Nome do Projeto
Laboratório de Estudos sobre a Cerâmica Antiga - LECA
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/03/2025 - 28/02/2029
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O Laboratório de Estudos sobre a Cerâmica Antiga é um espaço existente desde 2012 que congrega estudantes e pesquisadores dedicados aos Estudos Antigos, primordialmente do ponto de vista da cultura material, mas também no diálogo interdisciplinar com outros tipos de fontes históricas.
O Laboratório desenvolve ações que integram extensão, pesquisa e ensino, em nível de graduação e pós-graduação. Predominam estudantes de História, mas o espaço tem sido aberto a estudantes de outros cursos, como Arqueologia. Os estudantes que se envolvem com as atividades do laboratório não somente desenvolvem mais o domínio dos conhecimentos relativos às disciplinas de História da Antiguidade presentes no PPC do Curso de História, como desenvolvem competências gerais esperadas na formação dos profissionais que formamos nos cursos de Bacharelado e Licenciatura - presencial e EAD.
Objetivo Geral
Desenvolver atividades complementares às disciplinas de História Antiga Oriental e História Antiga Ocidental, com ênfase na cultura material, que contribuam para a formação dos nossos estudantes, de nível de graduação e pós-graduação. Entre as atividades oferecidas, estão os grupos de estudo e os minicursos. A partir de agora, considerando os estudantes do Curso de Licenciatura em História a Distância da UFPel, as atividades serão oferecidas também em modalidade remota, on-line, assim permitindo a participação tanto dos alunos presenciais quanto EAD.
Ao mesmo tempo, o Laboratório planeja oferecer atividades de capacitação dos estudantes para a pesquisa científica e preenchimento de currículo Lattes, por entendermos ser um complemento necessário a sua formação.
Ao mesmo tempo, o Laboratório planeja oferecer atividades de capacitação dos estudantes para a pesquisa científica e preenchimento de currículo Lattes, por entendermos ser um complemento necessário a sua formação.
Justificativa
- Há uma quantidade expressiva de estudantes com interesse em aprofundarem seus conhecimentos com relação às disciplinas de História Antiga Oriental e de História Antiga Ocidental;
- Temos a necessidade de aumentar a oferta de participação em atividades extraclasse também para os alunos do Curso de História a Distância, envolvendo-os em atividades integradas de ensino, pesquisa e extensão;
- Os estudantes dos Cursos de Licenciatura em História - presencial e EAD - precisam desenvolver dinâmicas específicas para o ensino da História Antiga na rede básica de ensino.
- A participação nas equipes do laboratório que se envolvem nas variadas atividades permitem desenvolver senso de colaboração e capacidade de organização, planejamento e execução de atividades.
- Temos a necessidade de aumentar a oferta de participação em atividades extraclasse também para os alunos do Curso de História a Distância, envolvendo-os em atividades integradas de ensino, pesquisa e extensão;
- Os estudantes dos Cursos de Licenciatura em História - presencial e EAD - precisam desenvolver dinâmicas específicas para o ensino da História Antiga na rede básica de ensino.
- A participação nas equipes do laboratório que se envolvem nas variadas atividades permitem desenvolver senso de colaboração e capacidade de organização, planejamento e execução de atividades.
Metodologia
- MInicuros (presencial e EAD), sobre temas relacionados à cultura material da Antiguidade, bem como de outros tipos de fontes, ex.: introdução à ceramologia antiga; introdução à numismática antiga;
- Minicurso sobre metodologia de pesquisa científica e sobre preenchimento de currículo Lattes;
- Grupo de Estudos: sobre temas gerais da História Antiga, possibilitando reforço dos conteúdos trabalhados nas disciplinas de História Antiga;
- a cadeia operatória de formação envolve a participação de alunos nas variadas etapas do ingressante na graduação até doutorandos e pós-doutorandos; os integrantes da equipe interagem colaborando com a formação uns dos outros;
- desenvolver dinâmicas focadas no ensino de História Antiga para o ensino básico, propondo uso de novas formas de abordagem da Antiguidade (games, vídeos, HQs, etc.).
- Minicurso sobre metodologia de pesquisa científica e sobre preenchimento de currículo Lattes;
- Grupo de Estudos: sobre temas gerais da História Antiga, possibilitando reforço dos conteúdos trabalhados nas disciplinas de História Antiga;
- a cadeia operatória de formação envolve a participação de alunos nas variadas etapas do ingressante na graduação até doutorandos e pós-doutorandos; os integrantes da equipe interagem colaborando com a formação uns dos outros;
- desenvolver dinâmicas focadas no ensino de História Antiga para o ensino básico, propondo uso de novas formas de abordagem da Antiguidade (games, vídeos, HQs, etc.).
Indicadores, Metas e Resultados
- Desenvolver orientações na área;
- Oferecer ao longo do ano no mínimo dois Grupos de Estudo e três minicursos;
- Promover dinâmicas relativas a ensino de História Antiga
- Oferecer ao longo do ano no mínimo dois Grupos de Estudo e três minicursos;
- Promover dinâmicas relativas a ensino de História Antiga
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
CAROLINE MELO ARMESTO | |||
CAROLINE MELO ARMESTO | |||
FABIO VERGARA CERQUEIRA | 3 | ||
GUILHERME DOS SANTOS LYSAKOWSKI | |||
HENRIQUE FREITAS KRUSSER | |||
João Pedro Vitoriano Fabri | |||
LOREN CANTILIANO XIMENDES | |||
MARIA TEREZA ANTUNES DE OLIVEIRA | |||
Milena Rosa Araújo Ogawa | |||
Milena Rosa Araújo Ogawa |