Nome do Projeto
Histórias sobre arte, memória e patrimônio no Rio Grande do Sul
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
21/04/2025 - 16/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O projeto desenvolverá estudos sobre a história da arte no Rio Grande do Sul. Esse projeto é um desdobramento do projeto de pesquisa intitulado "Histórias sobre arte, memória e patrimônio em Pelotas-RS". O primeiro projeto tem engajado estudantes dos cursos de Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis, Museologia e História. No entanto, alguns desses acadêmicos são de outras cidades, o que dificulta a pesquisa de campo em Pelotas, devido à distância e ao fato de que o tempo disponível desses estudantes em Pelotas é mais dedicado ao estudo em sala de aula. Considerando o grande potencial de estudos sobre arte, memória e patrimônio em outras cidades do Rio Grande do Sul, especialmente na metade Sul do Estado, e a possibilidade de alinhar essa pesquisa à origem e às demandas dos estudantes e de suas comunidades, o projeto proposto busca ampliar o escopo das investigações que coordeno em História da Arte. Seu objetivo é integrar dimensões memoriais e patrimoniais, promovendo o cadastro de ações específicas para cada tema estudado. Espera-se que os resultados revelem, à medida que os estudos avancem, um panorama de artistas, linguagens, técnicas e bens culturais ainda pouco analisados, gerando novos conhecimentos sobre a arte e o patrimônio no Rio Grande do Sul. O projeto terá quatro principais linhas de pesquisa: artistas locais com obras pouco estudadas, arte integrada à arquitetura e ao centro histórico, expressões de arte popular e arte pública contemporânea. Outras abordagens poderão surgir conforme os primeiros resultados indicarem novas demandas. Além de contribuir para a produção de conhecimento sobre arte e cultura local, o projeto buscará refletir sobre as interfaces entre arte, memória social e patrimônio cultural. Também pretende atender demandas institucionais e proporcionar aos estudantes experiências em pesquisa, que poderão ser convertidas em horas complementares a serem integralizadas em seus históricos escolares.

Objetivo Geral

- Desenvolver estudos investigativos sobre artistas, linguagens, técnicas e bens culturais importantes para a arte que é preservada ou produzida no Rio Grande do Sul, principalmente nas cidades da metade sul e em Porto Alegre.

Justificativa

Este projeto tem como ponto de partida os resultados de oito resumos expandidos publicados no Congresso de Iniciação Científica da UFPEL em 2024. Esses textos foram produzidos no âmbito do projeto de pesquisa "História sobre arte, memória e patrimônio em Pelotas-RS". Neles, foram investigados diversos aspectos da arte em Pelotas, tanto como elemento decorativo e integrado à arquitetura quanto como forma de arte popular associada ao patrimônio imaterial. Os estudos evidenciaram um grande potencial para compreender as relações entre essa arte local e expressões artísticas presentes em outras cidades do estado. Durante a consulta às fontes, ficou evidente que esses estudos abriam caminhos para temas correlatos que exigem novas frentes de pesquisa, como a arte popular no Rio Grande do Sul, as diferentes tipologias de arte decorativa e contemporânea nos centros históricos e as obras de arte integradas a acervos de relevância cultural. Muitos desses exemplos permanecem pouco visíveis, em parte pela ausência de estudos mais aprofundados. Assim, este projeto se justifica por sua proposta de ações de pesquisa que ampliem a compreensão sobre a diversidade artística observada em Pelotas.

Metodologia

- A partir do escopo geral delineado para o projeto de pesquisa, serão desenvolvidas ações temáticas voltadas à compreensão de artistas, linguagens, técnicas e bens culturais relevantes para a arte preservada ou produzida no Rio Grande do Sul.
- Reuniões regulares com os membros do projeto garantirão a construção coletiva de estratégias e ações para o alcance dos objetivos.
- Será realizada revisão de literatura sobre a história da arte no Rio Grande do Sul e suas conexões com a história da arte brasileira e internacional.
- A pesquisa documental será complementada por outros materiais e métodos adequados ao estudo da memória, história e patrimônio.
- Serão elaborados questionários para a realização de entrevistas.
- Textos acadêmicos serão produzidos e publicados, abordando reflexões sobre temas ligados à história da arte no Rio Grande do Sul.
Novas ações serão propostas em consonância com os princípios do projeto e as demandas da comunidade.

Indicadores, Metas e Resultados

O projeto será bem-sucedido à medida que contribuir para a ampliação do registro e da divulgação do conhecimento sobre a arte no Rio Grande do Sul e sua relação com a memória social e o patrimônio cultural. Um indicador simples, mas eficaz, do impacto e do sucesso das propostas será a quantidade de produções culturais resultantes que dialoguem com esses temas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDREA LACERDA BACHETTINI2
JOAO BATISTA AZAMBUJA BURGUEZ
Milene dos Santos de Bon
ROBERTO HEIDEN6

Página gerada em 30/03/2025 21:52:23 (consulta levou 0.106104s)