Nome do Projeto
Sherlock Cow
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/04/2025 - 20/12/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
O jogo didático Sherlock Cow será desenvolvido para aumentar o envolvimento dos alunos com os conteúdos abordados em sala de aula, incentivando a busca por informações complementares e promovendo uma aprendizagem ativa. Espera-se que essa ferramenta contribua para o melhor aproveitamento das aulas, estimulando o estudo, a pesquisa e a discussão de casos clínicos relevantes à clínica médica de grandes animais.
O objetivo principal do jogo é desenvolver o raciocínio clínico dos alunos de forma lúdica, preparando-os para desafios reais da profissão de médico veterinário. Além disso, busca-se incentivar a pesquisa independente, fomentar discussões sobre casos clínicos e reforçar o compromisso dos alunos com a disciplina.
O método do jogo segue um modelo investigativo, onde os alunos, organizados em duplas (SpyVets), recebem semanalmente pistas sobre um caso clínico. Essas pistas serão distribuídas em diferentes ambientes da fazenda. A pontuação será baseada na participação em questionários, influenciando a premiação final.
Ao final a dupla que chegar à solução mais precisa será premiada. Para maximizar a experiência, materiais de estudo estarão disponíveis online, e os participantes são incentivados a utilizar diversas fontes de informação.
Objetivo Geral
O Sherlock Cow objetiva estimular o raciocínio clínico através de uma linguagem lúdica, afim de preparar o aluno a situações reais enfrentadas durante a atuação profissional.
Além disso temos como objetivos específicos, estimular o aluno a buscar por fontes de estudo, além do ambiente de sala de aula. Estimular a discussão a respeito de casos clínicos e o raciocínio como profissional, Médico Veterinário, frente a diferentes situações. Impulsionar a participação do aluno e o comprometimento com a disciplina. Complementar o aprendizado do que é transmitido pelos professores em suas aulas.
Além disso temos como objetivos específicos, estimular o aluno a buscar por fontes de estudo, além do ambiente de sala de aula. Estimular a discussão a respeito de casos clínicos e o raciocínio como profissional, Médico Veterinário, frente a diferentes situações. Impulsionar a participação do aluno e o comprometimento com a disciplina. Complementar o aprendizado do que é transmitido pelos professores em suas aulas.