Nome do Projeto
Abordagens didáticas de temas botânicos para estudantes e professores da rede pública, visando à redução da Impercepção Botânica
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
27/02/2025 - 26/02/2029
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Meio ambiente
Linha de Extensão
Educação Ambiental
Resumo
Este projeto tem como objetivo principal a mitigação da chamada Impercepção Botânica entre o público em geral, inicialmente, levando abordagens didáticas sobre temas botânicos para estudantes e professores da rede pública de Pelotas. A execução do projeto será realizada especificamente na Associação Otroporto (na região do antigo porto, município de Pelotas), que contará com a cooperação de pesquisadores e coordenadores do Projeto Laboratório Educacional Faber Sapiens. Serão aplicados formulários/questionários antes (1 por professor, 1 por estudante) e depois (1 por professor, 1 por estudante) da experiência dos referidos estudantes e seus professores, como um método de avaliar qualquer mudança de percepção em relação à Botânica e para servir como um relato das experiências alcançadas com a atividade extensionista.

Objetivo Geral

O presente projeto objetiva trabalhar temas botânicos (por exemplo, Morfologia, Anatomia, Fisiologia, Ecologia, Agronomia e Sistemática) de forma didática, para estudantes e professores da rede pública de Pelotas, acreditando-se que esses representantes da comunidade possam ser referências de alguma mudança de percepção em relação à Botânica, num futuro não tão distante. Logo, acredita-se que essa iniciativa possa mitigar os efeitos de uma negligência botânica na sociedade.

Justificativa

Salatino & Buckeridge (2016) dissertaram bastante sobre o ensino da Botânica e realçaram que esse ensino em todos os níveis acadêmicos é preocupante. Neste sentido, há muitos autores que indicam a necessidade de mudanças no ensino da Botânica, tentando evitar que seja um ensino muito teórico, desestimulante e não tão valorizado entre todos os temas/subdisciplinas da Biologia (Seniciato & Cavassan, 2004; Kinoshita et al., 2006). Desta maneira, recai a responsabilidade, em parte, para os especialistas em temas da Botânica em desintegrar o círculo vicioso ou, pelo menos, estimular uma mudança de percepção de estudantes e seus professores de ensino fundamental a médio. Certamente, é uma tarefa bastante desafiadora tendo em vista que é necessário executar práticas de ensino diretas e objetivas, com experimentações simples e visitas a campo, literalmente vegetado ou com representantes tradicionalmente estudados em um departamento de botânica. Vale lembrar que a Botânica reúne desde o estudo de microorganismos fotossintetizantes, como cianobactérias e microalgas, até os musgos, samambaias, pinheiros e palmeiras. Neste sentido, pensa-se que este projeto, conduzido por diferentes especialistas em subáreas da Botânica, se torna um candidato ideal para desenvolver os temas botânicos didaticamente e, inclusive, propor experimentos simples que envolvam os mais diversificados representantes botânicos. Por fim, algumas obras enfatizam certas dimensões necessárias para que a atividade extensionista realmente proporcione a “transformação do eu” no diálogo entre a universidade e a comunidade (Calderón, 2007; Calderón et al., 2011). Desta forma, acreditamos que este presente projeto deva perseguir sempre todas as seguintes dimensões da atividade extensionista: ética, formadora, acadêmica, didático-pedagógica, estratégica, cooperadora e acolhedora (Rezende e Vale, 2017; Rezende et al., 2020).

Metodologia

Observação e percepção da biodiversidade de plantas e outros organismos fotossintetizantes
Em relação ao tema Seres Vivos, trabalharemos inicialmente com representantes dos Reinos Chromista, Protozoa, Fungi e Plantae, todos do Domínio Eukarya, especificamente de ambientes naturais e/ou antropizados do município de Pelotas. Quase todos os representantes dos reinos mencionados acima são contemplados em disciplinas do Departamento de Botânica da UFPel. Serão selecionadas, de preferência, as espécies mais conspícuas visando à facilitação das práticas e reproduções futuras pelos professores do ensino fundamental e médio.

Experimentos sobre Anatomia e Fisiologia de Plantas e Tópicos relacionados à Agronomia
Ainda relacionado ao tema Seres Vivos, serão propostos experimentos que englobem aspectos anatômicos e fisiológicos de plantas com semente.
Também serão propostos experimentos que envolvem a interação das Plantas no solo, com microorganismos como fungos e bactérias.

Avaliação das aulas/experimentos pelos estudantes e professores atendidos
Adotar-se-ão formulários (ver ANEXOS) para avaliar a percepção dos estudantes e/ou professores do ensino fundamental e médio, antes e depois da participação nas aulas e experimentos oferecidos.

Análise da experiência com os estudantes e professores
Pretende-se criar planilhas eletrônicas com as respostas dos estudantes e professores aos formulários. Dessa forma, serão realizadas análises estatísticas sobre a percepção antes e depois da participação nas aulas ou experimentos. Tenciona-se utilizar métodos qualitativos e quantitativos daquelas respostas, por exemplo, tabelas de contingência e testes t e ANOVA.

Indicadores, Metas e Resultados

Considerando o objetivo principal – trabalhar temas botânicos (por exemplo, Morfologia, Anatomia, Fisiologia, Ecologia e Sistemática) de forma didática, para estudantes e professores da rede pública de Pelotas, seguem as principais metas, com público-alvo e certas ações (números iguais se associam especificamente).

METAS:
1) Desenvolver quatro aulas sobre Botânica (regional) utilizando laboratório didático e pedagogia da investigação;
2) Capacitar seis estudantes de graduação em Licenciatura e/ou Bacharelado em Biologia para que desenvolvam os temas de Botânica regional, utilizando experimentos de Fisiologia Vegetal;
3) Executar quatro experimentos didáticos, por exemplo: cromatografia alcoólica, fluorescência da clorofila-a, ciclose em Elodea e produção de lâmina vegetal;
4) Agrupar os dados dos questionários como um instrumento avaliativo da presente proposta.

PÚBLICO-ALVO:
1) 80 estudantes de Ensino Fundamental II ou Ensino Médio;
2) 20 a 30 alunos de graduação em Licenciatura e/ou Bacharelado em Biologia (UFPel);
3) Seis graduandos voluntários dos cursos de Licenciatura e/ou Bacharelado em Biologia (UFPel);
4) Comunidade em geral (divulgação).

AÇÕES:
1) Quatro palestras sobre a Botânica regional;
2) Execução de quatro experimentos de Fisiologia Vegetal com as turmas, utilizando monitores graduandos;
3) Apresentação de questionário quali-quantitativo antes e depois de cada atividade;
4) Análise estatística dos dados, redação de manuscritos e submissão de publicações.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
Bruno Salvador Metzelthin
CAROLINE SCHERER2
CAUA DE ABREU COIMBRA
EZEQUIEL CESAR CARVALHO MIOLA2
JOÃO RICARDO VIEIRA IGANCI2
JULIANA APARECIDA FERNANDO2
MARCELO DOS SANTOS SILVA2
MARCIO SILVA DE SOUZA4
MARILIA SHIBATA2
RAQUEL LUDTKE2
Ricardo Wilian Costa Assumpção

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