Nome do Projeto
Grupos de estudos sobre jogos e gamificação no ensino de Geografia
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
25/03/2025 - 03/01/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
As tecnologias digitais têm um impacto significativo na sociedade contemporânea, tornando essencial sua inserção no processo de ensino e aprendizagem. Os games estão cada vez mais presentes no cotidiano das juventudes, o que reforça a necessidade de refletir sobre seu potencial, tanto como jogos em si quanto por meio da gamificação no ensino de Geografia. Este projeto busca criar, no contexto da formação de professores, um espaço de diálogo sobre as possibilidades dos jogos na educação básica, contribuindo para a construção de práticas pedagógicas inovadoras.

Objetivo Geral

Esse projeto tem como objetivo propiciar um espaço de reflexão, discussão e aprendizagem acerca do ensino de Geografia, recursos didáticos, jogos, uso de tecnologias e processos de gamificação na educação.

Justificativa

O ensino de Geografia enfrenta desafios para engajar estudantes, especialmente em um mundo cada vez mais conectado, onde os jogos ocupam grande parte do cotidiano juvenil. Este projeto justifica-se pela necessidade de renovar as práticas pedagógicas, incorporando gamificação e jogos educativos como recursos para tornar o aprendizado mais dinâmico e significativo. A gamificação e os jogos digitais permitem explorar conceitos geográficos de forma interativa, simulando processos espaciais e problematizando questões de maneira criativa. Além disso, sua integração na formação de professores é crucial para preparar educadores capazes de dialogar com as linguagens contemporâneas. Ao reunir licenciandos e pós-graduandos em Geografia, o projeto promove um espaço de reflexão e experimentação, contribuindo para a construção de metodologias diferenciadas. Dessa forma, busca-se uma educação geográfica mais conectada com as demandas do tempo presente.

Metodologia

A fim de alcançar os objetivos propostos, será constituído um grupo formado por alunos e alunas do curso de licenciatura em Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia para organização e definição das temáticas e leituras que serão realizadas. Na sequência, serão agendadas reuniões quinzenais com o grupo do projeto visando discutir os textos constituindo um espaço de diálogo e reflexão sobre os temas abordados.

Indicadores, Metas e Resultados

Como indicadores e metas destaca-se:
a)Identificar e conhecer jogos e metodologias que podem ser utilizadas no ensino de Geografia.
b)Refletir sobre as possibilidades da utilização de jogos no ensino de Geografia, considerando as diversidades e realidades das escolas;
c)Contribuir para a formação de professores de Geografia criativos.
No que se refere aos resultados esperados, a participação no projeto pode colaborar com alunos na sua formação enquanto professores e em relação à elaboração de textos, artigos acadêmicos, trabalhos de pesquisa, trabalhos de conclusão de curso e pesquisas no nível da pós-graduação.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
Eduardo Lorini Carneiro
GABRIELA DAMBROS2
GUILHERME DA SILVA CRIZEL
JANICE CRUZ DE AZEVEDO
July Weber Garcia
NATHANIEL LUÍS DE SOUZA FARIAS
Nelson Luís Eufrasio Junior
PEDRO ÁTILA MOREIRA SIMÕES
ROGERIO DOMINGUES CANILHA
THALES ROBERTO BARBOSA RODRIGUES

Página gerada em 15/04/2025 01:42:18 (consulta levou 0.102236s)