeto LEIAA pretende promover a aprendizagem autorregulada e desenvolver pesquisas sobre o tema. Entende-se que que as atividades desenvolvidas pelo projeto contribuirão, em especial, para a formação dos estudantes de licenciatura participantes, futuros professores, que poderão ter contato com o constructo da Autorregulação da Aprendizagem e experimentar os benefícios do uso de estratégias de aprendizagem em suas próprias experiências de aprendizagem, ao longo da graduação, e fomentar as mesmas nos seus próprios alunos, futuramente, no exercício da profissão docente.
A proposta em tela objetiva dar continuidade ao trabalho realizado no período de 2021 a 2024. Mais informações acerca da primeira edição do projeto LEIAA podem ser obtidas na página institucional: https://wp.ufpel.edu.br/leiaa/
Objetivo Geral
Este projeto visa apoiar os participantes (graduandos da UFPel e estudantes da rede básica de ensino) a diversificarem os seus repertórios de estratégias de aprendizagem e, com isso, promover a Aprendizagem Autorregulada possibilitando melhores condições para a aprendizagem em matemática. Em especial, pretende-se investir na formação teórica de futuros professores, especialmente nas áreas que possuem a matemática como componente básica, contribuindo para a formação de estudantes e professores estrategicamente autorregulados. Por meio das experiências realizadas no LEIAA, pretende-se também contribuir para o aprofundamento das pesquisas no campo da Aprendizagem Autorregulada integrando assim, numa mesma perspectiva, o tripé ensino, pesquisa e extensão.