Nome do Projeto
Sherlock Cow
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/04/2025 - 20/12/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
O jogo didático Sherlock Cow será desenvolvido para aumentar o envolvimento dos alunos com os conteúdos abordados em sala de aula, incentivando a busca por informações complementares e promovendo uma aprendizagem ativa. Espera-se que essa ferramenta contribua para o melhor aproveitamento das aulas, estimulando o estudo, a pesquisa e a discussão de casos clínicos relevantes à clínica médica de grandes animais. O objetivo principal do jogo é desenvolver o raciocínio clínico dos alunos de forma lúdica, preparando-os para desafios reais da profissão de médico veterinário. Além disso, busca-se incentivar a pesquisa independente, fomentar discussões sobre casos clínicos e reforçar o compromisso dos alunos com a disciplina. O método do jogo segue um modelo investigativo, onde os alunos, organizados em duplas (SpyVets), recebem semanalmente pistas sobre um caso clínico. Essas pistas serão distribuídas em diferentes ambientes da fazenda. A pontuação será baseada na participação em questionários, influenciando a premiação final. Ao final a dupla que chegar à solução mais precisa será premiada. Para maximizar a experiência, materiais de estudo estarão disponíveis online, e os participantes são incentivados a utilizar diversas fontes de informação.

Objetivo Geral

O Sherlock Cow objetiva estimular o raciocínio clínico através de uma linguagem lúdica, afim de preparar o aluno a situações reais enfrentadas durante a atuação profissional.

Além disso temos como objetivos específicos, estimular o aluno a buscar por fontes de estudo, além do ambiente de sala de aula. Estimular a discussão a respeito de casos clínicos e o raciocínio como profissional, Médico Veterinário, frente a diferentes situações. Impulsionar a participação do aluno e o comprometimento com a disciplina. Complementar o aprendizado do que é transmitido pelos professores em suas aulas.

Justificativa

Com o desenvolvimento dos meios de comunicação, tornou-se comum a utilização da internet em diversas atividades pertencentes a rotina da população, principalmente por aquelas pessoas que pertencem à geração Y e a Z. A geração Y, também chamada de geração digital, constituída por pessoas nascidas entre as décadas de 80 e 90 (VASCONCELOS, 2010). Já a geração Z, refere-se a pessoas nascidas entre 1995 a 2010, em meio a smartphones, tablets e aplicativos (EL PAÍS, 2015). As pessoas que constituem as referidas gerações, são as que atualmente estão inseridas nas escolas e universidades, alunos que buscam pela velocidade de informações e atrativos da era digital. Com isso, torna-se difícil cativar estudantes provenientes dessas gerações através das metodologias tradicionais (SOBRINHO, 2010). Levando em consideração os pontos mencionados acima, é imprescindível estratégias e mudanças na abordagem de ensino, de forma a envolver e tornar o estudante ativo no ato de aprender. Segundo Capobianco (2010), a utilização de tecnologias oferece recursos para melhorar e complementar o ensino formal. A familiaridade dos alunos com a internet e as redes sociais, torna mais fácil a utilização dessas ferramentas, alindo-as em práticas de ensino (Patrício & Gonçalves, 2010).
Tendo em vista o perfil dos alunos que atualmente fazem parte das salas de aula, a utilização do jogo didático Sherlock Cow propõe o maior envolvimento dos graduandos com os assuntos abordados em sala de aula, além de estimular a busca por fontes de informação, sejam elas artigos, livros ou sites, no intuito de complementar o aprendizado dos conteúdos abordados pelos professores.

Metodologia

Sherlock Cow segue o modelo do jogo Scott Linear:


O JOGO
Fomos solicitados para prestar atendimento a um paciente, este apresentava redução de consumo, queda de produção e encontrava-se afastado dos demais animais do rebanho. Em nosso cronograma, teremos dez aulas ao longo desse semestre, onde semanalmente vocês, SpyVets, receberam pistas a respeito do caso clínico por e-mail. Essas pistas lhes auxiliarão a desvendar todos os desafios e enfermidades que o animal em questão sofreu ou não, sendo assim: boa sorte!
Como funcionará:
SpyVets, vocês estarão distribuídos em duplas durante essa descoberta, semanalmente serão distribuídas pistas, cada uma com tópicos específicos dispostas em diferentes ambientes que constituem uma fazenda. Ao escolher o ambiente, você terá a opção “A” e “B”, em cada uma delas contem uma pista, se você tiver sorte ela lhe ajudará a desvendar o caso, mas se não tiver, você ainda terá a opção de retornar ao mesmo ambiente na próxima semana e escolher a dica que restou, caso essa não seja a sua escolha: siga em frente para o próximo ambiente.
Ao completar a 6º semana, as duplas deverão entregar relatórios que expliquem suas suspeitas clínicas, não se preocupe, você será devidamente recompensado por esse esforço, aguarde!
Dicas de estudo:
Artigos e revisões estarão disponíveis em um Dropbox, não esqueça de utilizar outras fontes!
Como saber seu desempenho:
Semanalmente será disponibilizado o ranqueamento por e-mail.
Como Pontuar:
Ao longo das semanas formulários google serão disponibilizados, neles estará contido questionamentos a respeito dos conteúdos abordados em sala de aula. A participação do aluno fará com que sua pontuação aumente, o que irá impactar na premiação da dupla de SpyVets.
Conclusão do caso:
Ao final da 9º semana você estará apto a desvendar as afecções clínicas e desafios enfrentados pelo paciente, a dupla que mais se aproximar do resultado será premiada.
DICA IMPORTANTE:
Não compartilhe suas dicas!
BOM JOGO!

Indicadores, Metas e Resultados

Tendo em vista que as atividades do projeto acompanharão o aluno durante todo o semestre letivo, espera-se o melhor aproveitando das aulas. Além disso, almeja-se que o Sherlock Cow seja uma importante ferramenta de ensino, que estimule o estudo, a pesquisa e a discussão de tópicos relevantes à clínica médica de grandes animais.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
Ana Luiza Schaefer Bitarães de Miranda
BRUNO AUGUSTO OSTERKAMP BLOEMKER
CARINA MENDES SOARES
EDUARDO SCHMITT4
EMERSON MENDES DE SOUZA
INGRID DA VEIGA TEIXEIRA
JORDANI BORGES CARDOSO
JULIANO PERES PRIETSCH

Página gerada em 15/04/2025 01:23:51 (atualização a cada 5 minutos)