Nome do Projeto
E-DRAMA: Estudos de Dramaturgia: aspectos sociológicos e mitológicos
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
21/02/2025 - 22/12/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
Este projeto tem como foco o estudo da dramaturgia e suas relações com o campo da sociologia, além de elementos míticos que possam estar presentes no texto teatral. Abarca, portanto, as análises intertextuais, semiológicas, comparativas, políticas, sociológicas, míticas, raciais e de gênero do texto dramático. Está inserido no grupo de pesquisa do CNPq "Teatro: histórias e dramaturgias", dentro da linha "Dramaturgia: leituras e estudos".

Objetivo Geral

- Ler, estudar e escrever de modo consistente sobre peças teatrais.

Justificativa

Ao partir dos anos 1980, a noção de dramaturgia vem passando por uma série de transformações, a ponto de muitas vezes o seu significado hoje estar bastante atrelado à ideia de encenação. Expressões como “dramaturgia da cena”, “dramaturgia do corpo”, “dramaturgia da luz” etc., ganham consistência num processo que retirou o texto teatral do centro da criação cênica. Por outro lado, tem sido comum grupos recorrerem a construção de dramaturgia via processo colaborativo, em que todos do coletivo participam da elaboração da dramaturgia da cena, que se dá através de improvisações. O texto que é construído na cena pelo coletivo, todavia, muitas vezes não é publicado, não ganhando status literário. Será o texto teatral construído via processo colaborativo mais frágil em termos literários? Ou a sua baixa visibilidade editorial se deve a outros fatores? Independente da resposta a essa pergunta, o fato é que o texto teatral, feito via processo colaborativo ou não, é literatura e, como tal, representa um importante material de análise para a seara teatral e para a cultura. Por essa razão, a presente pesquisa, desenvolvida no âmbito de um curso de teatro, é relevante, já que tem como objetivo a análise de textos teatrais e a sua relação com a sociedade.

Ademais, o projeto de pesquisa está articulado com o Projeto Pedagógico do Curso de Teatro, de modo que o discente que participar dele poderá computar a carga horária exercida na pesquisa como parte das Atividades Complementares, das quais os alunos devem somar no mínimo 210 horas, ao longo do curso.

Outro ponto importante é que o estudo dialoga e complementa as investigações da área de Letras que, frequentemente, relega à dramaturgia um lugar secundário, sendo pouco recorrente, em seus currículos, a análise do texto dramático. Levando em conta que a literatura é composta pelos três gêneros – narrativo, lírico e dramático –, esse é um dado histórico que chama a atenção. Especulações sobre essa lacuna dão conta, justamente, de um entrelugar que o texto teatral ocupa, entre a o papel e a cena, o que deixaria, talvez, alguns pesquisadores da área de Letras mais receosos em trabalhar com o texto dramático. De todo modo, existe uma carência de políticas de produção e de análise de textos teatrais em nosso país, o que corrobora a importância da presente pesquisa.

Metodologia

A pesquisa será estruturada por uma metodologia que prima pelo processo, entendendo que ao longo da leitura de textos teóricos e de peças teatrais, além das análises compartilhadas, o grupo irá se munir de ferramentas para a reflexão escrita das peças.

Indicadores, Metas e Resultados

Indicadores: há uma baixa leitura de peças teatrais por parte dos alunos do curso.
Metas: maior leitura e aprofundamento de peças teatrais e leitura de textos teóricos por parte dos alunos.
Resultados esperados: Aprofundamento da capacidade de fazer relações e a elaboração de escrita reflexiva consistente sobre peças teatrais.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BENTO FREITAS DE ALBUQUERQUE
EDUARDO GOULART REYES BARBOSA
JOSE PEDRO VALADAN CORREA SEVERO
LUIZA SILVA LOPES
Luiz de Aguiar Vaz
MARINA DE OLIVEIRA6
SOFIA MELO DA SILVA ARNONI

Página gerada em 28/03/2025 19:28:55 (consulta levou 0.096133s)