Nome do Projeto
Acolhida Matemática - 2025
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/04/2025 - 28/02/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
O Projeto de Acolhida Matemática 2025 insere-se no objetivo de enfrentamento à evasão e retenção. Entende-se que o acolhimento acadêmico é uma possibilidade para o enfrentamento à evasão do Curso de Licenciatura em Matemática (CLM) no primeiro ano, pois acredita-se que as experiências vivenciadas na Universidade neste período são fundamentais para a permanência do ingressante no Ensino Superior e seu sucesso acadêmico.
As diferenças entre a Educação Básica e a Superior podem ser intimidantes: estrutura física dispersa entre diversos campi, novos procedimentos burocráticos, diferenças de propostas didáticas, conteúdos avançados, etc. Oportuniza-se e estimula-se a aproximação entre discentes veteranos e ingressantes a fim de que a troca de experiências entre pares auxilie na compreensão do universo acadêmico vivenciado na Universidade. Estudantes que são acolhidos por seus pares “mais experientes” têm apoio para compreender e vivenciar a realidade acadêmica, além de orientação e estímulo para criar um grupo com sua turma de ingresso - o que pode auxiliar no desenvolvimento do sentimento de pertencimento ao Curso e à Universidade.
Objetivo Geral
Recepcionar e acompanhar os ingressantes 2025/1 do CLM, a fim de desenvolver o sentimento de pertencimento ao Curso e à Universidade a partir do acolhimento de seus veteranos, auxiliando-os no processo de adaptação e de integração ao ambiente acadêmico, buscando reduzir fatores que dificultem a sua permanência no Curso.
Justificativa
Entende-se que o acolhimento acadêmico é uma possibilidade para o enfrentamento à evasão do Curso de Licenciatura em Matemática (CLM). Acredita-se que a troca de experiências contribui para a permanência no Ensino Superior, a adaptação à rotina acadêmica e à identificação com sua futura profissão de forma solidária e coletiva. As atividades de recepção e acolhimento aos ingressantes visam promover uma ampla visão do curso, suas especificidades, áreas de atuação, possibilidades de estudos posteriores. Visam, além de apresentar o curso, apresentar a UFPel, suas instâncias administrativas, seus programas e núcleos, bem como suas ações como uma instituição pública em projetos de extensão, ensino e pesquisa. Tudo isso se dá em vista de entender que quando há a apropriação mais abrangente dos conteúdos de uma universidade, se possibilita melhor aproveitamento e, consequentemente, uma menor taxa de evasão no curso e melhor emancipação psicossocial.
Metodologia
Oferecimento por um grupo de estudantes e servidores, atividades de recepção, acolhida, orientação e acompanhamento dos ingressantes do curso de graduação em Matemática - Licenciatura. Estão previstas palestras, rodas de conversas e atividades que visam a integração ao cotidiano universitário, além da tutoria dos alunos ingressantes pelos professores e veteranos.
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se, com este projeto, proporcionar aos estudantes participantes um ambiente acolhedor e colaborativo, caracterizado pela orientação acadêmica e favorecedor de permanência universitária. Acreditamos que a natureza das atividades propostas possa potencializar as trocas de experiências e a colaboratividade entre os participantes, implicando inclusão, sentimento de identidade e pertencimento. Por meio das ações realizadas, pretende-se familiarizar os estudantes ingressantes com as rotinas universitárias e aproximá-lo da profissão docente.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANDREA MORGADO | 1 | ||
CÍCERO NACHTIGALL | 2 | ||
GLAUCIA POTENZA SOARES | 2 | ||
JOAO VITOR RADDATZ TIMM | |||
LISANDRA DE OLIVEIRA SAUER | 1 | ||
SABRINA BOBSIN SALAZAR | 1 |