Nome do Projeto
A Geografia está em jogo? Jogos e gamificação no ensino de Geografia e na formação docente
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
25/03/2025 - 25/03/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Este projeto visa investigar o potencial dos jogos (analógicos e digitais) e da gamificação como recursos pedagógicos no ensino de Geografia. A pesquisa busca analisar seu impacto tanto na educação básica quanto na formação de professores no ensino superior, considerando sua inserção e contribuições para a aprendizagem geográfica. Serão desenvolvidos jogos educacionais e estratégias gamificadas, cujo potencial será avaliado por meio de abordagens qualitativas e, eventualmente, quantitativas. A pesquisa busca contribuir para o ensino de Geografia em diferentes níveis de ensino.

Objetivo Geral

Investigar como jogos e estratégias de gamificação podem potencializar o ensino e a aprendizagem de Geografia na educação básica e no ensino superior.

Justificativa

O ensino de Geografia enfrenta desafios contemporâneos, como a falta de engajamento dos estudantes e as dificuldades na compreensão de conceitos espaciais. Além disso, a formação docente nem sempre incorpora metodologias que dialogem com as vivências das juventudes no tempo presente. Nesse cenário, os jogos (analógicos e digitais) e a gamificação emergem como estratégias promissoras, ainda que um pouco sistematizadas na área. Embora existam estudos sobre gamificação na educação, há poucas pesquisas que abordam especificamente o ensino de Geografia, desde a educação básica até o ensino superior.

Metodologia

Esta pesquisa, de natureza qualitativa e do tipo pesquisa-ação, será conduzida em etapas. Inicialmente, será realizada uma revisão sistemática da literatura sobre jogos e gamificação no ensino de Geografia. Em seguida, serão elaborados jogos e estratégias gamificadas para o ensino de Geografia. A vivência com estes recursos ocorrerá nas escolas de educação básica e na formação de professores do Curso de Licenciatura em Geografia da UFPel. A investigação contará com a participação de graduandos da Licenciatura em Geografia, mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPel e mestrandos do Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional (PROFGEO/UFSM). Como instrumentos de pesquisa, serão utilizados questionários e entrevistas. A análise dos dados será realizada por meio da categorização de padrões e da interpretação de dados quantitativos.

Indicadores, Metas e Resultados

Como indicadores, metas e resultados esperados, indicamos:

Pesquisas Acadêmicas: trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses vinculadas a este projeto.
Produtos educacionais: jogos e estratégias gamificadas.
Produção bibliográfica: resumos, artigos e capítulos de livros.
Disseminação: participação em eventos, palestras, cursos e oficinas.
Impactos sociais: promoção da aprendizagem geográfica em diferentes níveis de ensino, por meio da inserção de jogos e gamificação que podem tornar o ensino de Geografia mais envolvente e significativo. Desenvolver o trabalho em equipe, o senso crítico, fomentar a criatividade e a inovação em cenários educacionais.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
Bruna Brentano
Cristiane Feltraco Navarro
Denise da Rocha Luz
GABRIELA DAMBROS3
GUILHERME DA SILVA CRIZEL
July Weber Garcia
NATHANIEL LUÍS DE SOUZA FARIAS
ROGERIO DOMINGUES CANILHA
THALES ROBERTO BARBOSA RODRIGUES

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