Nome do Projeto
Modelagem teórico-experimental para avaliação estrutural e funcional de vias pavimentadas e não pavimentadas (Renovação)
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/04/2025 - 23/03/2029
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
O presente projeto trata-se da renovação do projeto homônimo cuja vigência finalizou em 31/12/2024, com o mesmo resumo, abaixo descrito.
O modal rodoviário concentra 65% da movimentação de mercadorias e 95% da de passageiros no Brasil, demandando que o modal goze de investimentos e técnicas adequadas para crescimento e manutenção. Entretanto, o Brasil aparece em rankings de qualidade de rodovias em estudos recentes superado por vários países da América Latina. No tema vias não pavimentadas, o Brasil em 2021 possuía 78,5% da malha viária não pavimentada, 90% administradas municipalmente, muitas vezes carecendo de recursos e falta de conhecimento técnico, resultando gastos desnecessários para melhoramento de estradas. Para reverter este quadro, o curso de Engenharia Civil da UFPel desenvolve estudos relativos às áreas de avaliação estrutural de pavimentos e seleção/melhoramento de materiais de estradas não pavimentadas desde 2019, destacando-se os estudos Fonseca et al. (2021) e Theisen et al. (2022). Assim, o projeto levará a adiante tais estudos, aperfeiçoando ferramentas para retroanálise de pavimentos via BackMedina e o método criado e aplicado na UFPel para selecionar materiais para vias não pavimentadas, com ações de ensino e pesquisa. As ações de ensino objetivam transferir conhecimentos teóricos e práticos aplicados nas ações de pesquisa aos discentes; e as ações de pesquisa objetivam a aplicação dos conhecimentos transferidos para realização das pesquisas previstas no projeto. Etapas: 1) Seleção, com edital de chamada aos discentes interessados; 2) Ação de Ensino Modelagem de pavimentos, com os discentes interessados na linha de pesquisa participando de reuniões semanais via Webconf/UFPel, recebendo instrução sobre o tema em encontros semanais (de uma a duas horas) nos seis primeiros meses letivos do projeto, com avaliações periódicas; 3) Ação de Ensino Teoria e prática de ensaios aplicados a estradas não pavimentadas, onde os discentes interessados na linha de pesquisa “melhora da qualidade de materiais de vias não pavimentadas” participando de reuniões de três a quatro horas semanais presenciais no Laboratório de Mecânica dos Solos e Pavimentação do CEng, recebendo instrução teórica e prática a respeito dos ensaios empregados no tema, com avaliações periódicas; 4) Ação de Pesquisa Modelagem de pavimentos: os discentes com desempenho satisfatório na ação “2” serão conduzidos à pesquisa sobre eficiência e precisão do procedimento vigente de retroanálise de pavimentos, focando-se na continuidade dos trabalhos já realizados pelo curso; 5) Ação de pesquisa Desenvolvimento de 5a aproximação do método de D’Ávila et al. (2008): os discentes com desempenho satisfatório na ação “3” serão conduzidos à pesquisa em questão, focando-se na geração de resultados para desenvolvimento do método de aproximação citado. Assim, o projeto busca i) maior interesse dos discentes pelas áreas do projeto, ii) mais publicações científicas do curso de Engenharia Civil da UFPel, iii) redução significativa no tempo de retroanálise no BackMedina (empregado em Fonseca et al. (2021)), iv) elucidação da relação da aderência entre camadas de pavimentos, v) estabelecimento de procedimento simples para escolha de materiais de vias não pavimentada e vi) divulgação do Laboratório de Mecânica dos Solos e Pavimentação, atraindo mais recursos para o mesmo.
Objetivo Geral
O objetivo geral das ações do presente projeto é o desenvolvimento de metodologias para melhora da qualidade de materiais de vias não pavimentadas e eficiência e precisão do procedimento vigente de retroanálise de pavimentos, empregado no dimensionamento de reforços estruturais, dando seguimento à pesquisas já iniciadas na versão anterior do projeto.