Nome do Projeto
Relações raciais e étnicas numa sociedade Democrática de Direito
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
13/03/2025 - 11/03/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O projeto visa implementar estudos, discussões e cursos sobre relações humanas em uma sociedade que respeite os direitos humanos no contexto do ensino superior, tendo a UFPel como espaço de ação, que permita a integração social no contexto do Estado Democrático de Direito.

Objetivo Geral

Estudar as relações interétnicas e raciais no espaço universitário, com vias a discutir a interação com respeito aos direitos humanos no contexto do Estado Democrático de Direito.

Justificativa

Os conflitos étnicos e raciais na universidade vem se avolumando na UFPel, com práticas de docentes, técnicos, terceirizados e estudantes que imprimem discriminações baseados em cor de pele, gênero, origem social, identidade étnica e outras, sem respectiva educação capaz de superar as diversidades de ideias racistas e discriminatórias, sendo que é dever do educador servidor público, em difundir os direitos humanos e sociais previstos nas leis e nas normas sociais que organizam o Estado Democrático de Direito. A ação visa construir modelagens de ação para efetivação de ações para essas relações.

Metodologia

Constituição de um grupo de estudos para efetivamente identificar os conflitos étnicos e raciais, suas motivações e ações, no sentido de discutir formas eficazes de combate a essas construções discriminatórias.
Construir coletivamente com a comunidade universitária cursos e programas de formação para o combate a discriminação de qualquer origem no espaço universitário, na formação de profissionais capazes de combater esses dilemas na sociedade no mundo do trabalho.
Construir coletivamente com a comunidade universitária cursos e programas de formação para o combate a discriminação de qualquer origem no espaço universitário, considerando a interação entre educadores, técnicos, terceirizados, estudantes e sociedade em geral.

Indicadores, Metas e Resultados

Manutenção de dados, testos e informações sobre os conflitos existentes no contexto da UFPel, para balizar as ações e programas de combate a qualquer forma de discriminação no espaço universitário.
A construção de uma política para as relações raciais e étnicas na UFPel.
Criação de protocolos de atendimento, acolhimento e educação para os processos discriminatórios existentes ou a se formarem no contexto da universidade.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA PAULA SIGA LANGONE
CLAUDIO BAPTISTA CARLE2
EDER RIBEIRO FONSECA
GLENIO CALMON DE AQUINO RISSIO
PATRÍCIA FERNANDES MATHIAS MORALES
SIMONE FERNANDES MATHIAS

Página gerada em 30/03/2025 21:52:25 (consulta levou 0.123001s)