Nome do Projeto
O inglês na Engenharia de Petróleo
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
22/04/2025 - 20/12/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Comunicação
Linha de Extensão
Educação profissional
Resumo
O projeto "O Inglês na Engenharia de Petróleo" visa capacitar não apenas os alunos da Engenharia de Petróleo da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), mas também membros da comunidade acadêmica e profissionais da região, no uso do inglês técnico e profissional aplicado à indústria de óleo e gás. O projeto oferecerá aulas presenciais, encontros de conversação e atividades práticas que auxiliem no desenvolvimento de habilidades de comunicação em inglês voltadas para entrevistas de emprego, apresentações técnicas e networking profissional. O público-alvo inclui estudantes, profissionais e a comunidade interessada em aprimorar suas competências linguísticas para o mercado de trabalho nacional e internacional. O projeto "O Inglês na Engenharia de Petróleo" contribui significativamente para a formação de engenheiros mais preparados para atuar em um mercado globalizado. Ao expandir a capacitação linguística para profissionais e estudantes da região, ele fortalece a conexão entre a universidade e a sociedade, promovendo o desenvolvimento de soft skills, como comunicação, trabalho em equipe e apresentação de ideias. Dessa forma, o projeto impacta diretamente a empregabilidade e a competitividade dos participantes, consolidando a UFPEL como um polo de referência na formação de profissionais qualificados para o setor de óleo e gás.

Objetivo Geral

Promover a disseminação e prática do inglês técnico na Engenharia de Petróleo, preparando os participantes para interações profissionais, leitura de artigos científicos, participação em eventos internacionais e colaborações acadêmico-profissionais globais.

Objetivos Específicos

Desenvolver a fluência e confiança dos participantes ao se comunicarem em inglês técnico.

Ensinar vocabulário e expressões comuns da indústria do petróleo.

Simular entrevistas de emprego e apresentações técnicas em inglês.

Incentivar a leitura e interpretação de artigos científicos e manuais técnicos.

Facilitar a interação entre estudantes, profissionais e especialistas do setor por meio de webinars, palestras e eventos bilíngues.

Expandir o acesso à capacitação linguística para profissionais e estudantes de outras áreas correlatas na região.

Justificativa

A Engenharia de Petróleo é uma área de atuação globalizada, demandando que seus profissionais trabalhem em equipes multidisciplinares e internacionais. Muitas empresas do setor exigem conhecimento em inglês para a leitura de relatórios técnicos, comunicação em ambientes multiculturais e interação com clientes e fornecedores estrangeiros. No entanto, há um déficit de fluência entre estudantes e profissionais, o que limita suas oportunidades de crescimento. Esse projeto busca suprir essa necessidade ao integrar a universidade com a sociedade, oferecendo um ambiente de aprendizado prático e voltado às demandas reais do mercado.

Metodologia

O projeto será desenvolvido por meio de encontros semanais, combinando aulas teóricas e atividades interativas. As estratégias incluem:

Workshops Temáticos: Inglês para entrevistas de emprego, apresentações técnicas, redação de relatórios e papers.

Clubes de Conversação: Simulação de reuniões técnicas e debates sobre temas da indústria do petróleo.

Estudo de Casos: Análise de documentos reais, relatórios de segurança e procedimentos técnicos em inglês.

Convidados Especiais: Palestras com engenheiros e pesquisadores internacionais.

Parceria com o SPEaking e PetroBowl da SPE UFPEL: Integração com o capítulo estudantil para organizar eventos bilíngues e ampliar a exposição dos alunos ao inglês técnico.

Aulas Abertas à Comunidade: Disponibilização de conteúdo e atividades para profissionais da região que desejam aprimorar suas competências linguísticas na área.

Indicadores, Metas e Resultados

Indicadores, Metas e Resultados Esperados

Indicadores: Número de participantes nos encontros, engajamento dos alunos, feedback qualitativo e avaliações de progresso.

Metas:

Envolver ao menos 30 participantes por semestre, incluindo estudantes e profissionais.

Realizar 4 workshops temáticos.

Conduzir 6 sessões de conversação técnica.

Simular 4 entrevistas de emprego com feedback dos participantes.

Organizar ao menos 2 palestras com convidados internacionais.

Resultados esperados:

Melhoria na confiança e fluência dos participantes ao falar inglês.

Maior networking com profissionais da indústria global.

Desenvolvimento de habilidades de comunicação essenciais para o mercado de trabalho.

Ampliação do impacto da UFPEL na formação profissional e na interação com a sociedade.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAIO DE ARAUJO PIRES
HENRY MENDONCA LUZ PACINI RICCI
LARISSA PINHEIRO COSTA4
LORENZO RODRIGUES LUZ
ROMULO HENRIQUE BATISTA DE FARIAS4
jonathan flaviano arevalos lemes

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