Nome do Projeto
Estudos avançados em análise sensorial
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/05/2025 - 01/05/2029
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
Trata-se de um projeto de ensino que visa transformar a experiência de aprendizado em análise sensorial, tornando-a estimulante e relevante para os discentes. Além disto, criar um ambiente onde desperte a curiosidade, impulsionando a busca por conhecimento e o desenvolvimento de habilidades. Através de práticas inovadoras, o projeto visa não apenas transmitir o conteúdo técnico, mas também despertar aptidão pela ciência sensorial, mostrando suas possibilidades e aplicações. O projeto tem intuito de ser um catalisador para o sucesso das disciplinas de Análise Sensorial e pesquisas sobre o tema, aumentando a retenção, diminuindo a evasão e a reprovação. Além destes benefícios para os discentes, o aluno atuante no projeto terá a oportunidade de participar da rotina de um laboratório de Análise Sensorial totalmente equipado, tecnológico e dentro das normas de segurança, ainda participará de pesquisas ali desenvolvidas e ajudará nas aulas práticas. O projeto de ensino compreende as seguintes atividades: colaboração em aulas práticas das disciplinas com tema análise sensorial, ofertadas a diversos cursos de graduação e pós-graduação; apoio constante aos alunos, com o objetivo de maximizar seu progresso acadêmico; auxiliar na redação de manuais, normas e técnicas; auxiliar os discentes a publicar seus trabalhos desenvolvidos nas disciplinas em congressos.
Objetivo Geral
Proporcionar aos discentes uma experiência de ensino inovadora na área de análise sensorial, oferecendo acesso às novidades do setor, visando despertar o interesse pelo estudo neste campo, fomentar o engajamento acadêmico e, consequentemente, aumentar a retenção acadêmica, reduzir a evasão e a reprovação nos cursos envolvidos (cursos: Química de Alimentos, Tecnologia em Alimentos, Gastronomia, Nutrição, Especialização em tecnologia de Frutas e Hortaliças, Mestrado Profissional, Mestrado e Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Mestrado em Nutrição e Alimentos).
Justificativa
Justifica-se, principalmente, pela crescente demanda por profissionais qualificados em avaliação sensorial, que estejam capacitados com as técnicas emergentes do setor, capazes de aplicar testes e contribuir para o desenvolvimento de produtos inovadores, para que desta forma auxilie no ensino dos discentes matriculados nas disciplinas da área. A carência de técnicas específicas para diversos alimentos, aliada às exigências dos consumidores e à competitividade global, exige uma formação profissional que acompanhe as últimas tendências e descobertas científicas. Este projeto de ensino surge como resposta a essa demanda, buscando transformar a experiência de aprendizado em análise sensorial. Ao criar um ambiente estimulante e inovador, é possível despertar a curiosidade dos discentes, através da prática em um laboratório de análise sensorial moderno e equipado, aliada à participação em pesquisas e aulas práticas, proporcionará aos alunos uma formação completa. O projeto proporcionará interligação entre ensino, pesquisa e extensão, atendendo às demandas e expectativas da comunidade acadêmica e da sociedade (através do atendimento às demandas dos consumidores). Além disto, uma vez que o projeto visa incentivar a publicação de trabalhos científicos e a participação em eventos, é um meio de disseminar o conhecimento e o avanço da área de análise sensorial. Importante ressaltar que desta forma atenderá uma demanda relatada por egressos dos cursos, proporcionar indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Desta forma, o projeto, além de formar profissionais capacitados a atender demandas do mercado, irá inclui-lo no processo ensino-aprendizagem e contribuir para a complementação de horas livres dentro dos cursos, sendo esta uma exigência nos currículos da UFPel.
Metodologia
As atividades a serem realizadas neste projeto de ensino compreendem:
Estar sempre em busca de bibliografias nacionais e internacionais em metodologias sensoriais que transpareçam as novidades;
Auxiliar no planejamento de aulas, preparar e organizar material didático para as práticas;
Confeccionar recursos audiovisuais, para trazer inovações para os discentes;
Aplicar testes focados no marketing sensorial, neurociência, sensometria e emoções;
Criar grupos de estudo com intuito de orientar alunos com dificuldade de aprendizagem;
Auxiliar na execução de aulas-práticas, participando na seleção das técnicas, nos testes preliminares, na realização da aula e na orientação dos alunos para o preparo dos relatórios;
Atualizar os meios de divulgação digitais do laboratório (Website, Facebook e Instagram);
Publicar resultados em eventos de extensão/ensino da área de alimentos de testes focados no marketing sensorial, neurociência e sensometria;
Auxiliar em trabalhos de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidos no 'Labsensorial';
Controlar a agenda que compreende a escala de uso do laboratório;
Ajudar a zelar pelo bom funcionamento do laboratório, compreendendo atividades de limpeza e organização;
Auxiliar alunos em testes estatísticos para representar resultados confiáveis;
Trazer para o grupo, uma vez por mês, um artigo cientifico que demonstre um estudo emergente no setor;
Atuar nas pesquisas dos pós-graduandos do laboratório;
Participar de cursos e eventos sobre o tema Análise Sensorial, bem como disseminar informações sobre os eventos com os discentes e colegas de laboratório;
Estudar especificamente sobre emoções dentro de Análise Sensorial, uma novidade do setor.
Estar sempre em busca de bibliografias nacionais e internacionais em metodologias sensoriais que transpareçam as novidades;
Auxiliar no planejamento de aulas, preparar e organizar material didático para as práticas;
Confeccionar recursos audiovisuais, para trazer inovações para os discentes;
Aplicar testes focados no marketing sensorial, neurociência, sensometria e emoções;
Criar grupos de estudo com intuito de orientar alunos com dificuldade de aprendizagem;
Auxiliar na execução de aulas-práticas, participando na seleção das técnicas, nos testes preliminares, na realização da aula e na orientação dos alunos para o preparo dos relatórios;
Atualizar os meios de divulgação digitais do laboratório (Website, Facebook e Instagram);
Publicar resultados em eventos de extensão/ensino da área de alimentos de testes focados no marketing sensorial, neurociência e sensometria;
Auxiliar em trabalhos de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidos no 'Labsensorial';
Controlar a agenda que compreende a escala de uso do laboratório;
Ajudar a zelar pelo bom funcionamento do laboratório, compreendendo atividades de limpeza e organização;
Auxiliar alunos em testes estatísticos para representar resultados confiáveis;
Trazer para o grupo, uma vez por mês, um artigo cientifico que demonstre um estudo emergente no setor;
Atuar nas pesquisas dos pós-graduandos do laboratório;
Participar de cursos e eventos sobre o tema Análise Sensorial, bem como disseminar informações sobre os eventos com os discentes e colegas de laboratório;
Estudar especificamente sobre emoções dentro de Análise Sensorial, uma novidade do setor.
Indicadores, Metas e Resultados
O aluno irá contribuir para o crescimento da equipe de Análise Sensorial, atuando diretamente com os discentes, portanto, terá a oportunidade de vivenciar experiências no âmbito da pesquisa. Espera-se como impacto a apropriação do saber pela equipe do projeto e alunos envolvidos, além de avaliar e desenvolver testes sensoriais específicos para cada tipo de alimento que serão submetidos a publicações e divulgadas as metodologias próprias com menor erro de aplicação. Assim como, aperfeiçoamento da vida acadêmica dos alunos envolvidos das disciplinas atendidas com a menor evasão e reprovação, através do despertar do interesse pelo campo de Análise Sensorial.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALICE PEREIRA LOURENSON | |||
ALICE PEREIRA LOURENSON | |||
LAYLA DAMÉ MACEDO | |||
MARCIA AROCHA GULARTE | 6 | ||
Maicon da Silva Lacerda |