Nome do Projeto
Abordagens didáticas de temas botânicos para estudantes e professores da rede pública, visando à redução da Impercepção Botânica
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
27/02/2025 - 26/02/2029
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Meio ambiente
Linha de Extensão
Educação Ambiental
Resumo
Este projeto tem como objetivo principal a mitigação da chamada Impercepção Botânica entre o público em geral, inicialmente, levando abordagens didáticas sobre temas botânicos para estudantes e professores da rede pública de Pelotas. A execução do projeto será realizada especificamente na Associação Otroporto (na região do antigo porto, município de Pelotas), que contará com a cooperação de pesquisadores e coordenadores do Projeto Laboratório Educacional Faber Sapiens. Serão aplicados formulários/questionários antes (1 por professor, 1 por estudante) e depois (1 por professor, 1 por estudante) da experiência dos referidos estudantes e seus professores, como um método de avaliar qualquer mudança de percepção em relação à Botânica e para servir como um relato das experiências alcançadas com a atividade extensionista.
Objetivo Geral
O presente projeto objetiva trabalhar temas botânicos (por exemplo, Morfologia, Anatomia, Fisiologia, Ecologia, Agronomia e Sistemática) de forma didática, para estudantes e professores da rede pública de Pelotas, acreditando-se que esses representantes da comunidade possam ser referências de alguma mudança de percepção em relação à Botânica, num futuro não tão distante. Logo, acredita-se que essa iniciativa possa mitigar os efeitos de uma negligência botânica na sociedade.