Nome do Projeto
Sherlock Cow
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/04/2025 - 20/12/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
O jogo didático Sherlock Cow será desenvolvido para aumentar o envolvimento dos alunos com os conteúdos abordados em sala de aula, incentivando a busca por informações complementares e promovendo uma aprendizagem ativa. Espera-se que essa ferramenta contribua para o melhor aproveitamento das aulas, estimulando o estudo, a pesquisa e a discussão de casos clínicos relevantes à clínica médica de grandes animais.
O objetivo principal do jogo é desenvolver o raciocínio clínico dos alunos de forma lúdica, preparando-os para desafios reais da profissão de médico veterinário. Além disso, busca-se incentivar a pesquisa independente, fomentar discussões sobre casos clínicos e reforçar o compromisso dos alunos com a disciplina.
O método do jogo segue um modelo investigativo, onde os alunos, organizados em duplas (SpyVets), recebem semanalmente pistas sobre um caso clínico. Essas pistas serão distribuídas em diferentes ambientes da fazenda. A pontuação será baseada na participação em questionários, influenciando a premiação final.
Ao final a dupla que chegar à solução mais precisa será premiada. Para maximizar a experiência, materiais de estudo estarão disponíveis online, e os participantes são incentivados a utilizar diversas fontes de informação.
Objetivo Geral
O Sherlock Cow objetiva estimular o raciocínio clínico através de uma linguagem lúdica, afim de preparar o aluno a situações reais enfrentadas durante a atuação profissional.
Além disso temos como objetivos específicos, estimular o aluno a buscar por fontes de estudo, além do ambiente de sala de aula. Estimular a discussão a respeito de casos clínicos e o raciocínio como profissional, Médico Veterinário, frente a diferentes situações. Impulsionar a participação do aluno e o comprometimento com a disciplina. Complementar o aprendizado do que é transmitido pelos professores em suas aulas.
Além disso temos como objetivos específicos, estimular o aluno a buscar por fontes de estudo, além do ambiente de sala de aula. Estimular a discussão a respeito de casos clínicos e o raciocínio como profissional, Médico Veterinário, frente a diferentes situações. Impulsionar a participação do aluno e o comprometimento com a disciplina. Complementar o aprendizado do que é transmitido pelos professores em suas aulas.
Justificativa
Com o desenvolvimento dos meios de comunicação, tornou-se comum a utilização da internet em diversas atividades pertencentes a rotina da população, principalmente por aquelas pessoas que pertencem à geração Y e a Z. A geração Y, também chamada de geração digital, constituída por pessoas nascidas entre as décadas de 80 e 90 (VASCONCELOS, 2010). Já a geração Z, refere-se a pessoas nascidas entre 1995 a 2010, em meio a smartphones, tablets e aplicativos (EL PAÍS, 2015). As pessoas que constituem as referidas gerações, são as que atualmente estão inseridas nas escolas e universidades, alunos que buscam pela velocidade de informações e atrativos da era digital. Com isso, torna-se difícil cativar estudantes provenientes dessas gerações através das metodologias tradicionais (SOBRINHO, 2010). Levando em consideração os pontos mencionados acima, é imprescindível estratégias e mudanças na abordagem de ensino, de forma a envolver e tornar o estudante ativo no ato de aprender. Segundo Capobianco (2010), a utilização de tecnologias oferece recursos para melhorar e complementar o ensino formal. A familiaridade dos alunos com a internet e as redes sociais, torna mais fácil a utilização dessas ferramentas, alindo-as em práticas de ensino (Patrício & Gonçalves, 2010).
Tendo em vista o perfil dos alunos que atualmente fazem parte das salas de aula, a utilização do jogo didático Sherlock Cow propõe o maior envolvimento dos graduandos com os assuntos abordados em sala de aula, além de estimular a busca por fontes de informação, sejam elas artigos, livros ou sites, no intuito de complementar o aprendizado dos conteúdos abordados pelos professores.
Tendo em vista o perfil dos alunos que atualmente fazem parte das salas de aula, a utilização do jogo didático Sherlock Cow propõe o maior envolvimento dos graduandos com os assuntos abordados em sala de aula, além de estimular a busca por fontes de informação, sejam elas artigos, livros ou sites, no intuito de complementar o aprendizado dos conteúdos abordados pelos professores.
Metodologia
Sherlock Cow segue o modelo do jogo Scott Linear:
O JOGO
Fomos solicitados para prestar atendimento a um paciente, este apresentava redução de consumo, queda de produção e encontrava-se afastado dos demais animais do rebanho. Em nosso cronograma, teremos dez aulas ao longo desse semestre, onde semanalmente vocês, SpyVets, receberam pistas a respeito do caso clínico por e-mail. Essas pistas lhes auxiliarão a desvendar todos os desafios e enfermidades que o animal em questão sofreu ou não, sendo assim: boa sorte!
Como funcionará:
SpyVets, vocês estarão distribuídos em duplas durante essa descoberta, semanalmente serão distribuídas pistas, cada uma com tópicos específicos dispostas em diferentes ambientes que constituem uma fazenda. Ao escolher o ambiente, você terá a opção “A” e “B”, em cada uma delas contem uma pista, se você tiver sorte ela lhe ajudará a desvendar o caso, mas se não tiver, você ainda terá a opção de retornar ao mesmo ambiente na próxima semana e escolher a dica que restou, caso essa não seja a sua escolha: siga em frente para o próximo ambiente.
Ao completar a 6º semana, as duplas deverão entregar relatórios que expliquem suas suspeitas clínicas, não se preocupe, você será devidamente recompensado por esse esforço, aguarde!
Dicas de estudo:
Artigos e revisões estarão disponíveis em um Dropbox, não esqueça de utilizar outras fontes!
Como saber seu desempenho:
Semanalmente será disponibilizado o ranqueamento por e-mail.
Como Pontuar:
Ao longo das semanas formulários google serão disponibilizados, neles estará contido questionamentos a respeito dos conteúdos abordados em sala de aula. A participação do aluno fará com que sua pontuação aumente, o que irá impactar na premiação da dupla de SpyVets.
Conclusão do caso:
Ao final da 9º semana você estará apto a desvendar as afecções clínicas e desafios enfrentados pelo paciente, a dupla que mais se aproximar do resultado será premiada.
DICA IMPORTANTE:
Não compartilhe suas dicas!
BOM JOGO!
O JOGO
Fomos solicitados para prestar atendimento a um paciente, este apresentava redução de consumo, queda de produção e encontrava-se afastado dos demais animais do rebanho. Em nosso cronograma, teremos dez aulas ao longo desse semestre, onde semanalmente vocês, SpyVets, receberam pistas a respeito do caso clínico por e-mail. Essas pistas lhes auxiliarão a desvendar todos os desafios e enfermidades que o animal em questão sofreu ou não, sendo assim: boa sorte!
Como funcionará:
SpyVets, vocês estarão distribuídos em duplas durante essa descoberta, semanalmente serão distribuídas pistas, cada uma com tópicos específicos dispostas em diferentes ambientes que constituem uma fazenda. Ao escolher o ambiente, você terá a opção “A” e “B”, em cada uma delas contem uma pista, se você tiver sorte ela lhe ajudará a desvendar o caso, mas se não tiver, você ainda terá a opção de retornar ao mesmo ambiente na próxima semana e escolher a dica que restou, caso essa não seja a sua escolha: siga em frente para o próximo ambiente.
Ao completar a 6º semana, as duplas deverão entregar relatórios que expliquem suas suspeitas clínicas, não se preocupe, você será devidamente recompensado por esse esforço, aguarde!
Dicas de estudo:
Artigos e revisões estarão disponíveis em um Dropbox, não esqueça de utilizar outras fontes!
Como saber seu desempenho:
Semanalmente será disponibilizado o ranqueamento por e-mail.
Como Pontuar:
Ao longo das semanas formulários google serão disponibilizados, neles estará contido questionamentos a respeito dos conteúdos abordados em sala de aula. A participação do aluno fará com que sua pontuação aumente, o que irá impactar na premiação da dupla de SpyVets.
Conclusão do caso:
Ao final da 9º semana você estará apto a desvendar as afecções clínicas e desafios enfrentados pelo paciente, a dupla que mais se aproximar do resultado será premiada.
DICA IMPORTANTE:
Não compartilhe suas dicas!
BOM JOGO!
Indicadores, Metas e Resultados
Tendo em vista que as atividades do projeto acompanharão o aluno durante todo o semestre letivo, espera-se o melhor aproveitando das aulas. Além disso, almeja-se que o Sherlock Cow seja uma importante ferramenta de ensino, que estimule o estudo, a pesquisa e a discussão de tópicos relevantes à clínica médica de grandes animais.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
Ana Luiza Schaefer Bitarães de Miranda | |||
BRUNO AUGUSTO OSTERKAMP BLOEMKER | |||
CARINA MENDES SOARES | |||
EDUARDO SCHMITT | 4 | ||
EMERSON MENDES DE SOUZA | |||
INGRID DA VEIGA TEIXEIRA | |||
JORDANI BORGES CARDOSO | |||
JULIANO PERES PRIETSCH |