Nome do Projeto
Encontro Schopenhauer & Nietzsche: Perspectivas sobre o sofrimento e a arte
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
24/02/2025 - 30/04/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Temas específicos / Desenvolvimento humano
Resumo
O encontro trata do tema “Nietzsche e Schopenhauer: perspectivas sobre o sofrimento e a arte” em parceira com professores especialistas, de outras instituições: Antonio Edmilson Paschoal (UFPR), Diana Chao Decock (PUC-PR), Eduardo Ribeiro (PUC-PR),, Jelson Oliveira (PUC-PR), Luan Corrêa (UFSC), Oswaldo Giacoia (PUC-PR), Vilmar Debona (UFSC), conforme programação abaixo (em Outras Informações) O evento tem relevância para a sociedade à medida que discute o sofrimento na sociedade moderna e atual, suas causas e como a filosofia pode intervir terapeuticamente na sociedade do espetáculo, discutindo com autores contemporâneos como Byung Chul-Han e Michel Foucault.

Objetivo Geral

Propiciar a análise e a discussão de temas relevantes e atuais da ética, em especial aos temas do sofrimento, da estética e da política, no contexto atual da cibercultura, com destaque para a questão da espetacularização do sofrimento. As principais questões a serem investigadas e discutidas no Encontro versarão sobre o sofrimento e as abordagens ascéticas e artísticas a partir das filosofias de Schopenhauer e Nietzsche, e sua repercussão contemporânea em autores como Byung Chul-Han e Michel Foucault.

Justificativa

Partindo do espetáculo moderno para o sofrimento, faremos uma ponderação crítica das ideias nietzschianas, mostrando espetáculos contemporâneos de sofrimento ligados à exploração capitalista da dor. Nesse contexto, longe de representarem o paradigma potencialista, tais espetáculos constituem-se em paradigma fragilista, deixando o sofredor em uma condição enfraquecida para lidar com o sofrimento. Se esta possibilidade está presente na contemporaneidade, pode-se indagar se ela também não existiu sempre, nos casos históricos apontados por Nietzsche.
O encontro envolverá apresentações e debates sobre o sofrimento na obra de Schopenhauer e Nietzsche, bem como a discussão acerca do significado da espetacularização do sofrimento enquanto traço da cultura ocidental, e as soluções terapêuticas que a arte e a ascese podem oferecer, no tempo da cibercultura.
Justificamos a realização do Encontro pela relevância filosófica do tema e pelas implicações éticas, terapêuticas e políticas dele decorrentes, que serão tratadas também em perspectiva multidisciplinar.

Metodologia

- Apresentação de minicursos, mesas de discussão e conferências;
- Debates com os conferencistas, apresentadores e com o público;
- Espaço para discussão com o público participante;
- Avaliação dos resultados no âmbito do PPGFilosofia.

Indicadores, Metas e Resultados

- Análise rigorosa e argumentativa sobre os temas da ética, saúde, sofrimento e política a serem abordados, como resposta aos desafios que se apresentam na sociedade contemporânea, na cibercultura.
- Impacto das conferências e debates nas pesquisas e investigações desenvolvidas no âmbito do PPGFIL.
- Participação da comunidade acadêmica, principalmente de alunxs de graduação e de pós-graduação da UFPel, e de outras universidades públicas, comunitárias e particulares, do Brasil;
- Integração entre pesquisadores de centros de pesquisa da UFPR, da UFSC e da PUCPR
- Espera-se fomentar um debate qualificado com a comunidade pelotense e rio-grandense, principalmente, ao propormos questões que são de urgência e relevância ético-política.

Página gerada em 28/04/2025 20:40:23 (consulta levou 0.182728s)