Nome do Projeto
A Engenharia Industrial Madeireira na Comunidade
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
07/04/2025 - 08/03/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
O Projeto de Extensão intitulado de “A Engenharia Industrial Madeireira na Comunidade” tem por objetivo divulgar e promover o Curso de Engenharia Industrial Madeireira da UFPel em Escola de Ensino Médio e em sindicatos e organizações do setor produtivo da madeira e móveis da Região Sul do Rio Grande do Sul. Serão elaborados materiais audiovisuais de divulgação do Curso, sendo eles: apresentações, vídeos, banners, cartazes e folders com informações sobre a estrutura do Curso, da Instituição, assistência estudantil, formas de ingresso, conteúdos de formação e sobre a atuação do profissional em Engenharia Industrial Madeireira. Para a divulgação do Curso serão realizadas palestras em Escolas de Ensino Médio, em municípios da Região Sul do Rio Grande do Sul, inicialmente, serão os municípios de Pelotas, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, Canguçu, São Lourenço do Sul e Piratini. A partir do presente projeto de extensão espera-se: Divulgar o Curso de Engenharia Industrial Madeira da UFPel para comunidade da Região Sul do RS e estimular estudantes do ensino médio a ingressar no Curso de Engenharia Industrial Madeireira e também divulgar em sindicatos e organizações do setor produtivo da região.

Objetivo Geral

O presente projeto tem por objetivo divulgar e promover o Curso de Engenharia Industrial Madeireira da UFPel em Escolas de Ensino Médio e Organizações do setor produtivo da madeira e móveis da Região Sul do Rio Grande do Sul.

Justificativa

A cadeia produtiva com base no setor florestal constitui uma atividade econômica complexa e diversificada de produtos e aplicações energéticas e industriais.
O setor industrial madeireiro abrange amplas áreas de conhecimento científico e de desenvolvimento tecnológico. Atualmente, podem ser observados inúmeros avanços nos processos, nas técnicas de produção e nos equipamentos utilizados, com uma busca permanente pela racionalização dos sistemas de industrialização da madeira. A atividade produtiva visa maior eficiência, melhor qualidade do produto final, redução de custos e de tempo de execução, assim como a geração de menores impactos ambientais.
O Curso de Engenharia Industrial Madeireira da UFPel foi criado tendo em vista a necessidade de formação de profissional especializado no setor industrial madeireiro, com conhecimento consolidado em ciência da madeira e nas tecnologias de sua transformação nos mais diversos produtos e aplicações. Formação profissional recente no País, primeiro curso no Rio Grande do Sul, baseou-se inicialmente nos modelos existentes em outros estados do Brasil e, em países desenvolvidos com experiência nesta área.
No entanto, por ser uma engenharia “nova”, desenvolvida em curso de implantação recente, há a necessidade de se divulgar para a sociedade sobre a sua existência e suas atribuições.
Cabe salientar que após a Pandemia Covid, a partir de 2021 houve significativa redução na procura de alunos pelo curso em todas as formas de ingresso, não sendo mais preenchidas as vagas ofertadas para o Curso em nossa Instituição.
Além de uma série de outros fatores que ocasionaram esse fenômeno em muitos cursos de Engenharias em muitas das Universidades Federais Brasileiras, certamente, o fator de ser um Curso novo, desconhecido entre os jovens também muito contribuiu nesse cenário.
Desta forma, o presente projeto pretende divulgar o Curso de Engenharia Industrial Madeireira da UFPel, particularmente, na região sul do Rio Grande do Sul, mostrando suas características de formação e oportunidades profissionais desta carreira, que muito tem a contribuir para o desenvolvimento de nosso país.

Metodologia

Serão elaborados materiais audiovisuais de divulgação do Curso, sendo eles: apresentações, vídeos, banners, cartazes e folders com informações sobre a estrutura do Curso, da Instituição, assistência estudantil, formas de ingresso, conteúdos de formação e sobre a atuação do profissional em Engenharia Industrial Madeireira.
Para a divulgação do Projeto serão ministradas por professores e alunos do Curso palestras em Escolas de Ensino Médio, em municípios da Região Sul do Rio Grande do Sul, inicialmente, serão os municípios de Pelotas, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, Canguçu, São Lourenço do Sul e Piratini. Grande parte dos ingressantes do Curso, historicamente, é oriunda desses municípios.
Além da Região Sul do RS, também se pretende realizar apresentações em escolas de Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Guaíba, cidades muito vinculadas a atividades do setor florestal/madeireiro.
Serão visitadas escolas de ensino médio, públicas e particulares, que serão selecionadas de acordo com informações junto a Coordenadoria Regional de Educação da Secretaria Estadual de Educação do RS, considerado quantidade e perfil de alunos. E também serão agendadas reuniões de apresentação e divulgação com sindicatos e organizações do setor produtivo da madeira e móveis, principalmente localizadas na região sul do estado do Rio Grande do Sul.

Indicadores, Metas e Resultados

A partir do presente projeto de extensão espera-se:
a) Divulgar o Curso de Engenharia Industrial Madeira da UFPel, particularmente, para comunidade da Região Sul do RS;
b) Promover o melhor entendimento da formação e atuação Engenheiro(a) Industrial Madeireiro(a) e sua relevância para a sociedade;
c) Estimular estudantes do ensino médio a ingressar no Curso de Engenharia Industrial Madeireira;
d) Contribuir para o preenchimento das vagas ofertadas para o Curso pela UFPel.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DANIEL MAURELL MARQUES
ENRICO CACCIOLARI CHEHADE
ERIKA DA SILVA FERREIRA3
GABRIEL VALIM CARDOSO3
LEONARDO DA SILVA OLIVEIRA7
LUÍS CÉSAR SALDANHA DA SILVA2
MARIANA FIGUEIRA MACHADO
MERIELEN DE CARVALHO LOPES7
Pedro Sica Tortelli
RAFAEL BELTRAME3

Página gerada em 30/03/2025 21:52:25 (consulta levou 0.194511s)