Nome do Projeto
E-DRAMA: Estudos de Dramaturgia: aspectos sociológicos e mitológicos
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
21/02/2025 - 22/12/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
Este projeto tem como foco o estudo da dramaturgia e suas relações com o campo da sociologia, além de elementos míticos que possam estar presentes no texto teatral. Abarca, portanto, as análises intertextuais, semiológicas, comparativas, políticas, sociológicas, míticas, raciais e de gênero do texto dramático.
Está inserido no grupo de pesquisa do CNPq "Teatro: histórias e dramaturgias", dentro da linha "Dramaturgia: leituras e estudos".
Objetivo Geral
- Ler, estudar e escrever de modo consistente sobre peças teatrais.
Justificativa
Ao partir dos anos 1980, a noção de dramaturgia vem passando por uma série de transformações, a ponto de muitas vezes o seu significado hoje estar bastante atrelado à ideia de encenação. Expressões como “dramaturgia da cena”, “dramaturgia do corpo”, “dramaturgia da luz” etc., ganham consistência num processo que retirou o texto teatral do centro da criação cênica. Por outro lado, tem sido comum grupos recorrerem a construção de dramaturgia via processo colaborativo, em que todos do coletivo participam da elaboração da dramaturgia da cena, que se dá através de improvisações. O texto que é construído na cena pelo coletivo, todavia, muitas vezes não é publicado, não ganhando status literário. Será o texto teatral construído via processo colaborativo mais frágil em termos literários? Ou a sua baixa visibilidade editorial se deve a outros fatores? Independente da resposta a essa pergunta, o fato é que o texto teatral, feito via processo colaborativo ou não, é literatura e, como tal, representa um importante material de análise para a seara teatral e para a cultura. Por essa razão, a presente pesquisa, desenvolvida no âmbito de um curso de teatro, é relevante, já que tem como objetivo a análise de textos teatrais e a sua relação com a sociedade.
Ademais, o projeto de pesquisa está articulado com o Projeto Pedagógico do Curso de Teatro, de modo que o discente que participar dele poderá computar a carga horária exercida na pesquisa como parte das Atividades Complementares, das quais os alunos devem somar no mínimo 210 horas, ao longo do curso.
Outro ponto importante é que o estudo dialoga e complementa as investigações da área de Letras que, frequentemente, relega à dramaturgia um lugar secundário, sendo pouco recorrente, em seus currículos, a análise do texto dramático. Levando em conta que a literatura é composta pelos três gêneros – narrativo, lírico e dramático –, esse é um dado histórico que chama a atenção. Especulações sobre essa lacuna dão conta, justamente, de um entrelugar que o texto teatral ocupa, entre a o papel e a cena, o que deixaria, talvez, alguns pesquisadores da área de Letras mais receosos em trabalhar com o texto dramático. De todo modo, existe uma carência de políticas de produção e de análise de textos teatrais em nosso país, o que corrobora a importância da presente pesquisa.
Ademais, o projeto de pesquisa está articulado com o Projeto Pedagógico do Curso de Teatro, de modo que o discente que participar dele poderá computar a carga horária exercida na pesquisa como parte das Atividades Complementares, das quais os alunos devem somar no mínimo 210 horas, ao longo do curso.
Outro ponto importante é que o estudo dialoga e complementa as investigações da área de Letras que, frequentemente, relega à dramaturgia um lugar secundário, sendo pouco recorrente, em seus currículos, a análise do texto dramático. Levando em conta que a literatura é composta pelos três gêneros – narrativo, lírico e dramático –, esse é um dado histórico que chama a atenção. Especulações sobre essa lacuna dão conta, justamente, de um entrelugar que o texto teatral ocupa, entre a o papel e a cena, o que deixaria, talvez, alguns pesquisadores da área de Letras mais receosos em trabalhar com o texto dramático. De todo modo, existe uma carência de políticas de produção e de análise de textos teatrais em nosso país, o que corrobora a importância da presente pesquisa.
Metodologia
A pesquisa será estruturada por uma metodologia que prima pelo processo, entendendo que ao longo da leitura de textos teóricos e de peças teatrais, além das análises compartilhadas, o grupo irá se munir de ferramentas para a reflexão escrita das peças.
Indicadores, Metas e Resultados
Indicadores: há uma baixa leitura de peças teatrais por parte dos alunos do curso.
Metas: maior leitura e aprofundamento de peças teatrais e leitura de textos teóricos por parte dos alunos.
Resultados esperados: Aprofundamento da capacidade de fazer relações e a elaboração de escrita reflexiva consistente sobre peças teatrais.
Metas: maior leitura e aprofundamento de peças teatrais e leitura de textos teóricos por parte dos alunos.
Resultados esperados: Aprofundamento da capacidade de fazer relações e a elaboração de escrita reflexiva consistente sobre peças teatrais.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
BENTO FREITAS DE ALBUQUERQUE | |||
EDUARDO GOULART REYES BARBOSA | |||
JOSE PEDRO VALADAN CORREA SEVERO | |||
LUIZA SILVA LOPES | |||
Luiz de Aguiar Vaz | |||
MARINA DE OLIVEIRA | 6 | ||
SOFIA MELO DA SILVA ARNONI |