Nome do Projeto
Geografia em Jogos: Conectando Mundos Físicos e Virtuais
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
26/03/2025 - 03/01/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
A inserção de recursos didáticos no ensino de Geografia tem ganhado destaque nos debates acadêmicos contemporâneos. Entre estes recursos, os jogos — sejam analógicos ou digitais — representam um potencial ainda pouco explorado, tanto nas práticas pedagógicas quanto na formação docente. Este projeto se direciona a professores da educação básica; graduandos e pós-graduandos em Geografia e público geral interessado na interface entre jogos e educação. As ações incluem: divulgação de materiais didáticos produzidos pelo grupo de pesquisa Geografia em Jogos nas redes sociais; realização de eventos (oficinas, palestras) e intervenções comunitárias baseadas em demandas locais.

Objetivo Geral

Capilarizar a atuação do grupo de pesquisa nas redes sociais e na comunidade, democratizando o acesso ao conhecimento científico, no que tange especificamente ao ensino da Geografia, jogos e gamificação.

Justificativa

O ensino de Geografia está diante de um cenário único na educação: a linguagem dos jogos, tão familiar às novas gerações, oferece caminhos ainda pouco explorados para a aprendizagem geográfica. Mais do que entretenimento, os games carregam potenciais educativos que podem ser transpostos para o contexto escolar. É nessa fronteira entre jogos, gamificação e o pedagógico que o grupo de pesquisa Geografia em Jogos atua. Por meio de plataformas digitais como Instagram e Website, o grupo rompe os muros da universidade, levando para professores da educação básica e o público geral: análises sobre como jogos podem ser inseridos no ensino de geografia; discussões sobre metodologias lúdicas de aprendizagem e dicas de leituras. No que se refere a inserção na comunidade, as intervenções ocorrem a partir de demandas das escolas e/ou redes de ensino. Esta ponte entre teoria e prática representa uma resposta às demandas de uma sociedade cada vez mais conectada.

Metodologia

As ações previstas incluem:
• Divulgação digital: produção de conteúdo (posts, reels, infográficos) para Instagram e Website, com linguagem acessível.
• Intervenções na comunidade: realização de workshops presenciais e online para professores da educação básica, com foco na elaboração de recursos didáticos analógicos e digitais e estratégias gamificadas.
• Mapeamento de demandas reais das escolas através de formulários digitais e entrevistas.
• Desenvolvimento de um repositório online de jogos geográficos (analógicos e digitais) e de produções bibliográficas do grupo.
• Análise de métricas de engajamento (redes sociais) e feedbacks dos participantes para ajustes contínuos.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se como resultados a difusão ampla das produções do grupo Geografia em Jogos (jogos, artigos, metodologias) em plataformas acessíveis, garantindo que educadores e interessados possam utilizá-las gratuitamente. O projeto visa tornar as pesquisas do Geografia em Jogos recursos reais para os educadores. Ao disponibilizar jogos, textos e cases de aplicação, busca-se não apenas informar, mas inspirar novas práticas pedagógicas em Geografia e estar em conexão com a comunidade e as demandas do tempo presente.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
GABRIELA DAMBROS2
GUILHERME DA SILVA CRIZEL
NATHANIEL LUÍS DE SOUZA FARIAS
THALES ROBERTO BARBOSA RODRIGUES

Página gerada em 15/04/2025 01:10:41 (consulta levou 0.119330s)